Não existe 1 plano de unificar toda a América Latina sob 1 único Estado socialista, a Ursal (União das Repúblicas Socialistas da América Latina). A sigla foi inventada pela socióloga Maria Lucia Victor Barbosa – no artigo “Os Companheiros”, publicado no site do filósofo Olavo de Carvalho, no dia 9 de dezembro em 2001. Trata-se de uma ironia para criticar 1 encontro do Foro de São Paulo, realizado à época em Havana.
Existem muitas iniciativas para a integração econômica da região, como a Alca (Área de Livre Comércio das Américas) e a Unasul (União de Nações Sul-Americanas), mas nenhuma delas implica que países integrantes tenham de abrir mão de suas soberanias ou aderir ao socialismo. As informações foram checadas por integrantes do projeto Comprova.
O termo Ursal apareceu, novamente, no site de Olavo: era a reprodução de uma coluna do autor publicada no jornal Diário do Comércio, em 1º de maio de 2006.
Em seguida, surgiu a página “Dossiê Ursal”. De acordo com o Whois, ferramenta de análise de sites, ela foi criada em 9 de abril de 2015.
O Comprova entrou em contato com 1 homem que se apresenta em vídeos no Facebook como o criador do endereço virtual e pediu, por mensagem, informações sobre o site e sobre a primeira menção à Ursal descoberta por ele. Porém, o internauta disse não conceder entrevistas sobre o assunto.
Menções à sigla se tornaram virais em 2018 após o primeiro debate com os candidatos à Presidência da República, transmitido pela TV Bandeirantes no dia 9 de agosto. Na ocasião, o Cabo Daciolo (Patriota) pediu para Ciro Gomes (PDT) falar sobre o Foro de São Paulo e sobre o “plano Ursal”. Ciro disse desconhecer este termo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário