GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Forças leais a Khadafi atacam posições do CNT


Forças leais a Khadafi atacam posições do CNT
"Combatentes anti-Khadafi em base próxima a Bani Walid, nesta quinta-feira (Ap)"
Forças leais a Muamar Khadafi atacaram nesta quinta-feira com foguetes e artilharia posições do Conselho Nacional de Transição (CNT) na cidade líbia de Bani Walid, uma das últimas controladas pelo regime.
Um correspondente da BBC nas proximidades do local disse que pelo menos 10 explosões atingiram a linha de frente. Forças do CNT cercaram a cidade e esperam ordens para iniciar uma invasão.
O porta-voz do Conselho Nacional de Transição Abdullah Kinshil disse que os estoques de comida, remédios e gás de cozinha de Bani Walid estão se esgotando.
Kinshil afirmou também que ainda há tempo para forças leais a Khadafi se renderem. O CNT diz que as tentativas de negociação continuarão até o sábado, quando vence um ultimato dado aos partidários de Khadafi.
A lista de cidades líbias ainda controladas por forças leais a Khadafi inclui Bani Walid, Jufra, Sabha e Sirte, cidade natal do coronel Khadafi.
Ouro
Também nesta quinta-feira, o novo presidente do Banco Central líbio disse que Khadafi vendeu cerca de 20% das reservas em ouro do país desde que o levante contra seu regime ganhou força.
Qassim Azzuz disse que em abril foram vendidas 29 toneladas de ouro por US$ 1,4 bilhões (R$ 2,3 bilhões) quando sua administração começou a ficar sem fluxo de caixa.
Calcula-se que a Líbia tenha 145 toneladas de ouro em suas reservas.
Membros do CNT dizem acreditar que o comboio com cerca de 50 veículos líbios fortemente armados visto no Níger na última terça-feira carregava dinheiro e ouro do regime, além de combatentes de etnia tuaregue recrutados por Khadafi.
Um porta-voz do CNT disse que, se a suspeita for confirmada, pedirá ao Níger a devolução do dinheiro.
Poster de Khadafi danificado em Trípoli
"Poster de Khadafi danificado em Trípoli"
No entanto, Khadafi negou que tenha fugido para o Níger e classificou os rumores de que ele teria cruzado a fronteira entre os dois países como mentiras e 'guerra psicológica'.
Os comentários, em uma entrevista telefônica a um canal de TV sírio, teriam sido feitos de uma localidade não determinada dentro do território líbio.
Khadafi também afirmou que seus aliados derrotarão as forças da Otan e do CNT.
'Os jovens estão agora prontos para aumentar a resistência contra os 'ratos' em Trípoli e acabar com os mercenários', afirmou.
Refúgio
Anteriormente, as autoridades do Níger haviam afirmado que estavam analisando como lidar com Khadafi se ele tentasse entrar no país em busca de refúgio.
O ministro das Relações Exteriores do Níger, Mohamed Bazoum, afirmou à BBC que seu governo decidiria posteriormente se aceitaria abrigar Khadafi ou se o entregaria ao Tribunal Penal Internacional (TPI).

Forças anti-Khadafi
"Forças anti-Khadafi"
Segundo o ministro, 'cerca de 20' integrantes do regime de Khadafi conseguiram se refugiar na capital nigerina, Niamei. Eles estariam 'sob controle' do governo local e sendo tratados de acordo com leis internacionais de refúgio, tendo liberdade de ir embora se quiserem.
O Níger reconhece o TPI, que pede a prisão de Khadafi, de seu filho Saif al-Islam e de seu ex-chefe de inteligência Abdullah Sanussi.
O país também reconheceu na semana passada o CNT como novo governo de fato da Líbia. Mas segundo Mark Doyle, correspondente da BBC em Niamei, o governo do país está reticente em abandonar completamente Khadafi, com quem manteve uma longa relação de amizade.

Nenhum comentário: