Ao clicar naquele monte de inocentes botões “curtir” espalhados pelas páginas da web, você pode acabar mostrando muito mais do que predileção por Coca-cola ou Lady Gaga. De acordo com uma nova pesquisa, o histórico de suas curtidas reflete outros traços de sua personalidade, como orientação sexual, inclinação política e até se você é um nerd solteirão de alto Q.I. com uma queda pelo cigarro e a nicotina.
Publicado nos anais da National Academy of Sciences, o estudo envolveu a análise de mais de 58 mil usuários do Facebook, os quais foram usados para avaliar sugestões sobre suas personalidades e comportamento, inclusive se eram usuários de drogas ou alcoólatras.
Levando em consideração que a rede social de Zuckerberg computa 2.7 bilhões de novas curtidas por dia, como confessou em 2012, isso representa um banco de dados em expansão de dados à disposição de comerciantes, gerentes de marketing ou qualquer outro interessado na vida pessoal de outros indivíduos. As principais vítimas são aqueles que não estão preocupados com suas configurações de privacidade.
Quando os pesquisadores da Universidade de Cambridge compararam as curtidas com as respostas dadas nos testes de personalidade, padrões surgiram em praticamente todas as direções. O trabalho descobriu que as curtidas estão ligadas à orientação sexual, sexo, idade, etnia, Q.I., religião, política e o consumo de drogas e álcool. Elas também mapeiam o status de seus relacionamentos, a quantidade de amigos e também uma dúzia de outros traços da sua personalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário