GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 14 de setembro de 2013

Festival traz sabor e alegria da roça para a cidade de São Paulo

Entre prédios comerciais e de apartamentos residenciais que cada vez mais invadem os bairros da capital paulista, existe um canto preservado para aqueles que não podem ter contato com as raízes culturais do interior e sentir o gostinho de um tempo em que a maioria dos brasileiros vivia na roça.
De 13 a 22 de setembro, o Parque da Vila Guilherme-Trote/Mar Center, na zona norte, sedia a 17ª edição do Revelando São Paulo - Festival da Cultura Tradicional Paulista. O evento - que ocorre anualmente também no Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Iguape, reúne atrações como artesanato, culinária, música e dança.
Nesta edição, a novidade é o espaço dedicado à mostra de flores e frutas vindas de nove municípios. No espaço Praça Verde, crianças e adultos poderão, entre outras atividades, aprender a cultivar horta em telha, informou Diego Dionísio, da Abaçaí Cultura e Arte, organização social à frente do encontro, que é patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado.
Dionísio informou que cerca de 250 grupos de cultura tradicional estarão presentes para exibir apresentações regionais como Fandangos, Folias de Reis, Catira, Cavalhada, Moçambique, Congadas, Dança de Santa Cruz, Orquestras de Violas, Caiapós, Cavalhadas e Bonecões entre outros. 'O Revelando São Paulo é uma chance de as pessoas que nunca tiveram contato com essas raízes culturais conhecerem as riquezas do interior'.
O público também vai encontrar a chamada comida típica caipira e caiçara feita em fogões a lenha, especialmente construídos para o festival. Entre as guloseimas, preparadas por culinaristas vindas de 120 cidades, estão doces caseiros, bolinhos caipiras, broas, pamonhas, bolos, café caipira, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, peixes e moquecas.
No Pavilhão de Artesanatos, os cerca de 400 artesãos vão expor seus trabalhos em mais de 100 e confeccionar novas peças em barro, trançados em fibras, palha e cipó, esculturas em madeira e ferro, fuxicos, bordados, panos de prato, entre outros.
Para as crianças foi montada uma mini fazenda com cerca de 150 animais como cavalos, bois, búfalos e mulas, que circularão pela arena do Parque. No local poderão ainda ser feitos passeios em charretes e carros de bois.

Nenhum comentário: