GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Limpeza de Praia e Palestras marcam primeiro dia da Semana de Meio Ambiente

As primeiras atividades em comemoração a Semana do Meio Ambiente, em Caraguatatuba, tiveram início hoje (04/06), com a abertura oficial, que foi realizada no Mirante Pôr do Som, no Camaroeiro, às 9h.
Na ocasião, o prefeito Aguilar Junior aproveitou para destacar a importância das atividades de educação ambiental. “Nós fazemos questão de incentivar as atividades nesta semana especial. Reforço o pedido de que todos participem, temos que criar esse hábito positivo de cuidar do meio ambiente, pois isso fortalece todos os projetos que desenvolvemos o ano todo”, destacou o prefeito.

O evento contou com a presença de autoridades locais, vereadores e crianças, que após a cerimônia seguiram para a primeira ação: uma limpeza de praia pelos arredores do Camaroeiro. Entre latinhas, garrafas, sacolinhas, roupas, sapatos, espumas e microlixo, foram recolhidos 102 kg de resíduos em apenas 2 horas de atividade.
“O Camaroeiro é muito visitado e merece uma atenção especial. Nós realizamos diversas ações de limpeza por aqui e infelizmente sempre coletamos muito lixo. Fazemos nossa parte, mas é preciso destacar a importância da consciência ambiental dos que frequentam esse espaço”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti.
De acordo com o secretário, as atividades da Semana do Meio Ambiente contemplam teoria e prática, aliando a educação ambiental com o exercício de fazer. “A proposta da semana é aprender e executar. O governo do prefeito Aguilar Junior tem investido muito nessa visão de projetos socioambientais, pois sabemos que não há mais espaço para se pensar em desenvolvimento sem sustentabilidade”, finalizou o secretário.
O primeiro dia da Semana de Meio Ambiente terminou com uma palestra do Instituto Argonauta sobre Resgate de Animais Marinhos, realizado no PESM – Parque Estadual da Serra do Mar.

Palestras, apresentações e plantios fazem parte da programação
Dos dias 05 a 08/06 a programação é variada e acontece em diversos pontos da cidade. O destaque fica para os cursos gratuitos de Arborização Urbana, ministrado pela Analista Ambiental, Priscila Barsotti, que se realizam no dia 05/06 (terça-feira), às 9h, no auditório da SEPEDI – aberto ao público; e o curso de Reaproveitamento Integral de Alimentos, com a nutricionista Fernanda Fernandes, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Este curso será na sede do Banco de Alimentos, às 9h e é necessário realizar a inscrição antecipada pelo telefone (12) 3883-6548.  As vagas são limitadas.
O PESM também recebe outras palestras, como “Operação Estiagem” (05/06 às 14h); apresentação do projeto “Meu Pequeno Caiçara” - resgate da cultura da pesca tradicional, palestra com o tema “Conhecendo o Parque Estadual da Serra do Mar” e “A importância dos Primatas como sentinelas do surto e febre amarela no estado de São Paulo” (06/06, às 9h, 14h e 15h, respectivamente); palestra sobre Agricultura Familiar Sustentável, “Bromélias da Mata Atlântica” e Apresentação do Projeto Jacutinga (07/06 às 9h, 14h e 15h, respectivamente); e Apresentação do Programa de Coleta Seletiva de Caraguatatuba e palestra “Arquivo histórico e Patrimônio Ambiental” (08/06 às 9h e 14h).  O PESM recebe também a exposição do “Arquivo Histórico – Um olhar Ambiental”.
O encerramento das ações será no dia 08, às 18h, na Videoteca Lúcio Braun (MACC), com a transmissão do filme “Hans Staden – O filme”. Logo após, às 19h30, será realizado um Cine Debate com o tema “Praia de Plástico”, onde será apresentado um documentário com abertura para debate público após a exibição do mesmo, em parceria com a ONG SOS Mococa. Toda a programação é aberta ao público.
O plantio de mudas nativas também engloba a Semana de Meio Ambiente. Como parte do projeto de Arborização Urbana, as atividades estão programadas para os dias 05 (terça-feira), no Bairro Ipiranga, às 9h, com alunos da CEI EMEI Messias Mendes de Souza e no dia 06 (quarta-feira), no Residencial Getuba, também às 9h, com a comunidade local.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, pelo telefone (12) 3897-2530.


Programação Completa da Semana do Meio Ambiente de Caraguatatuba
De 04 a 08 de junho 2018

Dia 4 (segunda-feira)
·         Das 9h às 11h30 - Abertura da Semana Integrada do Meio Ambiente  com a presença do Prefeito José  Pereira de Aguilar Junior
Local:  Mirante Pôr do Som – Praia do Camaroeiro
Mutirão de Limpeza da Praia no Camaroeiro
·         14h - Palestra- Resgate de Animais Marinhos
Palestrante: Equipe do Instituto Argonautas
Local: Parque Estadual da Serra do Mar

Dia 5 (terça-feira)
·         Das 9h às 11h30 - Arborização Urbana - Plantio de mudas nativas
Local: Bairro Ipiranga - Praça do Pau Brasil
ATIVIDADES COM OS ALUNOS DA CEI/EMEI Messias Mendes de Souza
·         Das 9h às 11h30 - Curso de Arborização Urbana 
Analista Ambiental Priscila Barsotti – SMAAP e Representante da DEFESA CIVIL DE CARAGUATATUBA / Local: SEPEDI
·         14h - Palestra "Operação Estiagem"
Palestrante: Paulo Cesar - Defesa Civil de Caraguatatuba
Local: Parque Estadual da Serra do Mar
Dia 6 (quarta-feira)
·         Das 9h às 11h30 - Arborização Urbana - Plantio de mudas nativas
Local: Residencial Getuba / "Sylvio Luiz dos Santos" - Casas Populares
ATIVIDADES COM COMUNIDADE LOCAL
·         Das 9h às 11h30 - Apresentação do Projeto "Meu Pequeno Caiçara" - Resgate da cultura da Pesca Tradicional
Palestrante: Profª Edna do Espírito Santo Assis
Local: Parque Estadual da Serra do Mar
·         14h - Palestra: "Conhecendo o Parque Estadual da Serra do Mar"
Palestrantes: Monitores do PESM
Local: Parque Estadual da Serra do Mar
·         15h - Palestra: "A importância dos Primatas como sentinelas do surto e febre amarela no estado de São Paulo ".
Palestrante: Monitores do PESM
Local: PESM.

Dia 7 (quinta-feira)
·         Das 9h às 11h30 - Palestra sobre Agricultura Familiar SustentávelPalestrante: Gilberto Figueiredo (CATI)
Local: Parque Estadual da Serra do Mar
·         Das 9h às 11h30 - Curso: Reaproveitamento Integral de Alimentos
Palestrante: Nutricionista  Fernanda Cardoso Fernandes - SEDESC
Local: Banco de Alimentos -  Av. Min. Dilson Funaro, 287 - Jardim Britânia. (Necessário fazer inscrição pelo telefone (12) 3883-6548 - vagas limitadas)*
·         14h - Palestra: "Bromélias da Mata Atlântica"
Palestrante: Monitores do PESM
Local: Parque Estadual da Serra do Mar
·         15h - Apresentação do Projeto Jacutinga
Palestrante: Alecsandra Tassoni - Save Brasil
Local: Parque Estadual da Serra do Mar
Dia 8 (sexta-feira)
·         Das 9h às 11h30 - Apresentação do Programa de Coleta Seletiva de Caraguatatuba
Palestrante: Gestor Ambiental Reinaldo Gomes - SMAAP
Local: Parque Estadual da Serra do Mar
·         14h - Palestra: "Arquivo Histórico e Patrimônio Ambiental"
Palestrante: Historiadora Denise  Lemes - Arquivo Arino Sant'Ana de Barros
Local: Parque Estadual da Serra do Mar
·         18h - "Hans Staden - O filme"
19h30 – Cinedebate – tema: Praia de Plástico
Local: Videoteca Lucio Braun

TODOS OS DIAS (04 a 08/06) - EXPOSIÇÃO DE FOTOS: "Arquivo Histórico - Um Olhar Ambiental" - no PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR.

Nenhum comentário: