GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Após morte de idoso, moradores pedem fiscalização da prefeitura nas ciclovias do município

O aposentado Sebastião Gonçalves, 74 anos, morreu na última sexta-feira, dia 1º, vítima de atropelamento. O idoso transitava de bicicleta pela avenida Thomaz Galhardo, no sentido centro-bairro, quando foi atingido por um caminhão que vinha na direção contrária, pela avenida Rio Grande do Sul.
O fato reacendeu uma grande discussão que envolve há tempos o policiamento na cidade. A população solicita mais guardas municipais fiscalizando as ruas principalmente as ciclofaixas. Um dos maiores problemas encontrados na cidade, é que os ciclistas não respeitam a direção correta da via e acabam andando sempre na contramão causando e sofrendo graves acidentes, como no caso recente do idoso. Associados convocaram a Associação Comercial e Industrial de Ubatuba (Aciu) à protocolar um requerimento ou solicitar junto à prefeitura e à Guarda Municipal, que colocassem guardas fiscalizando o trânsito nas vias de acesso rápido dentro da cidade, tais como as ruas Thomaz Galhardo e Conceição. “É importante a presença da Guarda Municipal principalmente para fiscalizar os ciclistas que transitam no meio das ruas e muitas vezes na contramão. Na última sexta-feira houve um acidente fatal e mais dois acidentes graves em função de ciclistas trafegando na contramão”, disse um dos associados.
O comandante da Guarda Municipal de Ubatuba, Andrade Henrique dos Santos, explicou que assim que foram implantadas as ciclofaixas na cidade, a guarda fez um trabalho de três meses de conscientização. Em seguida passou a trabalhar na apreensão das bicicletas. Para o comandante, os casos de acidente e ocorrências nas ciclofaixas “zeraram”, pois segundo ele, ninguém mais andava na contramão. Agora Andrade afirma que manterá a guarda nos principais pontos da cidade e que desde o dia 1º de julho a GM está autorizada a apreender as bicicletas que estiverem desrespeitando a sinalização.

Conscientização

Quem usa as ciclofaixas de Ubatuba, ou seja, a maioria da população, precisa ter bom senso e respeitar as regras de trânsito. Pouca gente se dá conta - apesar das placas e sinalizações - de que há regras para utilizar as ciclovias. Em primeiro lugar, as ciclovias são destinadas apenas para ciclistas. Estes devem respeitar o sentido e nunca andar na contramão.

“Sem contar quando casais andam de mãos dadas ou turmas de amigos que andam em bandos um do lado do outro. É normal também ver pessoas se exercitando ou empurrando carrinho de bebê na ciclovia. Tem motorista que estaciona no meio da via para bicicletas e outros param no local correto, mas não olham ao abrir a porta de seu carro e “puft”, lá vai mais um ciclista para o chão”, ressalta o boletim informativo da Associação Comercial de Ubatuba, reforçando o apelo à população.
“Vamos fazer o seguinte? Quem for caminhar ou fazer corrida, deve usar a calçada. Quem estiver andando de bicicleta, por favor, não ande em grupo, um ao lado do outro, fazendo aquele paredão que bloqueia totalmente a pista. Ciclista não ande na contramão. Motorista, ao estacionar, por favor, olhe ao abrir a porta!”, completa o comunicado da Aciu.

Nenhum comentário: