Uma brasileira recorreu às redes sociais para relatar sua experiência nada agradável com o Airbnb, serviço online de aluguel temporário de imóveis. Natalia Vasconcelos Oliveira teria recorrido à plataforma para encontrar um apartamento para hospedá-la durante sua participação na Maratona de Berlim, na Alemanha. Mas a decisão, segundo ela, acabou rendendo um prejuízo somado em mais de 12 mil euros (cerca de R$ 48 mil).
Ela, então, questionou o Airbnb sobre seguro, mas não obteve resposta. A empresa afirmou que só tem seguro para o anfitrião que oferece o apartamento e que prejuízos causados aos inquilinos são avaliados caso a caso.
"Entraram no apartamento e levaram todos os itens de valor. Um prejuízo somado em mais de 12 mil euros. Deixaram algum dinheiro e todos os documentos. Acredito eu para que não fosse preciso contatar as autoridades e o roubo tomasse dimensões maiores", descreveu a jovem no post publicado no Facebook, que, em menos de 24 horas, alcançava 10 mil curtidas e quase 11 mil compartilhamentos.
De acordo com Natália, o apartamento não tinha sinal de arrombamento e o autor do crime teria selecionado apenas os itens de valor, tais como bolsas, roupas, óculos e pashminas (lenços). "Ao contatar o 'agente' indicado pela Airbnb, este nos informou que esteve no apartamento a tarde, para checar o Wi-Fi - horas antes do roubo", aponta a brasileira, que acrescentou não tinha avisado que o aparelho não estava funcionando. "Sua única resposta, sem nenhuma preocupação, foi: entre em contato com a Airbnb e peça o seguro."
Natália disse ter registrado um boletim de ocorrência na polícia local e contatado o site. "Para nossa surpresa, a Airbnb demorou 2 semanas para dizer que 'sente muito', mas que não há nada que eles possam fazer", enfatizou com indignação. O arrombamento ocorreu no dia 26 de setembro de 2015. A brasileira viajava ao país junto com outros três amigos.
O Airbnb informou oferecer um programa de Garantia ao Anfitrião, que cobre até US$ 1 milhão (cerca de R$ 3,7 milhão) em danos causados pelos hóspedes à propriedade. Não há, no entanto, nenhum suporte pré-estabelecido aos hóspedes que possam vir a ter prejuízos com a acomodação. Esses casos, segundo a assessoria de imprensa da empresa no Brasil, são mais raros e analisados isoladamente. Sobre a experiência de Natália o site ainda não se posicionou.
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