SÃO PAULO - Na abertura do 17º Workshop & Trade Show CVC, o presidente executivo da maior operadora de turismo do Brasil, Valter Patriani, anunciou que a empresa vai investir em roteiros feitos de ônibus pelo país. A empresa está apresentando neste workshop mais de 100 novos tipos de pacote para destinos no Brasil e no exterior.
— São 78 novos roteiros internacionais e mais 38 no Brasil. O mercado de viagens internacionais está crescendo muito, e estamos fazendo um esforço de também aumentar a oferta de destinos no Brasil. Uma das novidades mais importantes é a série Descobertas, com viagens rodoviárias chegando a destinos já conhecidos, mas pouco acessíveis, como São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, e o Parque Nacional das Sete Cidades, no Piauí. O programa contempla todas as regiões, tem pacote até para o Acre. Nesses circuitos, serão usados ônibus pequenos, de 20 lugares. Em primeiro lugar, porque a demanda é pequena. E depois, porque nestes destinos é complicado trafegar e manobrar ônibus grandes. São roteiros de sete noites, sempre saindo de alguma capital, como Brasília, para quem vai para a Chapada dos Veadeiros; Florianópolis, para quem viaja para o interior de Santa Catarina; e de Fortaleza ou São Luís, para os que vão percorrer a Rota das Emoções. Os guias são bilíngues, já que também vamos vender essas viagens para o público estrangeiro — anunciou o executivo, que promete lançar até o fim do ano mais 20 novos destinos dentro da série Descobertas, que já contempla, entre outros, a Estrada Real, em Minas Gerais, e a Chapada Diamantina, na Bahia.
Patriani afirmou que a empresa tem medidas para evitar danos ao meio ambiente nestes lugares, que ainda são pouco explorados.
— Entramos em contato com as comunidades locais, tentando fazer de mãos dadas. São roteiros com baixa demanda. E treinamos os guias para dar informações ambientais em palestras que vão ser feitas durante os deslocamentos rodoviários — explicou.
A Rota das Emoções, que passa pelo Ceará, Piauí e Maranhão, é uma das principais apostas da companhia para este ano, junto com roteiros exóticos para destinos como Tailândia e Vietnã, sempre com guias brasileiros. O crescimento da frota de ônibus no exterior também foi destaque na apresentação do evento.
— Já são 25 ônibus da CVC rodando na Europa, só em Paris são 10. Em Buenos Aires, outros 30 — calcula Patriani.
Nos dois dias da feira, são esperados 12 mil visitantes e 712 expositores de 30 países diferentes. O presidente da CVC também anunciou novos cruzeiros temáticos para a próxima temporada, mas sem um dos navios que a operadora está usando na atual.
— Desta vez, não vamos trazer o Horizon. Só vem o Soberano, o Imperatriz e o Zenith. E quem vai fazer Fernando de Noronha será o Ocean Dream. Estamos negociando a ampliação do período de atracação no arquipélago de 30 para 48 horas, e também deve aumentar a quantidade de passageiros que podem desembarcar. Está difícil operar Noronha, há regras ambientais muito rígidas e os órgãos ambientais não se entendem em suas exigências. Muitas normas, problema de desembarque — disse Patriani, que, apesar disso, anunciou um voo charter para o arquipélago a partir de abril, saindo do Recife.
Patriani destacou o potencial de crescimento do turismo no Brasil na próxima década.
— O mercado de turismo no país vai receber 40 milhões de novos clientes nos próximos dez anos, quando o Brasil deve crescer em média 4,5% ao ano. Será uma década de prosperidade. Tempo de trocar de carro, comprar a casa nova e também viajar — previu.
O Blog do Guilherme Araújo é um canal de jornalismo especializado em politicas publicas e sociais, negócios, turismo e empreendedorismo, educação, cultura. Guilherme Araújo, CEO jornalismo investigativo - (MTB nº 79157/SP), ativista politico, palestrante, consultor de negócios e politicas publicas, mediador de conflitos de médio e alto risco, membro titular da ABI - Associação Brasileira de Imprensa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário