GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Ação conjunta aborda moradores de rua e migrantes em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Polícia Militar, realizou uma nova ação em diversos pontos da cidade, abordando migrantes e moradores de rua.

Nesta sexta-feira (10), foram realizadas 15 abordagens na Praça da Cultura, na Rua Teotino Tibiriçá Pimenta, na Rua Ostiano Sandeville e na Avenida Altino Arantes (atrás e na frente do prédio da Telefônica), na Praça do Rádio Amador e nas imediações da Rodoviária.

Na abordagem, as assistentes sociais da Prefeitura oferecem encaminhamento à Casa Transitória, no Porto Novo, que possui 54 vagas – 46 masculinas e oito femininas - para abrigar migrantes temporariamente. Além da hospedagem, eles recebem alimentação, apoio assistencial, psicológico e encaminhamento para cursos. Outra opção dada é a passagem de ônibus para o retorno à cidade de origem.

Das pessoas abordadas, 13 foram retiradas dos locais, três foram encaminhadas para suas cidades e seis acolhidos na Casa Transitória.

“É importante que a população saiba que essas pessoas são itinerantes, não são moradores de rua. Muitos são trazidos de outras cidades do Vale do Paraíba como Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, entre outras”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes.

De acordo com o secretário, o que reforça esses indivíduos a ficarem nas ruas é a doação que recebem em dinheiro e comida. “Congregações católicas, evangélicas e espíritas fornecem e levam alimentos onde eles estão mendigando. Isso reforça a permanência deles nas ruas. Pedimos que essas instituições trabalhem em conjunto com a Prefeitura de Caraguatatuba para que os andarilhos retornem às suas famílias ou municípios”, ressaltou o secretário.

Cerca de 95% desse segmento da população é viciado em algum tipo de droga (álcool, crack, cocaína, maconha), acumuladores compulsivos ou foragidos da polícia de acordo com levantamento realizado pela secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. “Orientamos os comerciantes e os moradores da cidade a tomarem medidas protetivas e acionar imediatamente a Prefeitura e Polícia Militar”, disse Fontes.

As secretarias envolvidas na ação foram a de Desenvolvimento Social e Cidadania, Urbanismo e Serviços Públicos, além do apoio dado pela Polícia Militar e Conselho Tutelar. A intenção dos secretários é prosseguir diariamente com as ações para evitar o retorno dos migrantes.


Serviço – Casa Transitória – Rua Banco Itaú, 222, Porto Novo (Rua Cimentuba).


Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Márcia de Paula (clamorena@hotmail.com)
Jornalista

Nenhum comentário: