GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ciclone e ressaca deixam a região em alerta

Ontem, um forte nevoeiro fechou parte do Canal de São Sebastião; onda de mais de 2,5 metros são esperadas para amanhã no Litoral Norte

Um forte nevoeiro cobriu ontem parte do Canal de São Sebastião e de Ilhabela. Um forte vento, de mais de 48 quilômetros por hora, no início da tarde provocou a paralisação da travessia de balsa entre o continente e o arquipélago.
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) o retorno da massa de ar frio estava previsto para retornar ontem, junto com chuva, assim como o tempo deve ficar fechado hoje.
O deslocamento de uma frente fria do sul em direção ao sudeste, segundo a meteorologista Mônica Lima, deve deixar a água agitada a partir de hoje com a previsão de formação de ciclone em alto mar.
“Essa mudança de tempo deve trazer chuva forte para o Litoral Norte já amanhã (hoje), deixando a região em estado de atenção”, alerta a meteorologista. Ela acrescenta ainda que nos próximos dias uma pista de vento sudeste persistente deve deixar o mar mais agitado não descartando a chegada de ressaca às da região.
Ontem, das 14h20 às 14h38, foi necessário interromper a travessia da balsa entre São Sebastião e Ilhabela porque a velocidade do vento chegou a 26 nós, o equivalente a 48,1Km/h.
Segundo boletim emitido ontem pelo Cptec, navegação entre a costa do Rio Grande do Sul (RS) e Espírito Santo (ES) deve continuar em situação de ‘Alerta’. A agitação marítima continuará se propagando para o norte, ao largo da costa brasileira.
Ainda de acordo com o órgão, agitação marítima foi observada ontem na costa do RS, Santa Catarina (SC), Litoral Norte de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e ES com ondas que se propagavam quase paralelamente à costa (de sudoeste) com alturas acima de 1,5 metro. Em oceano aberto, as ondas chegariam a de 2,5 metros, segundo o modelo de previsão de ondas.
O ciclone poderá atuar no Atlântico, a leste da Região Sudeste e novas pistas com ventos de sudeste acima de 12 metros por segundo irão se formar próximas da costa do Paraná (PR), SP e RJ. A agitação marítima deverá se estender entre a costa do RS e RJ, onde poderão chegar ondas de sudeste com alturas acima de 2,5 metros. Ondas com alturas acima de 3 metros também poderão ser observadas em oceano aberto na altura da costa Sul e Sudeste do Brasil. (M.C)

Nenhum comentário: