GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Começa 2ª Semana de Saúde do Homem no município

A Secretaria de Saúde de São Sebastião (Sesau), em cumprimento à Lei Municipal 02060/10 e através da Estratégia de Saúde da Família (ESF), está realizando, desde ontem, a 2ª Semana de Saúde do Homem. O objetivo é conscientizar o público masculino quanto à importância e à necessidade dos cuidados e prevenção para que possa ter uma melhor expectativa de vida, com saúde e qualidade.
Neste sentido, as unidades de ESFs do município intensificarão os atendimentos aos homens, através de ações especialmente desenvolvidas para ocasião, além dos atendimentos já disponibilizados rotineiramente. As ações da Semana deverão estender-se até o início de setembro, com atividades externas.

O homem e a saúde

As ações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, lançada pelo Ministério da Saúde em agosto de 2009, tem por objetivo facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde e buscam romper os obstáculos que impedem os homens de frequentar os consultórios médicos.
Entre os seus subsídios está uma pesquisa feita com sociedades médicas brasileiras e conselhos de saúde. Divulgado em 2008, o levantamento ouviu cerca de 250 especialistas e mostrou que a população masculina não procura o médico por conta de barreiras culturais, entre outras. Na maioria das vezes, os homens recorrem aos serviços de saúde apenas quando a doença está mais avançada. Assim, em vez de serem atendidos no posto de saúde, perto de sua casa, é preciso procurar um especialista, o que gera maior custo para o SUS (Sistema Único de Saúde) e, sobretudo, sofrimento físico e emocional do paciente e de sua família.

Mortes

A não adesão às medidas de saúde integral por parte dos homens leva ao aumento da incidência de doenças e de mortalidade. Números do Ministério da Saúde mostram que, do total de mortes na faixa etária de 20 a 59 anos, 68% foram de homens. Ou seja, a cada três adultos que morrem no Brasil, dois são homens, aproximadamente. A cada cinco pessoas que morrem de 20 a 30 anos, quatro são homens. De acordo com a publicação ‘Saúde Brasil 2007’, os homens representam quase 60% das mortes no país.
Os últimos dados de óbitos consideram o ano de 2005. Além disso, números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que, embora a expectativa de vida dos homens tenha aumentado de 63,20 para 68,92 anos de 1991 para 2007, ela ainda se mantém 7,6 anos abaixo da média das mulheres.

Nenhum comentário: