GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

'BBB 11': E-mail falso com suposto filme pornô de Talula cai na rede sss

 


Talula, do "BBB 11"


Um suposto filme pornô com a participante do “BBB 11” Talula Pascoli está circulando na internet. Se você receber o e-mail, não abra! A mensagem não traz filme nenhum. Trata-se, na verdade, de um golpe conhecido como phishing, que tem como objetivo roubar informações da vítima.
No assunto do mensagem fraudulenta vem escrito, cheio de erros de português “Video Porno de Talula do BBB11 tem 10milhões de acessos”. Caso você receba esse e-mail, delete-o imediatamente da sua caixa de entrada.

Ação do filme 'Bruna Surfistinha' na internet usa Facebook para promover zoação entre amigos


RIO - Bruna Surfistinha nasceu em um blog e agora ganha as redes sociais. O filme sobre a garota de programa mais famosa da internet só estreia na próxima sexta-feira, dia 25, mas sua ação de marketing usando o Facebook já conquistou os internautas e foi parar no Trending Topics das cidades brasileiras no Twitter nesta segunda-feira.
No site do filme , gaiatos podem escolher amigos do Facebook para "sacanear". Funciona assim: o contato escolhido será o cliente do dia da garota de programa blogueira, interpretada por Déborah Secco. O internauta destaca também outros três amigos para ajudar na brincadeira, além de incluir a namorada da vítima no jogo.
O amigo, então, é sacaneado pela prostituta em diversas seções da página. Em "Notas da Bruna", ele recebe uma nota da prostituta — sempre baixa — pelo seu desempenho sexual, avaliado segundo os critérios "Fôlego" ("Demorou horas para se excitar e depois durou três segundos", é uma das sentenças da Surfistinhas), "Tamanho" ("Quase peguei uma lupa para saber se ele tava ou não pronto"), "Preliminares" etc.
Na seção "Hotcam", um diálogo é simulado entre ele e a Bruna pela webcam (com imagens de Déborah Secco vestindo roupa de dormir e fazendo poses sensuais). Frases como "Você gosta quando eu danço pra você" e "Te achei meio devagar" aparecem na timeline e, de repente, a namorada do amigo surge para protestar.
Já em "Na boca dos outros", os cúmplices da brincadeira dão depoimentos pouco lisonjeiros à sexualidade da vítima.
— O conceito é utilizar o movimento das redes sociais para levar as pessoas até o site do filme, onde elas podem saber mais sobre a história, ver trailers etc.— afirmou Pipo Calazans, diretor de criação da One Digital, empresa que cuida das páginas do filme na internet. — O assunto da prostituição ainda está cercado de muito preconceito, infelizmente. Com essa brincadeira, queremos atrair as pessoas e fazer com que elas percebam a qualidade cinematográfica da obra e que, assim, assistam ao filme.
Os participantes podem compartilhar a brincadeira por Twitter e Facebook — a One Digital está planejando também o ingresso no Orkut. Todas as mensagens são geradas pelo próprio site, sem que os internautas façam nada. Resta aos participantes acompanharem a brincadeira.
A ação segue o estilo de alguns aplicativos populares no Facebook cuja graça é sacanear os amigos, respondendo perguntas maldosas sobre eles, por exemplo. A One Digital, que existe há sete anos, aproveitou também a experiência de interatividade que conseguiu com sua campanha para a operadora Nextel, que permitia aos internautas influenciarem um filminho com o ator Fábio Assunção mesclando SMS e internet.
A campanha para o filme da Bruna Surfistinha ainda está em fase de testes e só estreia oficialmente nesta terça-feira. De acordo com Calazans, sites e blogs humorísticos como "Jacaré Banguela" , "Não Salvo" e "Hugo Gloss" vão ajudar na disseminação da brincadeira. O filme já conta com um perfil no Twitter e outro no Facebook.
Também a partir dessa terça-feira, a campanha disseminará nas redes sociais trechos de dez minutos da produção sob o nome de "Rapidinhas".

Ex-presidente do iG é novo diretor-geral da Google Brasil

SÃO PAULO — A Google anunciou na manhã desta quarta-feira Fábio Coelho, ex-presidente do portal iG, como seu novo diretor-geral para Brasil. O anúncio foi feito, durante evento para jornalistas em São Paulo, por Dennis Woodside, vice-presidente da Google para as Américas. Coelho assumirá o cargo em 1º de março. O Globo noticiou ontem a contratação do executivo pela Google.
Alexandre Hohagen, que saiu na semana passada para ser vice-presidente de vendas do Facebook no país, acumulava a função juntamente com a vice-presidência da Google para a América Latina. Antes disso, o cargo era ocupado por Alexandre Dias, que tornou-se CEO da Anhangera Educacional em setembro do ano passado.
A Google ainda procura um substituto para a vice-presidência da empresa no continente.
Fábio Coelho também ocupa o cargo de presidente no Brasil da IAB (Interactive Advertising Bureau), entidade que representa mundialmente empresas da internet. O executivo já trabalhou na companhia americana de telecomunicações AT & T, no Citibank, na Quaker Oats e na Gillette. Como presidente da iG, Coelho ficou por 18 meses.
Para o lugar de Coelho no iG irá Pedro Ripper, que assumirá o cargo na próxima segunda-feira, dia 28. Pedro Ripper é diretor de Estratégia Corporativa e Novos Negócios da Oi desde novembro de 2008 e passará a acumular a presidência do portal de internet.

Empresa mineira lança o primeiro tablet brasileiro

 

 

O i-MXT é o primeiro tablet brasileiro


Acaba de ser anunciado o primeiro tablet 100% nacional. O i-MXT, produzido pela empresa mineira MXT, tem tela touchscreen de 7 polegadas, sistema Android 2.2, processador de 800MHz e 512MB de memória.
A prancheta eletrônica tupiniquim pesa 650 gramas e é fininho: são três centímetros de espessura. Ele vem com entrada USB, bluetooth e GPS.

Vírus infecta 150.000 celulares na China

Japoneses fazem fila para comprar o iPhone 4 em Tóquio / Foto AFP

RIO - Um vírus desenvolvido para dispositivos móveis foi descoberto após infectar cerca de 150.000 aparelhos na China. Segundo o jornal local Benjin Times, a façanha permitiu que hackers monitorassem remotamente as chamadas de milhares de pessoas.
O controle remoto das atividades no aparelho consegue registrar chamadas e mensagens de texto enviadas pelo proprietário do celular. Outro detalhe, é que o software importa também para a central a localização do usuário fornecida pelo GPS.
O vírus, chamado "X Undercover", virou produto e pode ser encontrado em lojas online por 3.000 yuans (cerca de US$ 456), o que tem permitido que hackers façam escutas pelas internet em diversos aparelhos. O uso mais comum do software é a espionagem. Chineses estão se valendo do sistema para registrar chamadas que comprovam crimes, traições e até pequenas mentiras de crianças. O vírus se instala por meio de anexos enviados por e-mail ou mensagens de texto (SMS) e imagens por celular (MMS).
O monitoramento de informações pessoais é contra a lei na China.

Apple convida imprensa para provável lançamento do iPad 2


RIO — A Apple enviou à imprensa americana na tarde desta quarta-feira um convite que reforça as recentes notícias de que a nova versão do seu tablet iPad seria anunciada no dia 2 de março.
O convite (veja a imagem ao lado) chama os jornalistas para um evento naquele dia com a frase "Come see what 2011 will be the year of" (algo como "Venha ver do que será o ano de 2011").
A foto de um iPad sendo revelado, ao fundo, pela aba de uma folhinha de calendário daquela data é quase a confirmação de que, na ocasião, o novo tablet será apresentado — embora a empresa não diga isso.
O evento ocorrerá no Yerba Buena Center for the Arts, em São Francisco, às 10h (15h, pelo horário de Brasília).

Google oferece US$ 5 mil para o melhor infográfico sobre impostos norte-americanos

Infográfico mostra gastos dos impostos federais americanos / Reprodução do site Visualize Your Taxes

RIO - O Google e a Eyebeam (uma instituição sem fins lucrativos de arte e tecnologia dos Estados Unidos) estão oferencendo um prêmio de US$ 5 mil para quem produzir o melhor infográfico sobre os impostos norte-americanos.
O desafio batizado de "Visualize Your Taxes" vai contemplar ainda outras categorias, contabilizando um total de US$ 10 mil em prêmios. Os dados informativos são fornecidos pelo site whatwepayfor.com, desenvolvidos pelos engenheiros de software Andrew Johnson e Lewis Garcia. As inscrições foram aberta no site 'datavizchallenge'(http://www.datavizchallenge.org) até o dia 27 de março.
De acordo com o regulamento do site, as produções devem priorizar a ordem cronológica do pagamento das taxas, a clareza do conteúdo, a relevância de cada imposto, os alertas importantes para o pagamento e a estética, o equilíbrio e a originalidade do projeto. Em um dos exemplos, é possível identificar qual área do governo está gastando mais dinheiro que as outras e acompanhar o uso dos impostos federais.
O infográfico vencedor será anunciado no dia 18 de abril, o 'Tax Day'. A data é conhecida como o limite máximo para que os americanos paguem seus impostos.

São Paulo tem 24 horas para devolver a Taça de Bolinhas

 

Rogério Ceni, o presidente Juvenal Juvêncio e Zetti durante a entrega da Taça de Bolinhas ao São Paulo, no último dia 14

 
O Caso Taça de Bolinhas teve mais um capítulo nesta terça-feira. O juiz Gustavo Quintanilha Telles de Menezes, da 50ª Vara Civel do Rio de Janeiro, determinou que o São Paulo tem 24 horas para devolver o troféu à Caixa Econômica Federal. A taça deve ficar em posse da CEF até que a situação seja resolvida.

A medida cautelar saiu após o Flamengo ter sido reconhecido, na última segunda-feira, como o campeão da Copa União de 1987, ao lado do Sport. Assim o clube da Gávea passou a ser o primeiro pentacampeão do Campeonato Brasileiro, o que lhe daria o direito de posse definitiva da Taça de Bolinhas. O troféu foi entregue recentemente ao São Paulo, então primeiro time a conquistar o Brasileiro em cinco oportunidades. Com a mudança, o impasse se instalou e a relação entre os clubes pode ser abalada.

Confira abaixo parte da decisão do juiz:

“Com efeito, considerando que a Caixa Econômica Federal foi o órgão instituidor do mencionado prêmio, bem como é instituição da mais alta segurança e credibilidade, havendo, ainda, notícia de ambas as partes (fl. 05 e 23) que tinha a mesma a guarda do troféu, a hipótese é de intimá-la para receber de volta a ´Taça de Bolinhas´ e não entregá-la a nenhum dos dois times, até que haja manifestação judicial definitiva. Quanto ao São Paulo Futebol Clube, que recebeu precipitadamente o troféu, antes de decisão definitiva das justiças desportiva e comum, deve restituí-lo à Caixa Econômica Federal, sob pena do mesmo ser buscado e apreendido, no fiel cumprimento desta decisão. A multa deverá ser executada ao final do processo, quando se decidirá sobre a ocorrência ou não de crime de desobediência. Posto isso, MANTENHO A DECISÃO LIMINAR e, considerando a notícia de que, apesar de intimada para não entregar o troféu ao São Paulo Futebol Clube, a Confederação Brasileira de Futebol optou por descumprir a decisão judicial, DETERMINO a intimação por oficial de justiça do São Paulo Futebol Clube, para entregar o troféu denominado ´TAÇA DE BOLINHAS´, no prazo de vinte e quatro horas, sob pena de crime de desobediência de seu Presidente, à Caixa Econômica Federal, na sede ou agência em que a taça estava guardada antes da entrega da mesma ao clube pela CBF, devendo o troféu permanecer sob a guarda da Caixa Econômica Federal até o trânsito em julgado do processo principal”.

Barbara Berlusconi, a nova namorada de Alexandre Pato

 

Bárbara Berlusconi ao lado do pai Silvio Berlusconi

Dirigente do Roma dá ultimato a Adriano

 

O atacante Adriano está em situação complicada na Itália


Os dias de Adriano parecem contados no Roma. Gianpaolo Montali, dirigente do clube italiano, demonstrou insatisfação com a ausência do atacante e deu ultimato: ou ele embarca nesta quarta-feira (hoje) ou fica sob risco de ter o contrato rescindido. A informação é do jornal Corriere dello Sport.

- Ele vai hoje. Está marcado para hoje, o voo de volta - disse o empresário Gilmar Rinaldi, que chegou a anunciar a ida do Imperador na noite de domingo em seu twitter e foi surpreendido pelo cancelamento.

Era para Adriano ter embarcado no domingo. Não foi. Na terça-feira, chegou a ir ao aeroporto Antônio Carlos Jobim, na Ilha do Governador, mas não viajou por causa do tempo de conexão em Lisboa.

Operado no ombro direito, Adriano está no Brasil para se recuperar. Nesse tempo, ele foi visto com copo de chope, teve a carteira de habilitação apreendida em blitz da Lei Seca e promoveu baita farra pelo seu aniversário. Os dirigentes do Roma não aprovaram o comportamento do jogador.

Desde que foi contratado pela Roma, em junho do ano passado, Adriano esteve em campo por 354 minutos, o que corresponde a menos de quatro partidas completas. Não marcou nenhum gol.

Maior operadora de turismo no Brasil, CVC vai investir em roteiros feitos de ônibus pelo país

SÃO PAULO - Na abertura do 17º Workshop & Trade Show CVC, o presidente executivo da maior operadora de turismo do Brasil, Valter Patriani, anunciou que a empresa vai investir em roteiros feitos de ônibus pelo país. A empresa está apresentando neste workshop mais de 100 novos tipos de pacote para destinos no Brasil e no exterior.
— São 78 novos roteiros internacionais e mais 38 no Brasil. O mercado de viagens internacionais está crescendo muito, e estamos fazendo um esforço de também aumentar a oferta de destinos no Brasil. Uma das novidades mais importantes é a série Descobertas, com viagens rodoviárias chegando a destinos já conhecidos, mas pouco acessíveis, como São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, e o Parque Nacional das Sete Cidades, no Piauí. O programa contempla todas as regiões, tem pacote até para o Acre. Nesses circuitos, serão usados ônibus pequenos, de 20 lugares. Em primeiro lugar, porque a demanda é pequena. E depois, porque nestes destinos é complicado trafegar e manobrar ônibus grandes. São roteiros de sete noites, sempre saindo de alguma capital, como Brasília, para quem vai para a Chapada dos Veadeiros; Florianópolis, para quem viaja para o interior de Santa Catarina; e de Fortaleza ou São Luís, para os que vão percorrer a Rota das Emoções. Os guias são bilíngues, já que também vamos vender essas viagens para o público estrangeiro — anunciou o executivo, que promete lançar até o fim do ano mais 20 novos destinos dentro da série Descobertas, que já contempla, entre outros, a Estrada Real, em Minas Gerais, e a Chapada Diamantina, na Bahia.
Patriani afirmou que a empresa tem medidas para evitar danos ao meio ambiente nestes lugares, que ainda são pouco explorados.
— Entramos em contato com as comunidades locais, tentando fazer de mãos dadas. São roteiros com baixa demanda. E treinamos os guias para dar informações ambientais em palestras que vão ser feitas durante os deslocamentos rodoviários — explicou.
A Rota das Emoções, que passa pelo Ceará, Piauí e Maranhão, é uma das principais apostas da companhia para este ano, junto com roteiros exóticos para destinos como Tailândia e Vietnã, sempre com guias brasileiros. O crescimento da frota de ônibus no exterior também foi destaque na apresentação do evento.
— Já são 25 ônibus da CVC rodando na Europa, só em Paris são 10. Em Buenos Aires, outros 30 — calcula Patriani.
Nos dois dias da feira, são esperados 12 mil visitantes e 712 expositores de 30 países diferentes. O presidente da CVC também anunciou novos cruzeiros temáticos para a próxima temporada, mas sem um dos navios que a operadora está usando na atual.
— Desta vez, não vamos trazer o Horizon. Só vem o Soberano, o Imperatriz e o Zenith. E quem vai fazer Fernando de Noronha será o Ocean Dream. Estamos negociando a ampliação do período de atracação no arquipélago de 30 para 48 horas, e também deve aumentar a quantidade de passageiros que podem desembarcar. Está difícil operar Noronha, há regras ambientais muito rígidas e os órgãos ambientais não se entendem em suas exigências. Muitas normas, problema de desembarque — disse Patriani, que, apesar disso, anunciou um voo charter para o arquipélago a partir de abril, saindo do Recife.
Patriani destacou o potencial de crescimento do turismo no Brasil na próxima década.
— O mercado de turismo no país vai receber 40 milhões de novos clientes nos próximos dez anos, quando o Brasil deve crescer em média 4,5% ao ano. Será uma década de prosperidade. Tempo de trocar de carro, comprar a casa nova e também viajar — previu.

Deborah Secco diz ser ‘caxias’ e insegura: ‘Assisto ‘Insensato coração’ com um bloco na mão’

Deborah Secco

RIO — Estrela do filme “Bruna Surfistinha”, que estreia nesta sexta-feira, dia 25, nos cinemas, Deborah Secco exercita ainda a sua veia cômica como Natalie Lamour, a ex-participante de reality show louca pela fama, de “Insensato coração”. Satisfeita por mostrar duas facetas diferentes ao mesmo tempo, a atriz garante não descuidar do trabalho na televisão mesmo durante a atual temporada de lançamento do longa sobre a trajetória da famosa ex-prostituta. A atriz de 31 anos ainda revela sua insegurança:
— Assisto à novela com bloquinho na mão para anotar minhas observações sobre a personagem e poder corrigir depois — conta Deborah. — Desde a primeira semana da novela eu percebi que a Natalie seria um acerto. Ela é popular. Mas a minha insegurança vai me acompanhar até o último capítulo.
Deborah afirma ser a sua maior crítica. E ainda diz:
— Sou caxias e me cobro muito. Mas o trabalho me gera uma realização pessoal muito grande. É o que me faz ser a pessoa que sou.

‘Minha mulher não deixa não’: Conheça a musa inspiradora do sucesso do verão


Rosivane se diz possessiva e não deixa Reginho beber com os amigos
Quando os amigos o convidam para beber, eu sempre falo ‘Não vai não. Só se eu for junto’”. Essa constante proibição feminina levou o cantor Reginaldo Alves da Silva, o Reginho, de 39 anos, a compor o maior sucesso do verão: "Minha mulher não deixa não". Mas, afinal, quem é a musa geniosa que inspirou o hit da estação? Ela atende por Rosivane Maria do Nascimento, de 31 anos, namorada do músico há mais de três e autora da declaração acima. Os dois moram juntos na cidade de Abreu e Lima, região metropolitana de Recife.
Ciumenta assumida, a mulher "que não deixa não" foi a primeira pessoa a escutar a canção-chiclete. Mas, apesar da música ser uma crítica a sua postura controladora, Rosivane diz que achou graça.
— Tomei um susto quando ele cantou para mim. Mas depois achei engraçado, combina comigo. Sou muito possessiva — admite.
O casal se conheceu na escola dos filhos: ambos eram divorciados. Reginho tem três filhas, e ela é mãe de dois meninos.
— Nossos filhos eram da mesma turma, a gente sempre se via no colégio. Até que começamos a namorar. Ele é um excelente pai e marido — derrete-se Rosivane.
Desde que a música estourou pelo Brasil — já foi cantada por nomes como Ivete Sangalo, Alexandre Pires, Aviões do Forró, Molejo e Parangolé e foi escolhida como trilha sonora da campanha do Ministério da Saúde em prol do uso da camisinha — o casal têm aturado muitas brincadeiras dos amigos.
— Eles sempre falam para Reginho "Quando você vai deixar de ser pau-mandado da mulher?" Mas a gente nem liga. O importante é que ele faça sucesso.
O músico, no entanto, admite que a canção não foi baseada somente em Rosivane, mas retrata também o relacionamento de um amigo próximo.
— Tenho um amigo DJ que é totalmente dominado pela mulher. Mas claro que a música tem muito de Rosivane. Ela também é controladora — diverte-se Reginho.
Mas no quesito ciúme o compositor não fica atrás. A dona de casa diz que Reginho implica todas as vezes que ela tenta arranjar emprego:
— Quando eu quis trabalhar, ele não deixou, disse que eu não podia largar a nossa casa. Mas não desisto. Quero fazer um curso de soldador elétrico, que era a profissão do meu pai. Sei que o Reginho não vai gostar, porque é uma carreira predominantemente masculina, mas acho que é uma profissão muito bonita.

Falta de acordo sobre validadores do RioCard deixa alunos a pé

 

A estudante Lara mostra o RioCard: ela não consegue validar o cartão, apesar do início das aulas


Após uma semana sem ir à escola por não conseguir validar o cartão RioCard, a estudante Lara de Souza, de 12 anos, conseguiu voltar a estudar no colégio estadual onde está matriculada em Belford Roxo. Mas para chegar à escola precisou caminhar durante uma hora, pois, mesmo com o início do ano letivo, ela continua sendo barrada nos ônibus, apesar de ter o RioCard.
A situação da adolescente, assim como a de outros estudantes novos do Colégio Estadual Presidente João Goulart, segue sem solução. Apesar de a Secretaria estadual de Educação (Seeduc) ter prometido para a sexta-feira passada a instalação de um validador para os cartões na escola, nada foi resolvido até ontem à tarde.
A Fetranspor e Secretaria estadual de Educação (Seeduc) mantêm o jogo de empurra na hora de assumir a responsabilidade sobre os cartões. Enquanto a Fetranspor garante que a instalação dos validadores é com a Seeduc, a secretaria reforça que a federação não está colabo$para atender os estudantes que ainda enfrentam problemas com o RioCard.
Amanhã, às 11h, as secretarias de Educação e Transportes se reunirão com a Fetranspor para discutir os problemas relacionados aos cartões dos estudantes, incluindo o caso da escola João Goulart. O encontro estava marcado para ontem, mas foi adiado.
Trinta dias
A Fetranspor reconheceu que o problema, afirmando que o software estava desatualizado em parte das empresas de ônibus da região, e reforçou que ele foi solucionado ainda na semana passada.
— A Fetranspor terá que explicar o motivo de as empresas não deixaram os alunos seguirem viagem. Em janeiro, a Seeduc enviou um ofício à federação solicitando que o aluno com problemas no cartão pudesse embarcar só com o uniforme por um período de 30 dias. Era o nosso prazo até atualizarmos todos os cadastros — disse o subsecretário de Infraestrutura e Tecnologia da Seeduc, Sérgio Mendes.

Colaborou Guilherme Amado

Moderna nas alegorias, Unidos da Tijuca mantém a tradição de enredos autorais

Ateliê do GRES Unidos da Tijuca (Foto: Marcelo Carnaval / Agência Globo)
RIO - A jornalista Eneida de Moraes escreveu no clássico “História do carnaval carioca” que os três piores inimigos da festa são a chuva, a polícia e o saudosismo. A última precipitação no desfile foi em 2008, PMs batendo em foliões não é mais cena comum, e a seguinte constatação talvez anime nostálgicos: nos últimos cinco anos, três vencedoras tiveram enredos autorais — Beija-Flor (2007), Salgueiro (2009) e Unidos da Tijuca (2010) —; duas, temas patrocinados — Vila (2006) e Beija-Flor (2008).
( Vídeo: Paulo Barros, de revelação a carnavalesco consagrado )
As agremiações sem patrocínio também ganharam o Estandarte de Ouro de melhor escola. E se a azul e amarelo do Borel — uma das favoritas — for bicampeã, a tendência a favor da livre criação ganha força. “Esta noite levarei tua alma”, sobre o medo no cinema, é uma ideia do carnavalesco Paulo Barros.
‘Não vou vender a escola’, diz o presidente A Tijuca é moderna no estilo, mas pensa à moda antiga na hora de escolher seus temas. Nunca fez enredo patrocinado e não pensa nisso:
— Não vou vender a escola — diz Fernando Horta, presidente da Tijuca, a maior ganhadora de Estandartes de Ouro de melhor enredo na década passada (2002, 2003, 2004, 2005 e 2007).
Horta não age assim por romantismo. Ele acha que a relação custo-benefício não seria vantajosa. Prefere captar recursos de outras formas, além de tentar administrar com eficiência o orçamento. O material é comprado após pesquisa de preços, e o os ateliês são terceirizados, para reduzir custos. Cada chefe de equipe contrata artesãos e se reporta individualmente à diretoria.
A Tijuca fatura com visitas guiadas ao barracão; aluguel do espaço para eventos; e shows da comissão de frente de 2010, que tem agenda cheia até junho. Este ano, arrumou um novo jeito de ganhar dinheiro: está confeccionando as fantasias e alegorias da escola brasiliense Acadêmicos da Asa Norte.
— A ornamentação das alegorias vai ser levada para ser colocada sobre a estrutura dos carros — diz Horta, que estima o carnaval deste ano em R$ 7 milhões.
Referência de modernidade na Sapucaí, o carnavalesco Paulo Barros nunca fez enredo patrocinado. Não diz que dessa água não beberá, mas a possibilidade o deixa inseguro:
— Eu até poderia fazer um desfile patrocinado se caísse no meu colo. Mas entraria nisso com desconfiança. Não escolho meus enredos pela história, e sim pelas imagens que eles podem me dar.
Mas por que querem distância dos enredos patrocinados justamente a Tijuca, que se orgulha da gestão empresarial; e Paulo Barros, hoje o carnavalesco de vanguarda? Marketing não é moderno? A professora da UFRJ e pesquisadora Maria Laura Cavalcanti — autora do livro “Carnaval carioca, dos bastidores ao desfile” — vê sentido no comportamento da escola, que foi campeã em 1936, caiu no ostracismo e renasceu no fim do século passado, voltando a disputar títulos a partir de 2004:
— Isso parece estar ligado ao fato de a Unidos da Tijuca viver uma fase de afirmação de um estilo próprio. Faz parte da graça da competição a escola marcar o estilo, mas agremiações e carnavalescos com perfil definido há mais tempo já tiveram a experiência de enredos patrocinados e não se descaracterizaram — diz.
Pesquisadora: patrocínio não prejudica o desfile A pesquisadora não acredita que o patrocínio prejudique o desfile. Grande obras de arte, diz, foram feitas sob encomenda. Para Maria Laura, o que faz um enredo bom é a maneira como é ilustrado, na letra do samba e nas fantasias e alegorias, e não o tema em si:
— Ano passado a Beija-Flor homenageou Brasília, e o público não deixou de reconhecê-la. Sua opulência característica estava ali. As escolas conseguem fazer milagres com enredos que, a princípio, não têm a menor poesia.
Bem que Eneida nunca acreditou nessa história de que o carnaval estava acabando.