Admita: quase nenhum homem consegue lidar com uma mulher aos prantos. Se você não fala, é insensível. Se fala, corre o risco de piorar a situação. Para não você nunca mais se atrapalhar, ALFA apurou quais são os contragolpes mais comuns das mulheres emotivas — e o melhor jeito de rebatê-los.
1. Não diga que tudo vai dar certo
Mulher: “Como você sabe que vai dar certo? Desde quando consegue prever o futuro?”
Melhor alternativa: Pergunte “O que eu posso fazer para você se sentir melhor?” (e dê um abraço).
2. Não peça para que ela pare de chorar
Mulher: “Se eu pudesse segurar, você acha que eu estragaria a minha maquiagem?”
Melhor alternativa: Corra atrás de um lenço, enxugue as lágrimas e diga algo como “você fica linda quando chora”.
3. Não diga que o que vocês precisam é de sexo
Mulher: “Claro, porque sexo resolve tudo nessa vida. Como você pode pensar em uma coisa dessas no meio disso tudo?”
Melhor alternativa: Sente-se no sofá junto com ela. Apoie o corpo dela no seu e comece a fazer carícias em seu cabelo. Qualquer palavra pode matar o momento. Por isso, do cabelo passe para as mãos. Quando ela se acalmar beije-a levemente.
4. Não peça para que ela seja forte
Mulher: “Como? Estou acabada e mal consigo levantar os meus braços.”
Melhor alternativa: Diga: “Você pode não ter consciência, mas eu sei o quanto você é forte. Você vai superar tudo isso”
5. Quando ela ficar em silêncio
Mulher: Não diz uma palavra, olha para o nada ou faz sons estranhos segurando o choro.
Melhor alternativa: Puxe-a para o seu lado, olhe nos olhos e dê um abraço e diga que você adora o jeito dela.
6. Não diga que ela está exagerando
Mulher: “Por que você está minimizando o que eu estou sentindo? Você não tem coração? ”
Melhor alternativa: Diga: “conversa comigo, me explica os motivos que estão deixando você desse jeito”
7. Não pergunte se ela está na TPM
Mulher: “Eu não fico triste só quando estou de TPM. E nem sou dessas mulheres que ficam todas sensíveis quando estão de TPM. Eu nem posso ficar triste que você já acha que é TPM. Que absurdo!”
Melhor alternativa: Pergunte: “Está tudo bem com você? Posso ajudar?” e sorria.
8. Não peça para que ela tente ficar feliz logo
Mulher: “Diferente de você, eu tenho sentimentos a ponto de ficar triste com alguma coisa que está fora da minha alçada. Chama-se compaixão. E seu eu pudesse, faria de tudo para mudar isso”
Melhor alternativa: Diga: “Tinha que haver um jeito de a gente mudar isso. É tão difícil aceitar”
9. Não peça para que ela pare para pensar
Mulher: “Ah, é. Por que se não sou eu para fazer uma tempestade em um copo d’água… A situação é essa e você não está entendendo”
Melhor alternativa: Dê um abraço e diga algo como “a situação talvez não seja tão ruim, vamos pensar com calma, você pode sair dela muito melhor”
10. E o mais importante: não peça calma
Mulher: “Para de dizer o que eu devo fazer. Você está me deixando mais nervosa ainda”
Melhor alternativa: Diga: “Extravasa, leve o tempo que for. Eu vou ficar do seu lado”.