GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Comerciantes relatam acúmulo de lixo no calçadão e prefeitura culpa descarte irregular

A reportagem do Imprensa Livre recebeu nessa semana um abaixo-assinado virtual criado por comerciantes instalados no calçadão comercial de Ubatuba. No documento os empresários reclamam do acúmulo de lixo e da sujeira no piso do local.
“Através deste abaixo assinado viemos solicitar uma solução de urgência em relação ao lixo acondicionado no calçadão da Rua Maria Alves, mais preocupante na esquina com Rua Hans Staden. Quando retiraram o contêiner que recebia o lixo dos estabelecimentos, nos passaram um roteiro de coleta, que já foi alterado”, reclama o empresário Robertson Martins.
A prefeitura explica que a coleta do calçadão é realizada diariamente sempre às 18h. A administração municipal acrescenta que os comerciantes foram orientados a depositar o lixo meia hora antes de o caminhão passar. No entanto, o comerciante ouvido pela reportagem explica que apenas fixar um horário não resolve o problema em questão.
“Eu fecho às 18, mas tem gente que fecha antes e tem até lanchonete que fica durante toda a noite. Estamos solicitando que esta definição de horários seja discutida com os comerciantes e não alterada, ainda mais, sem um local específico para armazenar os resíduos”, disse Robertson Martins, lembrando que o projeto de revitalização do calçadão também não contempla a instalação de lixeiras.
“Foi nos apresentado um projeto de reestruturação de todo o calçadão, mas não tem nada que fale sobre a necessidade de uma lixeira na proposta. Eles vão colocar aqueles cestinhos para pequenos objetos e bitucas de cigarro. No entanto, não estão prevendo solução para o problema maior, que é o lixo produzido pelos comércios”, cobra Martins.
A prefeitura confirmou que a coleta e a varrição do calçadão são realizadas diariamente pelos trabalhadores do município. O lixo é recolhido todos os dias no final da tarde e a limpeza do piso feita todas as manhãs. Além disso, a prefeitura ressalta que o problema de acúmulo de lixo, relatado pelo reclamante, é gerado pelos próprios comerciantes que realizam o descarte de maneira irregular. O município tem legislação que regulamenta o setor. Ainda de acordo com a prefeitura, a Vigilância Sanitária irá intensificar a fiscalização no calçadão e está autorizada a autuar os estabelecimentos que desrespeitarem o horário de descarte.

Nenhum comentário: