GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 6 de julho de 2013

Crítica: Casal coadjuvante rouba cena e salva Malhação do fracasso

Crítica: Casal coadjuvante rouba cena e salva Malhação do fracasso - 1 (© Divulgação TV Globo)

 'Malhação' estrou na tTV há 18 anos com história de um grupo de jovens que batiam ponto em uma academia de ginástica. A primeira crise em audiência aportou por ali em 1998.
Depois de algumas reformulações frustradas, a Globo acertou o passo no horário ao ambientar a novelinha em escola, dar tratamento de novela à produção com sequências externas e acabamento.
Quase sempre estrelada por atores iniciantes, muitos sumiram e ninguém nunca mais ouviu falar. No entanto, dezenas trilharam caminho de sucesso no canal após deixar o projeto. Pelo seu potencial em revelar novos talentos, a alta cúpula do canal não abre mão da série.
Só que de 2010 para cá, as coisas voltaram a sair do eixo. Justamente após uma temporada que revelou a maior safra de novos rostos do canal como Caio Castro, Nathalia Dill, Mariana Rios, Jonatas Faro, Humberto Carrão...
A atração que em seus áureos tempos chegou a marcar 40 pontos - audiência que, atualmente, nem a novela das 21h alcança - chegou a registrar míseros dez pontos no meio da atual fase.
Há tempos, o público reclama que o seriado está sempre rodando no mesmo lugar. Sai ano, entre ano e lá estão os mesmos personagens com os mesmos dilemas que passam longe da realidade dos jovens de hoje.
Talvez por isso, Fatinha (Juliana Paiva) e Bruno (Rodrigo Simas) tenham roubado a cena e ofuscado os apáticos protagonistas e seus tipos repetidos no decorrer desta temporada.
A periguete foi a única personagem que não teve seu perfil alterado ao longo dos últimos meses. Nem mesmo quando a direção obrigou as autoras a mudar praticamente todo o roteiro no começo do ano. Nem mesmo quando o projeto passo algumas semanas na viajante história de gravar um filme dentro da novelinha sobre seres da mitologia.
A história da menina que bota banca de 'moderninha' para impressionar a turma, mas no fundo é mais careta que todo mundo causou identificação. Esse sentimento aumentou quando Fatinha se apaixonou pelo bonitão, que apesar de bom moço, era um poço de machismo. Tipo de situação que ocorre em qualquer escola ou em qualquer rua; tipo de pessoas que existem em qualquer círculo social.
A trama bastante próxima da realidade de milhões de jovens brasileiros gerou uma torcida enorme pelo casal que passou a ser chamado de 'Brutinha' nas redes sociais. Demorou para a direção perceber a força dos personagens junto aos telespectadores, mas logo eles se tornraram os verdadeiros protagonistas do projeto.
Parte desse sucesso se deve a química e o talento dos atores. Juliana Paiva já havia mostrado seu potencial no remake de 'Ti Ti Ti' e não desperdiçou uma única cena em sua nova empreitada na TV. Nem mesmo quando Fatinha era apenas mais uma aluna do Quadrante.
Por sua vez, Rodrigo Simas já havia exibido o carisma reservado as grandes estrelas na 'Dança dos Famosos'. Essa junção explosiva tornou o folhetim bem mais interessante.
A 20ª temporada poderia ter sido muito mais interessante se o desenrolar da história girasse em torno de Bruno e Fatinha. Pelo menos, deu tempo de salvar a novelinha do fracasso. 'Mas, como disse Clarisse Lispector: 'Antes tarde do que nunca'', diria a espevitada loira.  Que venha a nova temporada!

Nenhum comentário: