O Grupo Pão de Açúcar espera um forte fim de ano para a unidade de móveis e eletrodomésticos Via Varejo e para a área de atacarejo Assaí, afirmaram executivos da companhia nesta sexta-feira.
Houve no terceiro trimestre uma demanda bastante importante e com essa demanda continuamos ganhando participação de mercado. Não vemos razão nenhuma para uma mudança nesta tendência até o final do ano - disse Francisco Valim, presidente da companhia, em sua primeira teleconferência com analistas desde que assumiu o cargo. Valim foi escolhido para o posto no final de agosto, depois de passagem pela presidência da operadora de telefonia Oi.
O grupo Pão de Açúcar encerrou o terceiro trimestre com alta de quase 70% no lucro líquido do período, impulsionado pelo desempenho do Assaí e forte crescimento de vendas e melhoria da operação da Via Varejo.
A unidade deve fazer um pedido de oferta pública primária e secundária de units nas próximas semanas, dentro do segmento Nível 2 da BM&FBovespa, depois que o conselho de administração do grupo de varejo aprovou a emissão nesta semana.
O presidente do grupo, Enéas Pestana, afirmou que apesar do cenário de baixo crescimento da economia, o terceiro trimestre foi marcado por boa performance da empresa e que se mantém otimista sobre os próximos meses.
É um otimismo sustentado por estratégia e não por sonho - disse o executivo.
Às 15h35, as ações do Pão de Açúcar exibiam alta de 0,17%, a R$ 107,80, enquanto o Ibovespa mostrava queda de 0,49%. As ações da Via Varejo, enquanto isso, subiam 3,26%, a R$ 28,50, mas com um volume ínfimo de negócios.
No terceiro trimestre, a companhia cortou custos logísticos e despesas operacionais em 2,1 pontos percentuais sobre um ano antes, enquanto a margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) subiu 2,3%.
Segundo Pestana, a estratégia deverá ser mantida nos próximos trimestres, "pois veio para ficar" em um mercado que, apesar de robusto, é marcado por um consumidor "mais seletivo". Os ganhos obtidos permitem ainda continuação de investimento da companhia e Pestana afirmou que a empresa "está preparada para continuar o plano de investimento agressivo".
Tudo que buscarmos em redução de despesa deverá ser revertido em melhor competitividade de preço e condições de atendimento de nossas lojas - disse Pestana.
A expansão das vendas da empresa, em um cenário marcado por persistente inflação elevada, vem ocorrendo apesar do recuo de outras redes. A norte-americana, maior varejista do mundo, afirmou nesta semana que planeja fechar 20 a 25 lojas no Brasil até o final do ano.
No terceiro trimestre, o grupo Pão de Açúcar investiu R$ 450 milhões, atingindo R$ 1,3 bilhão nos nove primeiros meses de 2013. A empresa abriu 132 novas lojas em 12 meses. Pestana não deu detalhes sobre investimentos estimados para 2014.