O Ministério da Educação (MEC) desvinculou oito faculdades do Programa Universidade para Todos (ProUni), quatro delas de São Paulo - uma do interior e três da capital. A decisão, publicada ontem no Diário Oficial da União, poderá ser contestada pelas instituições até dia 29.
Segundo a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, toda universidade vinculada ao ProUni tem de emitir um termo aditivo a cada processo seletivo. É por meio dele que a instituição passa a fornecer bolsa. 'É como se fosse renovação de contrato', disse o Sesu. 'As universidades desvinculadas deixaram de emiti-lo em alguns processos.' Foi o caso da Faculdade de Tecnologia Diamante (Fated), da capital, sem atividades desde 2008.
Para o dono da Faculdade de Tecnologia do Instituto Bandeirante de Educação e Cultura (Ibec), Alexandre Chammas, a exclusão da instituição localizada na Vila Mariana era esperada. 'Nenhuma matrícula foi efetivada no ProUni desde que aderimos ao programa, há um ano.'
As instituições que perderam o vínculo com o programa não podem se vincular novamente. Estudantes já beneficiados com bolsas não serão prejudicados.