GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Prova de corrida para ser agente de preparo de alimentos é mais exigente do que as da PM e da Aeronáutica

Os candidatos a agente de preparo de alimentos — novo nome para a função de merendeira nas escolas da rede municipal de ensino — terão que correr, e muito, para conseguir uma das 500 vagas oferecidas no concurso. A prova física de corrida, marcada para janeiro, terá índices mínimos de aprovação que deixam para trás até mesmo seleções militares.
As candidatas a agente de preparo deverão percorrer, no mínimo, 1.800 metros em 12 minutos. Enquanto, por exemplo, no concurso para a Polícia Militar em 2010, as inscritas para as vagas de soldado tiveram que correr, ao menos, 1.500 metros no mesmo tempo. Entre os homens, a diferença é ainda maior: mínimo de 1.700 metros na PM e 2.200 metros na Comlurb, a serem percorridos nos mesmos 12 minutos.
Um levantamento do EXTRA, com base em editais públicos, mostra que o teste de corrida dos agentes de preparo de alimentos é mais rigoroso até mesmo que o de seleções de oficiais da Aeronáutica e do Instituto Militar de Engenharia, guardas municipais e, inclusive, garis da própria Comlurb — justamente a empresa que está contratando os profissionais para as escolas públicas.
Prova exagerada
O presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), Ernani Pimentel, diz que o ritmo da prova é um exagero por não ser justificado pelas exigências do cargo. Pelo edital, os aprovados atuarão na cozinha das escolas, preparando e servindo a comida aos alunos, além de limpar o local de trabalho.
— Não vejo motivos para um cozinheiro ter que correr mais do que um gari na seleção — diz Ernani Pimentel.
Teste exige bom preparo físico
Um outro detalhe é que, diferentemente do que acontece nos concursos militares — normalmente voltados para um público jovem —, a seleção de agente de preparo de alimentos não estabelece limites de idade. Pelo contrário: ter mais de 60 anos é o primeiro critério de desempate na prova teórica — a primeira etapa seletiva, que pré-seleciona quem vai participar dos testes físicos.
Apesar da polêmica, o professor Elon Junior, autor do livro "Preparação física para concursos", diz que qualquer candidato pode cumprir a exigência mínima para ser aprovado no teste de corrida da Comlurb, desde que se prepare com antecedência.
— Tipo físico, sexo e idade não são mais limitadores de performance. Mas quem está fora de forma tem que começar a preparação com, pelo menos, uns três meses de antecedência — diz.
Para Comlurb, prova é adequada
Em nota da Comlurb, a diretora de Gestão de Pessoas, Dalila de Brito Ferreira, informou que "A capacitação física para os cargos citados, incluindo o de gari, previa outras provas, além da corrida, como barra, flexão abdominal e apoio sobre solo, entre outros". Ainda de acordo com a diretora da companhia, a corrida complementa um protocolo de avaliação de condicionamento físico, estabelecido por profissionais autorizados para essa verificação. E que "está previsto que o candidato pode, durante a prova, caminhar e até mesmo parar".
Além da prova de corrida, o concurso de agente de preparo terá ainda provas teóricas, testes físicos de força e exame prático. As inscrições para o concurso ficarão abertas até 9 de dezembro. Para concorrer, basta ter o ensino fundamental e mais de 18 anos. O edital está disponível no site www.diomcintra.org.br.
Veja as distâncias mínimas a serem percorridas em 12 minutos em cada concurso:
Agente de preparo de alimentos: Homens (2.200m) e Mulheres (1.800m)
Guarda Municipal do Rio: Homens (2.100m) e Mulheres (1.700m)
Oficiais da Aeronáutica: Homens (2.080m) e Mulheres (1.740)
Gari da Comlurb: Homens (1.800m) e Mulheres (1.600m)
Instituto Militar de Engenharia (IME): Homens (1.800m) e Mulheres (1.600m)
Polícia Militar do Rio: Homens (1.700m) e Mulheres (1.500m)
*Os índices mínimos exigidos foram consultados nos editais dos seguintes concursos: Soldado da Polícia Militar (2010), Instituto Militar de Engenharia (2011), Estágio de Adaptação de Oficiais da Aeronáutica (2011), Guarda Municipal (2011) e Gari da Comlurb (2009). O gráfico mostra apenas as exigências na prova de corrida, sem considerar os demais exames físicos que variam conforme cada um dos concursos.

Nenhum comentário: