O projeto do Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios apresenta um mapa de obras da Dersa, com previsão de construção de sete túneis e mais de 10 viadutos entre a descida de serra e o Porto de São Sebastião. Além disso, o traçado previsto pelos engenheiros do Governo do Estado causará impactos imediatos em pelo menos três bairros de São Sebastião (Morro do Abrigo, Olaria e Topolândia, sendo este último o mais populoso do município).
A reportagem teve acesso ao mapa por meio do secretário municipal de Meio Ambiente Eduardo Hipólito. Para ele, o projeto apresentado pela Dersa causará enormes impactos na cidade, tanto ambientais, quanto sociais. “Se o trajeto for confirmado, o contorno gerará enorme pressão sobre a população local. São diversas intervenções, como viadutos e pistas de superfície que passarão próximos aos bairros onde a ocupação desordenada já é um problema. E se o acesso é um dos principais indutores de ocupação humana, podemos prever que a situação só piore nestes locais”, destacou o secretário. Pelo Mapa, o contorno sairá da Tamoios em pista normal até o bairro da Enseada, em São Sebastião. Neste ponto, o projeto prevê a construção do primeiro túnel da obra que desembocará já no bairro São Francisco. É justamente na Costa Norte da cidade que o traçado passa beirando diversos bairros. A pista deverá cruzar o final do Morro do Abrigo, beirar a comunidade do Portal do Olaria e passar bem próximo da Reserva do Moulin, onde está prevista a construção de um viaduto. “Se eles decidirem levar adiante este traçado podemos dizer que o ex e o atual prefeito de São Sebastião morarão debaixo da ponte”, brinca o secretário Eduardo Hipólito, alertando para uma questão ainda mais polêmica. “Pelo que está apresentado no mapa, a ligação do Porto com a Tamoios contornará todo o bairro da Topolândia. E onde estão previstas construção de pista de superfície, certamente, virão questões como desapropriações”, completa o Hipólito, admitindo que o mapa apresentado pela Dersa não é positivo na visão ambiental.
Por isso, a prefeitura, por meio da Semam, já protocolou um pedido de reunião com os engenheiros do governo paulista. “Nós queremos compartilhar com eles essas questões. Além disso, a Petrobras já tem licenciada a construção de um túnel em paralelo a este traçado elaborado pela Dersa. O ideal é que houvesse uma parceria entre a União e o Estado fazendo com que o contorno viário acompanhe o mesmo trajeto de túnel sugerido pela Petrobras”, explica o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião. O Estado ainda não respondeu à solicitação de reunião da prefeitura de São Sebastião, mas Eduardo Hipólito espera que ela ocorra nos próximos dias.
Alckmin promete duplicar trecho de planalto até 2013
O Governo do Estado decidiu prolongar a duplicação da Rodovia dos Tamoios (SP-099) do Km 11,5 até o Km 64,4, cobrindo todo o trecho de planalto, numa extensão de 53 quilômetros. Segundo o governador, há quatro aprovações ambientais a serem feitas: o planalto, o trecho da serra, os contornos (de São Sebastião e de Caraguatatuba) e o porto de São Sebastião – todos necessitam de Eia/Rima (estudo de impacto ambiental). “A ampliação do porto, a duplicação da Tamoios e os contornos caminham juntos. Como nós teremos de fazer o Eia/Rima para o trecho do planalto, nós resolvemos não parar em Paraibuna, mas duplicá-la até o alto da serra”, explicou o governador. Uma licitação será aberta para o trecho dos 53 km do trecho do planalto. “A construção será feita em dois lotes para se ganhar tempo”, informou o governador.
O início das obras está previsto para março de 2012 e a conclusão deverá ocorrer em 20 meses, ou seja, novembro de 2013. O início e o fim das obras coincidem com o final da temporada de veraneio e férias, reduzindo os transtornos aos usuários da rodovia que viajam ao Litoral Norte. A obra de duplicação dos 53 quilômetros do trecho de planalto está estimada
em R$ 780 milhões. Ela será realizada mediante parceria entre a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) e o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), que assinaram convênio no Palácio dos Bandeirantes.
A reportagem teve acesso ao mapa por meio do secretário municipal de Meio Ambiente Eduardo Hipólito. Para ele, o projeto apresentado pela Dersa causará enormes impactos na cidade, tanto ambientais, quanto sociais. “Se o trajeto for confirmado, o contorno gerará enorme pressão sobre a população local. São diversas intervenções, como viadutos e pistas de superfície que passarão próximos aos bairros onde a ocupação desordenada já é um problema. E se o acesso é um dos principais indutores de ocupação humana, podemos prever que a situação só piore nestes locais”, destacou o secretário. Pelo Mapa, o contorno sairá da Tamoios em pista normal até o bairro da Enseada, em São Sebastião. Neste ponto, o projeto prevê a construção do primeiro túnel da obra que desembocará já no bairro São Francisco. É justamente na Costa Norte da cidade que o traçado passa beirando diversos bairros. A pista deverá cruzar o final do Morro do Abrigo, beirar a comunidade do Portal do Olaria e passar bem próximo da Reserva do Moulin, onde está prevista a construção de um viaduto. “Se eles decidirem levar adiante este traçado podemos dizer que o ex e o atual prefeito de São Sebastião morarão debaixo da ponte”, brinca o secretário Eduardo Hipólito, alertando para uma questão ainda mais polêmica. “Pelo que está apresentado no mapa, a ligação do Porto com a Tamoios contornará todo o bairro da Topolândia. E onde estão previstas construção de pista de superfície, certamente, virão questões como desapropriações”, completa o Hipólito, admitindo que o mapa apresentado pela Dersa não é positivo na visão ambiental.
Por isso, a prefeitura, por meio da Semam, já protocolou um pedido de reunião com os engenheiros do governo paulista. “Nós queremos compartilhar com eles essas questões. Além disso, a Petrobras já tem licenciada a construção de um túnel em paralelo a este traçado elaborado pela Dersa. O ideal é que houvesse uma parceria entre a União e o Estado fazendo com que o contorno viário acompanhe o mesmo trajeto de túnel sugerido pela Petrobras”, explica o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião. O Estado ainda não respondeu à solicitação de reunião da prefeitura de São Sebastião, mas Eduardo Hipólito espera que ela ocorra nos próximos dias.
Alckmin promete duplicar trecho de planalto até 2013
O Governo do Estado decidiu prolongar a duplicação da Rodovia dos Tamoios (SP-099) do Km 11,5 até o Km 64,4, cobrindo todo o trecho de planalto, numa extensão de 53 quilômetros. Segundo o governador, há quatro aprovações ambientais a serem feitas: o planalto, o trecho da serra, os contornos (de São Sebastião e de Caraguatatuba) e o porto de São Sebastião – todos necessitam de Eia/Rima (estudo de impacto ambiental). “A ampliação do porto, a duplicação da Tamoios e os contornos caminham juntos. Como nós teremos de fazer o Eia/Rima para o trecho do planalto, nós resolvemos não parar em Paraibuna, mas duplicá-la até o alto da serra”, explicou o governador. Uma licitação será aberta para o trecho dos 53 km do trecho do planalto. “A construção será feita em dois lotes para se ganhar tempo”, informou o governador.
O início das obras está previsto para março de 2012 e a conclusão deverá ocorrer em 20 meses, ou seja, novembro de 2013. O início e o fim das obras coincidem com o final da temporada de veraneio e férias, reduzindo os transtornos aos usuários da rodovia que viajam ao Litoral Norte. A obra de duplicação dos 53 quilômetros do trecho de planalto está estimada
em R$ 780 milhões. Ela será realizada mediante parceria entre a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) e o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), que assinaram convênio no Palácio dos Bandeirantes.
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