GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Delegado afirma que zona de prostituição deve ser fechada em São Sebastião

O delegado seccional Múcio Alvarenga, e presidente do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, declarou que o grande objetivo do Comitê, na região, é o de conscientizar as pessoas em relação à prostituição e evitar que o tráfico se concretize. De acordo com o delegado, meninos e meninas, ainda no início da adolescência são os principais alvos desses traficantes de pessoas. Ele alertou, também, sobre os perigos em acreditar nas promessas de alguns agentes que garantem transformar crianças em grandes modelos de sucesso na Espanha, ou então na elaboração de books fotográficos. “Existem diversas situações pesadas que o Comitê enfrenta e discute, apesar de o Litoral Norte não possuir nenhum registro oficial de tráfico de pessoas, nossa luta é conscientizar o público, principalmente de São Sebastião, por ser uma cidade portuária, sobre os malefícios da prostituição”.
Alvarenga afirmou que é uma vergonha para o município de São Sebastião possuir, até os dias de hoje, uma zona de prostituição. “Aquela Rua da Lama é uma vergonha. A prefeitura já devia tê-la fechado. Isto é um problema cultural da cidade que precisa ser solucionado pelas autoridades. Qualquer um que passar naquela rua vai perceber, que a grande maioria que se prostitui são muito jovens. Precisamos mudar os valores. Apesar de que é difícil discutir sobre isso, porque se formos a fundo nessa história nos depararemos com uma situação bem desagradável, pois no passado, quem criou essa Rua da Lama foi um ex-prefeito. Antigamente a rua era afastada do Centro, mas claramente, com o crescimento do município, o Centro já chegou à zona de prostituição. A mentalidade das pessoas precisam ser mudada urgentemente”.
O delegado contou ainda que a relevância das reuniões do Comitê pode ser observada, pelo fato de o Brasil ser o maior exportador de crianças e mulheres para prostituição nas Américas. Além de servir como país de trânsito para as aliciadas nas nações latino-americanas e caminho para a Europa, Ásia e Estados Unidos. “Existem diversos tipos de prostituição, de trabalho, onde em sua maioria, bolivianos e atualmente paraguaios, tornam-se vítimas de empresários do ramo de confecção de roupas, que vivem encarcerados, em regime de servidão. Na região Nordeste do País encontramos a problemática da prostituição de órgãos, pois somos os maiores exportadores de rins no mercado negro. E aqui na nossa região, lutaremos contra a prostituição, que é oriunda da zona portuária. Com a ampliação do porto e duplicação da Tamoios precisaremos ficar bem atentos para que São Sebastião não enfrente problemas ainda maiores”.

Ações

O Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Litoral Norte, criado em 2010, vai realizar sua reunião mensal no próximo dia 17, às 14h, na prefeitura de Ilhabela. Também na reunião, haverá a primeira hora de estudos e debates sobre a temática com representante da secretaria de Justiça do Estado, e uma caminhada para divulgação do projeto.
O comitê teve sua primeira ação no Carnaval 2011, em São Sebastião, quando distribuiu centenas de ventarolas informativas sobre o tráfico de pessoas. A ação foi realizada em parceria com a prefeitura, por meio da secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e recebeu apoio da secretaria do Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania.
Em Ubatuba, aconteceu no dia 15 de junho, uma panfletagem no centro comercial da cidade. A ação teve o objetivo conscientizar a população. Os integrantes do Comitê saíram às ruas e distribuíram à população panfletos que explicavam como funciona o tráfico de pessoas, as principais formas de atuação dos traficantes e como os cidadãos podem denunciar casos suspeitos. A ação foi coordenada pelo Núcleo da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo. O Comitê Regional do Litoral Norte é composto por representantes de órgãos públicos e de organizações não-governamentais das cidades de São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela.
Em Caraguatatuba, no dia 20 de julho, também foi realizado um encontro de conscientização. Durante o evento, representantes da Diretoria de Ensino, prefeitura, e Delegacia da Mulher estiveram presentes. Após a formação da equipe, o município receberá, em setembro, um curso de capacitação voltado aos educadores e agentes sociais do comitê, para que possam ser trabalhados diversos temas como, por exemplo, as formas de denunciar o tráfico e desaparecimento de pessoas.
De acordo com Ludmila Sadokoff, suplente da Diretoria de Ensino no Comitê, a ideia é que, em seguida, seja realizada a prevenção nas escolas e com as famílias para que os índices de desaparecimento e tráfico de pessoas sejam minimizados.

Nenhum comentário: