GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Comprova: Ursal foi criado como ironia e alimenta teorias conspiratórias

Há iniciativas de integração na América Latina, mas voltadas a parcerias sobretudo econômicas, até inspiradas na União Europeia. Não há evidência de eliminação de fronteiras nem de implantação do socialismo ou comunismo em todos os países Não existe 1 plano de unificar toda a América Latina sob 1 único Estado socialista, a Ursal (União das Repúblicas Socialistas da América Latina). A sigla foi inventada pela socióloga Maria Lucia Victor Barbosa – no artigo “Os Companheiros”, publicado no site do filósofo Olavo de Carvalho, no dia 9 de dezembro em 2001. Trata-se de uma ironia para criticar 1 encontro do Foro de São Paulo, realizado à época em Havana.

Existem muitas iniciativas para a integração econômica da região, como a Alca (Área de Livre Comércio das Américas) e a Unasul (União de Nações Sul-Americanas), mas nenhuma delas implica que países integrantes tenham de abrir mão de suas soberanias ou aderir ao socialismo. As informações foram checadas por integrantes do projeto Comprova.
O termo Ursal apareceu, novamente, no site de Olavo: era a reprodução de uma coluna do autor publicada no jornal Diário do Comércio, em 1º de maio de 2006.
Em seguida, surgiu a página “Dossiê Ursal”. De acordo com o Whois, ferramenta de análise de sites, ela foi criada em 9 de abril de 2015.
O Comprova entrou em contato com 1 homem que se apresenta em vídeos no Facebook como o criador do endereço virtual e pediu, por mensagem, informações sobre o site e sobre a primeira menção à Ursal descoberta por ele. Porém, o internauta disse não conceder entrevistas sobre o assunto.
Menções à sigla se tornaram virais em 2018 após o primeiro debate com os candidatos à Presidência da República, transmitido pela TV Bandeirantes no dia 9 de agosto. Na ocasião, o Cabo Daciolo (Patriota) pediu para Ciro Gomes (PDT) falar sobre o Foro de São Paulo e sobre o “plano Ursal”. Ciro disse desconhecer este termo.

Nenhum comentário: