GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Esgoto no mar e violência nas escolas são temas de reunião sobre segurança em Juquehy

Na última semana, o prolongamento da rede de esgoto em Juquehy foi abordado durante reunião mensal do Conseg (Conselho de Segurança) da Costa Sul de São Sebastião.
O encontro aconteceu na Emei “Branca de Neve”, no referido bairro e contou com a presença do secretário das Administrações Regionais (Seadre), Carlos Roberto Berringer Favery; do comandante da GCM (Guarda Civil Municipal), Edson Rosalvo da Silva e de agentes da Ditraf (Divisão de Tráfego) e da Defesa Civil.
A reunião também teve a participação de autoridades das Polícias Civil, Militar e Ambiental; do agente da Sabesp, José Veríssimo dos Santos; da conselheira Tutelar, Elena Komino; dos educadores responsáveis pelas escolas estaduais de Juquehy, Boiçucanga e Maresias; além de representantes das associações amigos de bairro e comunidade em geral.

Saneamento

Com relação à rede de esgoto, a questão foi levantada pelo presidente da Samju (Associação Comunitária Amigos do Juquehy), Aloysio Camargo Filho.
Segundo ele, a praia “está voltando a ficar poluída” e com cheiro de esgoto no rio que fica no canto norte em função da capacidade da rede ser insuficiente ou pelo fato das pessoas despejarem os efluentes diretamente no curso d’água, por falta de sistema de coleta na rua de suas casas. “A rede não expandiu para determinadas áreas do bairro. Qual o plano da Sabesp para Juquehy?”, indagou Camargo Filho.
De acordo com José Veríssimo, o problema pode ser de ligações factíveis. Ou seja, de moradores que não ligaram o esgoto ao sistema existente. “Isso é um trabalho de parceria. Quanto ao prolongamento, é uma questão de estudo para desenvolver um projeto e a população solicitar a melhoria”, salientou.
No próximo dia 25, ele entregará para a Samju uma planta da rede existente em Juquehy.
O secretário Carlos Roberto orientou a entidade e moradores a denunciar o fato à Semam (Secretaria de Meio Ambiente) para que os proprietários das casas onde esteja ocorrendo tal situação façam o devido tratamento. “Eles precisam ter fossa séptica”, frisou.
Várias outras questões relacionadas à Sabesp foram igualmente debatidas no encontro.

Plano 20

Durante a reunião, houve, ainda, reclamações sobre a quantidade de podas e diversos objetos jogados nas vias públicas. O representante da Seadre disse que o problema poderá ser amenizado com a realização do Plano 20, desenvolvido recentemente em Maresias, também na região Sul da cidade.
A iniciativa envolve muitos funcionários, os quais realizam uma mega operação de limpeza e manutenção por todo o bairro. Segundo Favery, o projeto é experimental e visa fazer uma varredura com a condição de que, caso o resultado seja satisfatório, o serviço continue de 20 em 20 dias.
Ele também solicitou aos presentes denunciarem tal infração à Semam, para que os fiscais notifiquem e, consequentemente, apliquem multa em caso de desobediência. Na ocasião, o secretário informou que, brevemente, a Seadre terá o telefone 0800 exclusivo para o atendimento de tais ocorrências.

Escolas

Outro assunto bastante discutido na reunião foi a situação enfrentada pela direção das escolas estaduais. O delegado seccional Múcio Mattos de Alvarenga salientou a necessidade de começar uma aproximação entre a polícia, o Conseg, o Conselho Tutelar e a direção das unidades escolares. “É importante ter esse contato porque é uma ação multidisciplinar”, enfatizou. Uma das reclamações apresentadas é a invasão de pessoas estranhas no interior das escolas.
A ronda escolar, a iluminação pública nas imediações dos prédios, a presença de “desocupados” em frente às instituições de ensino, o uso de entorpecentes, entre outras situações prejudiciais aos alunos e funcionários, também foram comentadas pelos participantes no encontro.
De acordo com Mattos, a Secretaria Estadual de Educação vai formatar o projeto para iniciar na região. Um encontro deve ocorrer nesta semana, em Boiçucanga, entre direção das escolas e a polícia Civil e Militar para tratar da questão. “Os diretores vão levar suas experiências e a polícia vai mostrar os seus meios e limitações para tentar melhorar os problemas nas escolas, que é a origem de tudo”, falou o delegado do 2º DP, Bruno Rodrigues.
A conselheira tutelar, Elena Komino, disse que o aluno causador de “conflitos” está sujeito a perder seus direitos. Os casos problemáticos, segundo ela, também podem ser denunciados à GCM pelo telefone 153. “Uma viatura chegará para dar apoio”, garantiu. O tenente PM Samir fez questão de ressaltar que a ronda escolar é um braço da rede de segurança implementada em toda a região. “Havendo necessidade, outras viaturas estão disponíveis para atender a ocorrência”, afirmou.
Temas como perturbação do sossego público, fechamento do 4º DP em Juquehy, implantação da Guarda Mirim na Costa Sul, pavimentação de ruas, dados estatísticos das polícias, entre outros, também foram debatidos no encontro. A próxima reunião será realizada em Boiçucanga.

Nenhum comentário: