Com TV você é “forçado” a assistir tudo que jogam pra você, principalmente na TV aberta aonde você tem a “escolha” de assistir entre 2 ou 3 emissoras aonde tentam impor ideias e pensamentos, quase que te forçando a seguir o que eles mandam, dizem com tal imperialismo que você se sente obrigado a obedecer, mesmo que indiretamente. Exploram o mesmo assunto por horas, sensasionalismo banal.
Mesmo na Tv aberta quanto na TV a cabo você é um mero telespectador, não tem voz ativa, não tem atidude, apenas fica vegetando, mofando e morrendo na frente da TV.
Na internet é diferente…
Você tem OPÇÃO, sim, opção de escolha, se você não esta afim de ver tal assunto ou não concorda com algo você simplesmente muda para outro site, tudo está a um clique de distancia, você é quem decide o quer ver, se está afim de ver um show de rock vai para algum site de vídeo, se quer dar risada e matar o tempo vai para algum blog de humor, se não sabe o que quer vai bater um papo.
Interatividade, o que define o grande sucesso da Internet é com certeza a Interatividade, você não é um mero e idiota telespectador, você também gera conteúdo, em foruns de discussão, plurk, chat, twitter, enfim, como diria o IG, é você quem faz hahaha. Você tem a possibilidade de comentar, discutir, perguntar, chingar e elogiar pra que todos ouçam, inclusive quem é responsável por aquele conteúdo.
VOCÊ tem a palavra, o microfone está na sua mão, basta você se expressar, se quiser falar com alguém basta mandar um email, scrap ou um @nome, isso também vale para mandar um feedback as empresas, ovacionar ou avacalhar aquele famosinho da TV…
Os menores são mais legais, Não nego o poder do UOL, terra, IG e pontocoms da vida, mas nós sobreviveríamos perfeitamente sem esses portais: eu pessoalmente adquiro muito mais informação em blogs confiáveis e no Twitter do que no pesado UOL, a maioria dos pontocoms não me atrai porque não tem o dinamismo de um blog, a maioria das matérias são frias, chatas e tediosas, assim como na TV hahaha, alguns até abrem espaços para comentários em suas matérias em um cantinho meio que “morto”, exibem três deles dos trezentos ignoram o que escrevem e pronto dizem ser web 2.0 e vendem banners a rodo. Mas as pessoas estão cansadas dessa coisinha, não querem apenas ler, assistir, ovir, elas querem poder se expressar, gritar, dizer o que pensa é por isso que o Twitter faz tanto sucesso, todo o conteúdo é gerado por usuários, você não precisa acreditar no que tentam te empurrar em comerciais de um minuto e meio dizendo que tal produto faz, você tem a liberdade de saber quanto aquele produto é bom (ou ruim) da boca dos próprios consumidores, ou seja, de gente que ja comprou e testou aquilo.
Você não é só mais um, na internet você voltou a ser humano, não é só mais um telespectador, não é só mais um número idiota, você é uma pessoa, é tratado pelo nome e tem o respeito, o que você diz é ouvido, seu blog é único, seu perfil no twitter, orkut, e entre outros diz que você existe, que as empresas tem que respeitar a sua opinião, e se tentam te empurar algum produto, você tem a opção de pesquisar o que dizem sobre ele, se alguém já se deu mal por compra-lo ou se ele é realmente bom. Por você ter uma voz ativa diversas empresas, desculpem-me o palavriado, cagam de medo da internet, uma má reptação gerada por usuários insatisfeitos podem (e vão) fazer a empresa perder milhares de “dólares”, aqui na internet aquela velha coisa te enfiar na cabeça das pessoas coisas do tipo “nós amamos a natureza” ou “nossa empresa é a melhor” não vale nada se dita apenas com palavras em baners, a empresa tem que provar que tem capacidade, porque se ela não tiver logo todos saberão.
A publicidade na Internet é melhor para as empresas, a internet só é ruim para empresas que são ruins, logo isso é bom para o consumidor, da mesma forma que as pessoas falam das empresas ruins elas falam das boas empresas, o Submarino está aí e não em deixa mentir, você só terá sucesso na web se cumprir o que promete!
Por: Guilherme Araújo