GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Samu realiza curso de capacitação das equipes de atendimento na região

A Coordenação Geral do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Regional Litoral Norte, com sede em São Sebastião, com o apoio da Prefeitura Municipal, iniciou em 3 de agosto um curso direcionado às equipes de atendimento do serviço, compondo a primeira turma com 60 alunos que serão capacitados em Atendimento Pré Hospitalar.
Esta capacitação é base de um protocolo do Ministério da Saúde, através de tutores que foram treinados e formados pelo hospital alemão ‘Oswaldo Cruz’, responsável pelo desenvolvimento dos meios necessários tanto didáticos como logísticos.
No Litoral Norte, a responsabilidade de aplicação deste treinamento ficou sob a responsabilidade de dois tutores: o técnico de enfermagem, Fábio Luiz, e a enfermeira responsável técnica, Maria Antônia Barbosa.
Segundo André Luís da Silva Leandro, coordenador do Comitê Gestor de Atenção às Urgências do Litoral Norte, com mais esta capacitação, a unidade estará inserida num contesto protocolar, “sendo a primeira turma da segunda etapa de capacitação do Ministério da Saúde”, destacou Leandro.
O próximo passo deve começar ainda neste semestre, com término previsto antes do início da temporada de verão, onde serão capacitados médicos e enfermeiros.
O curso foi aplicado primeiramente na quarta-feira passada, aos alunos de Caraguatatuba e Ubatuba, na Faculdade Módulo, e na quinta-feira, aos alunos de São Sebastião, na FASS (Faculdade São Sebastião). A previsão para o término deste treinamento é para dezembro deste ano, sendo a segunda turma prevista para iniciá-lo em janeiro de 2012.
Além de agradecer às instituições de ensino por ceder seus espaços, o coordenador André Leandro também fez questão de agradecer à Administração Municipal “por fornecer seus profissionais de saúde para esta importante atividade que leva qualidade de atendimento aos munícipes e turistas”.
De acordo com ele, nesta capacitação são abordados os seguintes assuntos: Módulo Introdutório, que trata sobre o funcionamento do SUS e o Samu; Biossegurança e Segurança da Cena, Emergências Pediátricas e Neonatais; Emergências Clínicas Obstétricas; Múltiplas Vítimas/Catástrofes, Técnicas Básicas de Salvamento e Resgate; Emergências Clínicas Neurológicas, Equidade em Saúde: População em Situação de Rua; Gestão para a qualidade em SBV; Transporte Aeromédico, Aquático e Terrestre; Emergências Metabólicas, Respiratórias e Toxicológicas; Emergências Clínicas Cardiológicas, Emergências Psiquiátricas e Trauma e Emergências Cirúrgicas I, II e III.

Nenhum comentário: