GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Incêndio mata menino de 12 anos em Ilhabela

Garoto estava dormindo quando o fogo começou; vizinhos ainda quebraram a parede do quarto para tentar salvar a criança, mas os ferimentos foram muito graves

Ilhabela – Um garoto de 12 anos morreu na manhã de ontem vítima de um incêndio ocorrido em sua casa, localizada em uma travessa da rua Antonio Rosa da Silva, no bairro Bexiga, no Lado Sul de Ilhabela. No momento do acidente, Cláudio Rodrigues da Silva Junior estaria sozinho na casa. A tragédia comoveu moradores vizinhos que ainda se uniram para tentar salvar o menino.
Segundo relato de testemunhas, era pouco antes das 9h quando perceberam que havia fumaça saindo de dentro da casa. O padrasto de Junior, Israel Pereira da Silva, 47 anos, teria percebido a fumaça e dado o alerta. Vizinhos se uniram para quebrar a parede do quarto onde estava o estudante.
“O fogo estava muito alto, queimava todo o telhado e saía pelo vão da porta”, contou o vizinho Donato dos Santos Silva, 47 anos, o Viola. Ele foi o primeiro a ligar para o Corpo de Bombeiros tão logo ouviu o barulho das telhas de amianto queimando e o Israel Silva gritando.
“Nunca tinha visto isso na minha vida. Quando conseguimos quebrar a parede saiu um bafo do fogo para a rua queimando algumas pessoas que estava no resgate”, relatou Viola.
Ainda conforme ele, antes da chegada dos bombeiros, Polícia Militar de Defesa Civil, acionados para controlar as chamas, um outro morador colocou o carro na entrada da casa e retiraram o corpo de Cláudio Junior que estava embrulhado em um cobertor próximo do guarda-roupa. Todo esse drama durou em torno de 20 minutos, tempo que levaram para abrir a parede e levar o garoto para o Hospital Municipal Mário Covas, onde chegou com mais de 90% do corpo queimado. Pouco mais de três horas após o resgate, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Além da dor da família, o trauma também se instalou com vizinhos e, em especial, crianças que brincavam e estudavam com Junior. Aluno do 7º ano da Escola Municipal Anna Leite Julião Torres, alguns coleguinhas relataram a dor de ver como ele foi retirado de dentro da casa. “Ele estava com as pernas e o rosto queimados”, contou uma estudante.

Descanso

Segundo familiares da vítima, como estava de férias escolares, o garoto gostava de dormir até mais tarde. Ele morava com a mãe, o padrasto e mais três irmãos. Uma delas estava no posto de saúde com a mãe no momento do acidente. O irmão de 7 anos, que dormia com ele no beliche, no mesmo quarto, havia viajado no início da semana para a cidade de Taubaté, onde participava do programa do governo estadual “Turismo do Saber”, quando crianças do Litoral Paulista foram conhecer o campo. A outra criança acordou mais cedo e estava com padrasto fora da casa.
A Polícia Científica esteve no local para fazer a perícia. A suspeita é que possa ter ocorrido um curto circuito em uma das tomadas do quarto. De acordo com o delegado de Ilhabela, Jairo Luis Pinto Pontes, será instaurado um inquérito para apurar as causas do acidente. “Vamos aguardar o laudo da perícia”, adiantou.

Nenhum comentário: