GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Cidades intensificam ações para combate à Dengue

Verão é época propícia para proliferação da doença

Os municípios da região intensificam a as ações contra Dengue, já que no ano passado, Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba enfrentaram epidemia. Visitas casa a casa, nebulização, panfletagem, são algumas das atividades promovidas pelas quatro prefeituras do município para conter o avanço da doença. Em 2014, foram mais de oito mil casos confirmados em Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba (São Sebastião não forneceu dados até o fechamento da matéria). 
Nesta semana, os municípios estão levantando os dados atuais da doença para estatísticas de 2015 por meio da Avaliação de Densidade Larvária (ADL). Com isso, Ilhabela e Ubatuba não tinham confirmação de casos até a data de hoje e Caraguatatuba contava com 40 casos confirmados até o dia 7 de janeiro. 
Em Caraguá, os bairros que merecem mais atenção são os da região sul (Perequê Mirim, Porto Novo e Pegorelli). Outra ação destacada pela prefeitura são as visitas das equipes da Secretaria de Saúde às casas de veraneio, já que nesta época do ano é mais fácil encontrar os responsáveis pelos imóveis. 
Em Ilhabela, as atenções também estão voltadas para as regiões mais populosas, como a Barra Velha e o Itaquanduba. O município investiu na aquisição de novos equipamentos e de um veículo próprio para dar mais estrutura às equipes do chamado PIACD (Plano de Intensificação de Ações de Controle da Dengue). A prefeitura também tem realizado diversas campanhas institucionais para alertar contra a Dengue, em anúncios de jornal, rádio, internet, redes sociais, faixas e folderes.
Ubatuba não divulgou quais bairros merecem mais atenção, mas informou que a prefeitura realiza visita casa a casa diariamente conforme cronograma da Secretaria de Saúde, bem como nebulização para matar o mosquito transmissor na fase adulta. O município também aproveita a época da temporada para intensificar as visitas nas casas de veraneio e intensificou as atividades desde o fim do ano passado para evitar proliferação dos focos da doença. 

Pernilongos 

Além de época favorável para proliferação da Dengue, o verão é a estação favorável para o desenvolvimento de pernilongos (culex), devido às altas temperaturas e chuvas. No entanto, esta temporada parece atípica, e mesmo com a escassez de chuva nota-se uma incidência cada vez maior do inseto nas quatro cidades, inclusive durante o dia.  A prefeitura de Ubatuba informou que não está tomando medidas específicas para combate aos pernilongos, mas ressaltou que realiza trabalhos com larvicida biológico, que não prejudica o meio ambiente, na cabeceira dos rios, para controlar os borrachudos.
Já em Caraguatatuba, a prefeitura informou que o município tem um programa de controle de borrachudos e pernilongos, com limpeza de valas e aplicação de inseticidas, sem agressão ao meio ambiente, durante todo o ano para prevenir estas infestações.
Em Ilhabela também não há ações específicas para combate aos pernilongos, mas sim contra os borrachudos, com aplicação de larvicida em nascentes e córregos. Com relação a este tema, a prefeitura de São Sebastião informou que já iniciou ações de combate aos mosquitos com limpeza e desobstrução de córregos e bueiros, para posterior aplicação de larvicida pelos agentes de controle do vetor. 
Vale ressaltar que a comunidade também tem participação efetiva e importante tanto no combate à Dengue como também para a diminuição da incidência de pernilongos. É essencial eliminar possíveis criadouros, tampar fossas e caixas d´água, não jogar lixo em valas, bueiros, e principalmente não descartar objetos e recipientes que possam acumular água no meio ambiente. 

Nenhum comentário: