O contratante seguiu todos os passos, analisou o currículo, fez testes, pediu recomendações, treinou o funcionário e deu a ele toda a estrutura para realizar suas atividades, mas a frustração bateu na porta e o contratado não corresponde às expectativas. Esse conjunto de insucessos significa que chegou a hora de demitir o colaborador?
A demissão é a decisão mais drástica que o líder pode tomar, porém não se deve manter na empresa alguém que não atende por completo o que sua função exige, por isso um dos trabalhos mais importantes da gerência é recuperar e desenvolver pessoas. Mas e quando tudo isso já foi feito e a sensação de ter errado feito na contratação é jogada na cara do líder?
Como saber qual é a hora certa de demitir um funcionário?
O consultor de negócios e politicas Guilherme Araújo, especialista em liderança situacional (treinamento específico para formar líderes), esclarece:
- A demissão deve ocorrer somente depois que todos os passos para recuperar o colaborador foram dados.
- As metas são negociadas, não impostas. Quando o funcionário não está atingindo os resultados que foram negociados com ele (desempenho insatisfatório), fica insustentável a permanência do mesmo na empresa.
- Má conduta: Desagregadores podem até ser bons em diversas tarefas, mas contaminam o grupo com negatividade.
- Teimosia, persistência em fazer as atividades fora do sistema colocado pela corporação.
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