GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 17 de março de 2017

Caraguatatuba continua em estado de atenção em razão das fortes chuvas

A Defesa Civil (DC) de Caraguatatuba segue em estado de atenção por conta das chuvas que atingiram a cidade, aliado a maré alta.
O Governo Municipal de Caeaguatatuba alerta aos munícipes que estão em área de risco para que entrem em  contato direto com o atendimento de emergência da Defesa Civil ou com o Corpo de Bombeiros para vistoria das casas pelos seguintes contatos:
Defesa Civil – 199
Corpo de Bombeiros – 193
No acumulado dos três dias, o índice pluviométrico é de 186 milímetros, porém, nesta madrugada, em uma hora, choveu 160 milímetros.
Famílias poderão ser removidas para o Centro Esportivo Municipal ou Centro de Integração e Apoio à Pessoa Idosa (CIAPI) e estão sendo assistidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Vários bairros ficaram alagados, principalmente na região central. Felizmente não há vítimas.
Várias equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão trabalhando na desobstrução de vias e rios para escoamento da água desde 1h da madrugada.
Três equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social estão de plantão e, junto com a Defesa Civil, atendem aos afetados pelas chuvas desde a madrugada.
Segundo a Secretaria de Educação, várias escolas tiveram as aulas suspensas nos bairros Jaraguazinho (CEI Profa. Maria Ounicie Dias Pereira); Gaivotas (CEI Severino Vitoriano dos Santos e EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira); Cantagalo (EMEF João Thimóteo do Rosário); Poiares (EMEF Prof. João Baptista Gardelin); Pegorelli (EMEF Masako Sone); Jetuba (EMEF Profª. Maria Thereza de Souza Castro); Casa Branca (CEI Profª. Maria Aparecida Aranha Chodounsky, EMEF Prof. Luis Silvar do Prado e EMEF Oswaldo Ferreira); Olaria (CEI Maria Aparecida Pires de Menezes);  Massaguaçu (CEI Profª. Estér Nunes) e Tinga (CIDE Tinga).
De acordo com a Secretaria de Saúde, o acesso da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jetuba ficou com problemas. O acesso à UBS Casa Branca também está alagado. O CAPS Centro está com vazamentos e o atendimento foi interrompido.
Muitos funcionários de diversos setores não conseguiram chegar ao trabalho e o atendimento está prejudicado. Alguns médicos também não puderam chegar para o expediente. Mas a Secretaria de Saúde contou com a colaboração do diretor da Divisão de Assistência à Saúde e do coordenador da UPA, João Moretti, como médicos plantonistas no local. O secretário de Saúde, Amauri Toledo, afirma que, caso necessário, serão convocados mais médicos para atendimento no local.
Não haverá atendimento no Pat Caraguatatuba nesta quarta-feira em razão dos alagamentos.
A Rodovia dos Tamoios foi interditada em cinco pontos e deve ser totalmente liberada no período da tarde para ambulâncias. Em casos de emergência, a Concessionária Tamoios fará a liberação destes veículos antes.
Há complicações na região do Jetuba pela SP-55 e também na Oswaldo Cruz (que liga Taubaté a Ubatuba).
As empresas concessionárias Bandeirante Energia, Caraguá Luz e Sabesp foram acionadas para atendimento em locais onde há ocorrências de falta d’água e luz. A empresa Praiamar Transportes teve de interromper algumas linhas por conta de problemas nas vias. Sistemas de telefonia continuam com problemas.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, estava em Brasília participando de reuniões, mas está retornando, imediatamente, para acompanhar e apoiar as famílias.
Todas as secretarias estão apostas para atendimento e o gerenciamento de crise está concentrado na Secretaria de Comunicação Social. Em casos de ruas alagadas e obstruídas, a população pode entrar em contato no (12) 3897-5650. Os pedidos serão encaminhados para as equipes da Secretaria de Serviços Públicos.
O Fundo Social de Solidariedade já está doações de materiais de higiene e limpeza neste primeiro momento. Todo o material pode ser encaminhado para todas as secretarias municipais, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), igrejas católicas e evangélicas, a empresa Bracar e o Caraguá Praia Shopping.
Previsões - De acordo com previsão mais atualizada do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), para quarta, quinta e sexta-feira (15, 16 e 17/03, existem pequenas probabilidades de chuvas e o tempo deve ficar aberto. Mas, durante o sábado e domingo (18 e 19/03), a previsão volta a ser de aumento de nebulosidade e baixo acumulo de chuvas isoladas. A pausa nas precipitações está prevista para a próxima segunda-feira (20/03).

Nenhum comentário: