GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Contato entre eleitor e vereador é prejudicado por falha em site

Um link no site da Câmara do Rio avisa: fale com o vereador. Só não informa se o usuário obterá resposta nem quando. Sem se identificarem, repórteres do GLOBO enviaram, como cidadãos comuns, mensagem a cada um dos 51 parlamentares pedindo melhorias em torno do Palácio Pedro Ernesto, no dia 19 de maio deste ano. O primeiro e único retorno chegou seis meses depois, em 13 de novembro: "Obrigado pelo envio. Infelizmente, sua mensagem de maio só me foi entregue pela Câmara agora em novembro. Para futuras comunicações, por favor utilize meu e-mail pessoal", dizia o o texto enviado pelo vereador Paulo Messina (PV).
O pedido de providências elaborado pelo GLOBO não foi o único a chegar a Messina com atraso. No mesmo 13 de novembro, ele recebeu outras 29 mensagens enviadas por cidadãos. Um delas com data de 2 de dezembro de 2010. Outra, emitida ao parlamentar do PV em março, informava sobre a falta de professores de matemática na Escola municipal General João Mendonça de Lima, no Pechincha. Integrante da comissão de Educação da Casa, ele, mais uma vez, teve de pedir desculpas ao emissor da mensagem, e o ano letivo terminou antes que o vereador pudesse ter tomado providências para resolver o problema.
— Esse sistema da Câmara é ruim. Em vez de receber cada mensagem no dia em que elas chegaram ao site, todas apareceram no meu computador no mesmo dia. Tenho certeza que muitos vereadores nem sabem que existe esse canal de contato conosco — criticou Messina.
Para testar o sistema de contato do site, O GLOBO fez uma ronda em torno da Câmara em maio deste ano para levantar problemas que estivessem na cara dos vereadores. A mensagem enviada a todos no dia 19 daquele mês alertava, por exemplo, para carros estacionados em lugares proibidos, população de rua e buracos. A resposta não veio e segunda-feira, numa nova ronda, ainda havia diversas falhas nas calçadas, mendigos, estacionamento irregular, além de lixo amontoado nas proximidades do palácio.
Apesar da falta de respostas, a assessoria de imprensa da Câmara informou não haver problemas com o sistema de internet da Casa: "As mensagens postadas no ‘Fale Com’ são automaticamente direcionadas para o canal de e-mails dos vereadores que continua disponível à população para receber sugestões, críticas e solicitações".
Ainda através do site, foi tentado o agendamento de uma visita guiada ao Palácio Pedro Ernesto, mas somente um protocolo de atendimento foi enviado pela Câmara por e-mail. O mesmo aconteceu quando foi usado um ambiente para o cidadão sugerir projetos de lei. Também em maio, O GLOBO redigiu duas propostas. De relevância questionável, foi enviada uma ideia de criar o Dia do Olaria Atlético Clube, um dos poucos a não ter sua data no calendário da cidade. A outra — sugerida após consulta com a ONG Todos Pela Educação — seria determinar que as escolas coloquem a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em local acessível aos pais dos alunos. Em agosto, o prefeito Eduardo Paes se antecipou e publicou um decreto instituindo a norma. Mas até hoje o Legislativo não respondeu ao seu eleitor.

Nenhum comentário: