GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ações de combate à dengue são intensificadas

Com a proximidade da chegada da primavera, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando as ações de combate ao mosquito da dengue e alerta à população para que redobre a prevenção, retirando do meio ambiente todo e qualquer recipiente que possa acumular água parada e limpa. Embora seja esse o momento de intensificação, diversas ações têm sido desenvolvidas durante todo o ano pelos agentes do Controle de Endemias da prefeitura.

Prevenção

De maio a julho há uma rotina com armadilhas, visitas aos pontos estratégicos, como sucateiros e imóveis especiais como Santa Casa e supermercados. Nos bairros do Perequê-Açu, Itaguá, Centro e Ipiranguinha, bairros mais populosos e que apresentam maior infestação do vetor, dois agentes, por bairro, visitam os imóveis levando apenas orientações de prevenção aos moradores, casa a casa. “Ainda nesses meses, como é um período de frio, aproveitamos para dar férias aos agentes. Sendo assim, de agosto em diante a sequência dos trabalhos não é interrompida nas equipes”, explica o coordenador do Programa de Combate à Dengue de Ubatuba, Antenor Benetti.
A partir de setembro são vistoriadas todas as unidades escolares e de saúde, além dos pátios da prefeitura, depósitos de sucata, de materiais de construção e bairros de menos infestação. “Nossa meta é diminuir a infestação do mosquito e ter índice abaixo de 1% em novembro”, afirma Benetti.

Outras ações

Somente no primeiro semestre deste ano os agentes do controle de endemias visitaram 31.893 imóveis. Em 9.920 imóveis foi realizado o controle mecânico, ou seja, houve remoção ou alteração de objetos ou utensílios que serviam de criadouro. O tratamento químico focal foi realizado em 1.301 imóveis (tratamento de criadouros no local, por não poderem ser removidos). 11.652 imóveis foram vistoriados em mutirões/arrastões.
O bloqueio e controle de criadouros foi realizado em 35.317 imóveis. Em 3.685 imóveis houve o bloqueio nebulização, que ocorre em imóveis numa área infestada, com caso confirmado de dengue e com número inferior a 15% de casas fechadas num raio de 09 quarteirões do paciente de dengue.

Vistorias

Dentro das ações de intensificação de combate ao mosquito da dengue, na próxima sexta-feira, 23 agentes do Controle de Endemias percorrerão as ruas do bairro do Itaguá priorizando vistorias em caixas d’águas, calhas e pneus.

Nenhum comentário: