GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Professor ganha prêmio por criação de disciplina sobre sustentabilidade

Luis André Werneck Fumagalli, professor, recebe prêmio por criação de disciplina sobre sustentabilidade. Matéria vencedora será ofertada a alunos de todos os cursos da graduação, pós e mestrado da FAE.

Luis André Werneck Fumagalli, docente do curso de Administração da FAE Centro Universitário, de Curitiba (PR), foi premiado pela elaboração de uma disciplina que aborda conceitos de sustentabilidade aplicados em várias áreas de atuação. 

Fumagalli recebeu o prêmio das mãos do pró-reitor acadêmico da FAE, André Gontijo Resende (foto: Cristiane Chaurais)
Fumagalli recebeu o prêmio das mãos do pró-reitor acadêmico da FAE, André Gontijo Resende 

Entre dezenas de trabalhos que concorreram ao I Prêmio FAE Desafios do Milênio, a matéria foi selecionada por uma banca composta pelas diretorias Acadêmica, de Legislação e Normas Educacionais, pró-reitoria, diretorias dos campi Centro, Cristo Rei e São José dos Pinhais e coordenação de pedagogia.
Segundo Fumagalli, no Brasil, o ensino sobre sustentabilidade é recente e quase limitado a cursos de pós-graduação. “É preciso difundi-la em todos os níveis, especialmente na graduação, mas quanto mais cedo melhor, a exemplo do que já feito com o empreendedorismo”, afirma o professor. A disciplina vencedora possui 36 horas/aula e é optativa. Será ofertada, a partir de 2012, a alunos da graduação, pós e mestrado de qualquer um dos cursos oferecidos pela FAE.
A matéria intitulada “Processos Estratégicos de Desenvolvimento Sustentável” engloba uma gama ampla de assuntos. A ementa inclui, entre outros temas, a relação entre sustentabilidade e comunidade, biosfera, indústria, comércio e design ecológico. O intuito da disciplina é analisar de que forma os interesses de todos esses componentes podem se equilibrar, para garantir oportunidades de emprego, inclusão social e conservação do meio ambiente.
Para Fumagalli, é necessário que o profissional do futuro compreenda que a realidade de hoje é muito diferente do modelo empresarial baseado na grande escala e no consumo descartável. “Sem atender aos critérios amplos de sustentabilidade, não há como conceber uma empresa de sucesso”, afirma. O professor diz que profissionais com esse tipo de conhecimento já são os mais cobiçados do mercado, mas que logo isso se tornará pré-requisito.
A premiação de disciplinas não é a primeira ação da FAE voltada à sustentabilidade. Segundo Fumagalli, há também o Núcleo de Sustentabilidade, coordenado pelo professor Marcus Guaragni, a Feira de Gestão, que há 11 anos promove debates sobre o tema, e um seminário internacional sobre o assunto, promovido pelo Mestrado, que ocorre todos os anos, no mês de novembro. “Além disso, muitos professores abordam critérios de sustentabilidade, governança corporativa e responsabilidade social em suas disciplinas”, destaca o professor.

Nenhum comentário: