GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Sexualidade é tema de palestra para idosos no Ciapi

O sexo como fonte de prazer e de realização na terceira idade foi tema de palestra para os frequentadores do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), nessa segunda (13/2), manhã e tarde, no Jardim Jaqueira.

No bate papo com os idosos, a psicóloga Jaquelina Teixeira abordou assuntos como a perda da privacidade quando os pais vão morar com os filhos; o crescimento da AIDS nesse segmento da população; mudanças no corpo da mulher e do homem com o avanço da idade, entre outros.

“Há uma crença de que o idoso é assexuado. E muitos idosos acabam não vivendo a sexualidade por medo do ridículo ou expor a saúde a riscos. Isso não condiz com a realidade. O grande segredo é lidar com os limites do corpo, conversar com o parceiro (a) e vivenciar a sedução, fantasias e desejos em cada fase da vida”, disse a psicóloga.

Depois foi a vez de Sônia Fioratti, do Grupo de Vigilância Epidemiológica, reforçar a importância do uso de preservativos (masculino e feminino) nas relações sexuais para prevenir doenças como AIDS e sífilis, e de levar material próprio para fazer pés e mãos (alicate, palito, acetona e esmalte) para se precaver da hepatite B e C.

O enfermeiro Paulo Rodrigo Cândido Rosa, da Unidade de Atendimento à Moléstias Infecto Contagiosas (UAMI) chamou a atenção do público masculino para realizarem exames de rotina. “Fiquem atentos à perda de cabelo, feridas que não cicatrizam e a qualquer alteração no funcionamento do organismo”, destacou.

O casal Francisco e Regina Nagy, que está junto há 41 anos, disse que a iniciativa da palestra foi muito boa. “Meu pai não conversava comigo sobre sexo. Mas quando chegou o momento, eu e minha esposa conversamos e orientamos nossos filhos. E esperamos que eles também tenham diálogo aberto com seus próprios filhos”, afirmou Francisco.

Esta palestra teve a participação de 314 pessoas e faz parte da programação da Campanha da Saúde iniciada em janeiro com o tema câncer de pele. No próximo mês, o assunto será osteoporose, artrite e artrose e também será aberto ao público em geral.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Claudia Moyses (claudiagrega@gmail.com)
Jornalista

Nenhum comentário: