GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 7 de agosto de 2011

Uso de celular no trânsito é uma das principais infrações no município

Em 2010 foram 2.228 ocorrências contra 733 no ano anterior, o que representa 204% de acréscimo; motoristas justificam que usam para falar rapidinho antes de parar

Mara Cirino

Estatística da Divisão de Tráfego (Ditraf), ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Segur) de São Sebastião, aponta que as principais ocorrências no trânsito que geram autuações são usar celular dirigindo, falta de cinto de segurança, atravessar semáforo vermelho e, enquanto estaria funcionando o radar eletrônico, trafegar acima do limite permitido.
O levantamento aponta que entre 2009 e 2010 houve um crescimento de 13% no total de infrações, sendo que falar ao telefone foi o campeão dos registros. De acordo com os dados, foram 733 notificações em 2009 contra 2.228 no ano passado, duas vezes mais quando comparado com o mesmo período. As maiores ocorrências foram registradas nos meses de maio e dezembro, 335 e 312, respectivamente, quando em 2009 foram 49 e 59 nos mesmos meses.
Quem é flagrado cometendo essa infração, sempre tem uma justificativa. A.D.C, 49 anos, que prefere não ser identificado, relatou que apenas avisado à pessoa que estava no outro lado da linha que ligaria assim que possível, disse ontem quando flagrado falando próximo à Igreja Matriz, na região central da cidade.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), este tipo de infração é considerado como falta média e o motorista perde quatro pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de receber multa no valor de R$ 85,13. Na sequência, a falta do cinto de segurança desponta como uma das preferidas dos motoristas infratores. No período avaliado, foram 2.682 em 2010 contra 1.774 no ano anterior, acréscimo de 51%. Segundo a Segur, nas alegações as desculpas são infinitas, mas a campeã é que “estava indo logo ali, ou acabei de sair de casa e já estou colocando”, e por ai vai. O mês com maior incidência no período analisado foi novembro, com o registro de 365 infrações em 2010 e 403 em 2009.
Pelo CTB, essa ocorrência é considerada grave, com perda de cinco pontos na carteira e multa de 127,69.
O avanço em semáforo vermelho também não ficou fora da estatística e teve um crescimento de 93% entre os anos analisados, aumentando de 320 para 619 em um ano. Os dados na Segur não computaram os meses de janeiro, fevereiro e março de 2009. Essa infração está na categoria de gravíssima com perda de sete pontos e pagamento de multa de R$ 191, 54.
Outro dado que chama a atenção é com relação é com relação ao tráfego de veículos acima da velocidade permitida. Houve uma queda de 86% entre o período, sendo 480 notificações no ano passado e 3.418 em 2009. A principal explicação para a queda é o não funcionamento dos dispositivos eletrônicos instalados ao longo do trecho urbano nos bairros Praia Deserta, Pontal da Cruz, Arrastão e Portal da Olaria, todos na região central de São Sebastião. Conforme o levantamento, o maior volume de autuação foi em outubro de 2009 com 850 infrações no ano de 2009. Já em 2010, há registros só nos meses de janeiro, fevereiro e março. Esta infração também é considerada grave, com perda de cinco pontos na carteira e multa de 127,69.

Nenhum comentário: