Nas eleições municipais de 2012, os 5.563 municípios vão eleger 5.070 novos vereadores em relação às eleições municipais de 2008, quando foram eleitos em todo o país 51.748 vereadores. No total, em outubro, o Brasil elegerá 56.810 vereadores. O aumento do número de cadeiras foi possível em razão da divulgação, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em agosto de 2011, da nova estimativa populacional para todos os Municípios brasileiros.
Estudo está sendo divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta segunda-feira, 2 de julho. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski esclarece que segundo a estimativa populacional do IBGE os Municípios com mudanças populacionais poderiam criar até um total de 8.036 novas cadeiras, o que elevaria o número final para 59.764.
A pesquisa da CNM verificou o número de vereadores que cada Município brasileiro pode ter de acordo com a população publicada pelo IBGE, conforme o que determina a Emenda Constitucional 58. Foi constatado que do total de 5.563 o aumento de cadeiras nas Câmaras poderia ocorrer em 2.153, bastando para isso a aprovação de mudança na Lei Orgânica Municipal (LOM). Ziulkoski destaca que desse total, 2.125 (98,6%) responderam ao questionário de pesquisa da CNM, o que torna a amostra significativa. O presidente da CNM acrescenta que dos 2.125 Municípios pesquisados, um total de 1.535, ou 72,24% mudaram a Lei Orgânica Municipal alterando o número de vereadores para as eleições de outubro próximo. “Desse total 1.291 Municípios alteraram o total de vereadores até o limite máximo permitido pela LOM de acordo com a nova população estimada pelo IBGE”, destaca. A pesquisa da Confederação detalha como ficou a situação em cada um dos estados brasileiros, a partir da nova definição do novo número de vereadores. A data final para alterações na LOM foi encerrada em 30 de junho.
Ziulkoski destaca ainda que a pesquisa da CNM apontas o número de vereadores de acordo com a população e distribuição da pesquisa (por faixa de população).
O Blog do Guilherme Araújo é um canal de jornalismo especializado em politicas publicas e sociais, negócios, turismo e empreendedorismo, educação, cultura. Guilherme Araújo, CEO jornalismo investigativo - (MTB nº 79157/SP), ativista politico, palestrante, consultor de negócios e politicas publicas, mediador de conflitos de médio e alto risco, membro titular da ABI - Associação Brasileira de Imprensa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário