GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Atriz Angelina Jolie remove seios para prevenir câncer de mama


A atriz Angelina Jolie contou ao "The New York Times" que realizou uma mastectomia dupla – procedimento que remove os dois seios – para evitar um câncer de mama. Jolie revelou para a publicação que tomou a decisão após ser informada por seus médicos de que ela teria 87% de chances de desenvolver câncer de mama por ter, assim como sua mãe, Marcheline, uma falha no geneBRCA1“Quando soube que essa era minha realidade, decidi ser pró-ativa e minimizar o risco o quanto podia. Tomei a decisão de ter uma dupla mastectomia preventiva. Comecei com os seios, já que meu risco de câncer de mama é mais alto que meu risco de câncer no ovário, e a cirurgia é mais complexa”, afirmou a atriz.
(Reprodução)

A mãe de Jolie morreu de câncer de mama aos 56 anos. “Minha mãe lutou contra o câncer por quase uma década e morreu aos 56 anos. Ela viveu o suficiente para conhecer seus primeiros netos e segurá-los nos braços. Mas minhas outras crianças nunca terão a chance de conhecê-la e sentir quão amável e graciosa ela era. Eu sempre falava da ‘mãe da mamãe’ e me pegava tentando explicar a eles a doença que a levou de nós. Eles então me questionavam se o mesmo poderia acontecer comigo e lhes dizia para não se preocuparem, mas a verdade é que eu me preocupava com isso”, explicou a estrela ao New York Times.


A atriz começou o tratamento que envolve a mastectomia no dia 2 de fevereiro e o concluiu em 27 de abril.“Durante esse tempo, consegui manter minha privacidade e levar adiante o meu trabalho”, disse. “Minhas chances de desenvolver câncer de mama caíram de 87% para 5%. Posso dizer a meus filhos que eles não precisam ter medo de me perder para o câncer”, completou Angelina.

Jolie agradeceu o apoio do marido, o ator Brad Pitt. “Tenho sorte de ter um parceiro como Brad Pitt, que me ama tanto. Qualquer um que tenha uma mulher ou namorada passando por essa experiência precisa saber que é uma parte importante dessa transição”.

Nenhum comentário: