GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Câmara aprova texto principal que permite terceirização irrestrita

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira, 22, projeto de lei de 19 anos atrás que permite terceirização irrestrita em empresas privadas e no serviço público. A proposta também amplia a permissão para contratação de trabalhadores temporários, dos atuais três meses para até nove meses - seis meses, renováveis por mais três.
ctv-ubt-protesto-terceiros dusek: Parlamentares da oposição protestaram durante a sessão
O texto principal do projeto foi aprovado por 231 votos a 188 - quórum menor do que os 308 votos mínimos necessários para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) como a da reforma da previdência. Houve ainda oito abstenções. Neste momento, deputados começaram a votar os destaques ao projeto.

Na votação, a Câmara não pode incluir inovações no texto. Isso porque a proposta, de 1998, já tinha passado uma vez pela Casa, em 2000, e pelo Senado em 2002. Com isso, deputados só puderam escolher se mantinham integral ou parcialmente o texto aprovado pelo Senado ou se retomavam, integral ou parcialmente, a redação da Câmara.
O texto final aprovado, que seguirá para sanção do presidente Michel Temer, autoriza terceirização em todas as atividades, inclusive na atividade-fim. Atualmente, jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TSE) proíbe terceirizar atividade-fim da empresa. Por exemplo, um banco não pode terceirizar os atendentes do caixa.
No caso do serviço público, a exceção da terceirização será para atividades que são exercidas por carreiras de Estado, como juízes, promotores, procuradores, auditores, fiscais e policiais. Outras funções, mesmo que ligadas a atividade-fim, poderão ser terceirizadas em órgãos ou empresas públicas.
O projeto final também regulamentou a responsabilidade "subsidiária" da empresa contratante por débitos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores terceirizados, como acontece hoje. Ou seja, a contratante só será acionada a arcar com essas despesas se a cobrança dos débitos da empresa terceirizada contratada fracassar.
O texto que seguiu para sanção prevê ainda um escalonamento do capital social mínimo exigido de uma empresa de terceirização, de acordo com o número de funcionários. O capital social mínimo exigido vai de R$ 10 mil, para companhias com até 10 funcionários, a R$ 250 mil, para empresas com mais de 100 trabalhadores.
Hoje, não há essa exigência na iniciativa privada. Já no serviço público, a empresa contratante é que determina na hora da contratação qual deve ser o capital social mínimo da companhia de terceirizados. Inicialmente inserida na proposta, a anistia de "débitos, penalidades e multas" impostas até agora às empresas foi retirada do texto pelo relator para facilitar a aprovação do projeto. O governo era contra a medida. Segundo o relator do projeto na Câmara, Laércio Oliveira (SD-SE), essas dívidas hoje somam R$ 12 bilhões.
A oposição criticou a votação do projeto, sob o argumento de que representa um retrocesso e prejudica os trabalhadores. Opositores tentaram negociar, sem sucesso, o adiamento da votação. Eles queriam que, em vez da proposta de 1998, fosse votado um projeto de 2015 que regulamenta a terceirização, já foi votado na Câmara e está parado no Senado.
Na avaliação de deputados da oposição e das centrais sindicais, a proposta mais recente oferece mais salvaguardas aos trabalhadores. O projeto de 2015 traz garantias, como a proibição de a empresa contratar como terceirizado um funcionário que trabalhou nela como CLT nos últimos 12 meses.
Para opositores, a aprovação do projeto anula a reforma trabalhista que está em discussão na Câmara. "Se a terceirização for votada hoje, ela anula esta comissão. Se for votada, a reforma trabalhista vai perder muito o sentido", disse o deputado Paulão (PT-AL).
O líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), por sua vez, saiu em defesa da proposta. Segundo ele, o projeto vai permitir a geração de empregos. "O Brasil mudou, mas ainda temos uma legislação arcaica. Queremos avançar em uma relação que não tira emprego de ninguém, que não vai enfraquecer sindicatos", disse.

Alexandre de Moraes toma posse como ministro em rápida cerimônia no STF

Alexandre de Moraes: O ministro do STF Alexandre de Moraes
O ministro Alexandre de Moraes tomou posse há pouco no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, um mês após ter sido nomeado pela Presidência da República e confirmado pelo Senado Federal. Moraes assumiu a vaga do ministro Teori Zavascki, morto em janeiro, e herdará 6.959 processos do gabinete que aguardavam a sua chegada - já excluídos os processos da Lava Jato, redistribuídos para o ministro Luiz Edson Fachin.

A solenidade de posse do jurista no STF teve a presença do presidente Michel Temer - de quem Moraes foi ministro da Justiça, cargo que ocupava antes de ser indicado à Corte -, da presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, de outros ministros do STF, bem como de uma série de autoridades dos Três Poderes, como os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e ministros de Estado.
Compareceram, também, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o ex-presidente José Sarney, a advogada-geral da União, Grace Mendonça. Estiveram presentes, ainda, os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e José Serra (PSDB-SP) e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) ambos do partido ao qual Moraes era filiado até ser indicado ao Supremo.
"Desejo que seja um período de muito trabalho para o Brasil, para os cidadãos. Desejo sorte para vossa excelência e todo o tribunal", disse a ministra Cármen Lúcia, na cerimônia que durou menos de 15 minutos. Moraes não discursou e fez apenas um breve juramento.
O novo ministro chega ao Supremo depois de uma passagem conturbada à frente do Ministério da Justiça, marcada por crise no sistema penitenciário, destruição de pé de maconha e até antecipação de uma fase da Operação Lava Jato.
Integrantes da Corte ouvidos pelo Broadcast Político no intervalo entre nomeação e posse esperam que Moraes mude de estilo, deixando para trás os tempos de declarações controversas e assumindo a postura de um juiz constitucional, mais apropriada para o tribunal.
Apesar da trajetória de Moraes, ex-secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo no governo Alckmin, ex-titular do Ministério da Justiça no governo Temer e ex-filiado ao PSDB, magistrados minimizam a influência do passado político na futura atuação do novo ministro. "Um ministro, quando assume a cadeira, passa a ter uma vida própria e às vezes uma vida nova. As pessoas, quando chegam aqui, passam a viver para a sua própria biografia. Não se vive para a biografia dos outros, não", comentou um integrante da Corte, sob a condição de anonimato.
Um outro ministro ouvido pela reportagem acredita que a chegada de Moraes pode representar uma guinada mais conservadora da Corte em se tratando da análise de questões comportamentais, como aborto e descriminalização do porte de maconha para consumo próprio. O STF já começou a julgar a descriminalização da maconha, mas a discussão foi interrompida depois do pedido de vista de Teori em setembro de 2015.
"A função de um ministro da Justiça é falar de tudo e sobre tudo. Alexandre chega aqui com a casca grossa", comentou esse integrante da Corte. "Vai ser diferente agora. Quem vem da advocacia, do Ministério Público, da magistratura, mesmo quem já é magistrado, aqui é diferente. Você realmente tem de ter uma postura de juiz constitucional", completou.
Julgamentos. Diante do placar apertado quanto à admissibilidade de uma ação ajuizada pelo Democratas, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, decidiu aguardar a chegada de Moraes para retomar o julgamento sobre a dispensa de autorização prévia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para o recebimento de denúncia contra o governador do Estado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O caso, que ameaça o governador Fernando Pimentel (PT), deve voltar ao plenário em abril.
Moraes também participará do julgamento de dois processos de impacto bilionário nas contas públicas, que tratam da obrigatoriedade de o poder público fornecer medicamentos de alto custo, mesmo que não estejam disponíveis na lista do Sistema Único de Saúde (SUS) ou não tenham sido registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O julgamento foi suspenso após um pedido de vista de Teori, mas não há previsão de quando será retomado.
Um outro processo importante que aguardava a chegada do sucessor do ministro Teori Zavascki é em uma ação que discute a legalização do uso de drogas. Esse julgamento foi suspenso após pedido de vista do ministro Teori.

Governo anuncia rombo de R$ 58,2 bi no orçamento de 2017 e deve aumentar impostos

Observe a cara do ministro ao anunciar o rombo de R$ 58,2 bilhões... Realmente somos todos um bando de covardes...

InfoMoney (Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou nesta quarta-feira (22) que vê uma deficiência de R$ 58,2 bilhões no orçamento de 2017. Em coletiva, porém, Meirelles ressaltou que este não é o valor final do contingenciamento, que deve ser anunciado na próxima terça-feira (28). Mais cedo, em documento distribuído à imprensa, o governo disse que esse era o valor do corte, mas o número final será menor que este, segundo Meirelles.
O ministro não afastou a possibilidade de aumentos de tributos, se necessário. "É uma grande possibilidade [subir tributos]", disse Meirelles. A ideia do corte ou do aumento de impostos visa ajudar o governo a atingir a meta fiscal de déficit de R$ 139 bilhões. Segundo a jornalista Miriam Leitão, do jornal O Globo, já foi decidido que haverá um aumento de impostos.
Meirelles explicou que este "adiamento" do corte de orçamento ocorreu porque há ações judiciais no STF e STJ que podem impactar positivamente as receitas esperadas para este ano. Segundo ele, as decisões da Justiça podem chegar a R$ 18 bilhões.
A previsão para este ano é de queda de R$ 55,340 bilhões nas receitas e aumento de R$ 3,406 bilhões nas despesas, segundo relatório divulgado pelo ministério do Planejamento. O governo também afirma que as previsões de arrecadação com concessões e venda de ativos, as chamadas receitas extraordinárias, estão mais realistas.
Mais cedo, o governo reduziu sua expectativa para o crescimento do país, passando de 1% para 0,5%.  No último relatório Focus divulgado pelo Banco Central, as projeções de mercado apontam para uma alta de 0,48% no PIB de 2017. Para 2018, a Fazenda prevê expansão do PIB de 2,5%.

STJ nega pedido de habeas corpus de Eduardo Cunha

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou mais um pedido de habeas corpus do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acusado na Operação Lava Jato de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. A decisão da Quinta Turma da Corte, nesta terça-feira (21), foi tomada após solicitação da defesa de Cunha, que argumentava não haver motivos para que o decreto determinasse a prisão de Cunha.
De acordo com os advogados, a liberdade do ex-presidente da Câmara dos Deputados não traria novos riscos às investigações. Para os integrantes do tribunal, a manutenção da prisão preventiva se justifica pois o réu "faz parte de um sistêmico e profissional esquema de corrupção" que trouxe "prejuízos financeiros milionários" aos cofres públicos.
Eduardo Cunha está preso desde outubro de 2016, um mês após ter tido seu mandato de deputado cassado na Câmara.
Esta não é a primeira vez que é negada uma solicitação de liberdade feita pelo ex-deputado. No mês passado, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal decidiu manter a prisão de Cunha alegando que não houve ilegalidade na decisão do juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na Justiça Federal. 

FISCALIZAÇÃO E CPI NAS EMPRESAS QUE PRESTAM SERVIÇOS PARA O LEGISLATIVO

DENUNCIA DE POSSIVEIS IRREGULARIDADES. O Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e... Segundo informações no fim do ano de 2016 uma empresa prestou serviços de reparos e manutenção nos aparelhos de ar-condicionado da Câmara Municipal de Caraguatatuba... Na manhã de hoje, recebi uma denúncia de que uma empresa está prestando o mesmo serviços QUE SUPOSTAMENTE JÁ TERIA SIDO FEITO...
Atenção senhores presidente do legislativo, diretor, controlado e procurador da Câmara Municipal de Caraguatatuba o que de fato está acontecendo?

a.       Cadê as licitações da Câmara Municipal?
b.      Aonde foram publicadas as licitações?
c.       Quantas empresas estão prestando serviços sem que houvesse uma licitação?
d.      Quantas cartas convites foram abertas?
e.       Porque as mesmas empresas sempre vencem as licitações?


Peço que seja estes contratos das empresas que prestam os serviços de: contabilidade, jurídico, copa e cozinha, limpeza, elevadores, informática e manutenção, telefonia, ar-condicionado, elétrica e manutenção e reformas do prédio que sejam disponibilizados para que os munícipes tenham acesso. 

Como elaborar o currículo ideal para quem tem pouca experiência

O consultor de negócios e políticas e jornalista Guilherme Araújo visitou o PAT de Caraguatatuba e após conversar com a diretora entrou em campo e busca ajudar as pessoas que estão fora do mercado de trabalho. E tudo começa com a elaboração de um bom currículo vitae. Muito bem, você é jovem e está diante de uma página em branco que precisa se transformar em um currículo.
A dúvida virá mais cedo ou mais tarde: o que incluir na seção “experiências profissionais” se você não tem (quase) nenhuma? E como evitar a tentação de preencher espaço com detalhes desnecessários sobre o único estagio que você fez na vida?
Esse tipo de preocupação é natural e extremamente comum entre profissionais em início de carreira, afirma Guilherme Araújo, jornalista e consultor de negócios e políticas.
Após escutar experiências e analisar currículos de pessoas entre 18 e 28 anos, ele percebeu um padrão comum de comportamento. “A maioria não reconhece suas vivências iniciais como úteis para o mercado de trabalho”, explica. “Com isso, acabam omitindo conteúdos interessantes dos próprios CVs”.
Guilherme Araújo diz que o jovem precisa abrir a cabeça na hora de montar seu “cartão de visitas” para o recrutador. “Qualquer experiência bem vivida pode trazer desenvolvimento e evolução e, se esse for o caso, pode aparecer no currículo”, diz ele.
Ao contrário do que muita gente pensa, mencionar um “bico” como vendedor em uma loja durante a semana do Natal, por exemplo, é válido sim. Desde que você tenha aprendido algo com uma experiência, ela é bem-vinda no documento. 
Para Guilherme Araújo, há diversas formas de exibir o seu potencial em um currículo apesar da falta de experiências profissionais. Uma delas é falar sobre trabalhos voluntários, por exemplo.
“Quem trabalha com voluntariado muitas vezes aprende a ser um ‘faz-tudo’, porque precisa se envolver em múltiplas frentes de trabalho”, afirma. “As empresas hoje valorizam essa versatilidade e desejam pessoas capazes de se dedicar a uma causa em que realmente acreditam”.
Outra forma de chamar a atenção do mercado apesar da sua inexperiência é apostar na sua própria educação. Ao investir em aulas, palestras, oficinas e quaisquer outras formas de qualificação, você passa o recado de que não fica parado e está interessado em progredir na profissão que escolheu.
Esse tipo de “recheio” será muito bem-vindo em seções do currículo como “Cursos complementares” e “Idiomas e informática”.
Também vale falar sobre projetos acadêmicos feitos na faculdade. Mesmo que você não tenha feito iniciação científica, diz Guilherme Araújo, é interessante mencionar trabalhos que exigiram grandes doses de dedicação e competências como liderança e resiliência.
Para não deixar nada de interessante de fora do seu currículo, a dica principal é fazer uma reflexão profunda sobre quais foram as vivências mais marcantes da sua vida até agora. Pouco importa se aconteceram na faculdade, numa ONG, no seu bairro ou mesmo na sua vida pessoal. “Pense em três ou quatro projetos que guiam a sua vida, e procure contar no seu currículo o que você fez até agora para alcançá-los”, orienta Guilherme Araújo.
Confira a seguir um modelo de currículo perfeito para quem tem pouca experiência, elaborado com base nas contribuições de Guilherme Araújo.
(APAGUE OS TEXTOS EM VERMELHO APÓS TER PREENCHIDO O DOCUMENTO)
Nome Completo
Nacionalidade, Estado civil, Idade (Não precisa de CPF nem de RG)
Endereço - Bairro, cidade e estado
E-mail | celular (Deixe um celular direto para falar com você em vez de um telefone fixo)
Disponível para mudança de cidade e/ou estado (se for o caso)

Objetivo: Cargo ou tipo de vaga + área pretendida
(Exemplo: “Estagiário de marketing”. Pesquise na internet se o tipo de vaga mais adequado para você é jovem aprendiz, técnico, estagiário, auxiliar, assistente ou analista. Também vale conversar com pessoas para saber sobre como funciona a área desejada)

Formação acadêmica
  • Ensino médio ou curso de graduação – Nome da escola ou faculdade (Início e conclusão: Mês/ano)
  • Projeto relevante ou projeto de conclusão de curso (Descrição de um ou mais projetos e realizações)

Vivência profissional (Se houver. Cite trabalhos temporários se não tiver experiências na área pretendida)

Empresa, organização ou entidade 1 - (Mês/ano de início) a (Mês/ano de término) (Mais recente)
(Se for uma organização desconhecida, descreva em uma linha o segmento de atuação e porte da empresa. Informe o nome do cargo que você ocupou e escreva sobre a sua responsabilidade dentro da área. Também descreva projetos relevantes e resultados).
Empresa, organização ou entidade 2 - (Mês e ano de início) a (Mês e ano de término)
(Repetir o mesmo padrão de informação da experiência 1)
Exemplo:
Estagiário de comunicação na Companhia XYZ – Março/2016 – Janeiro/2017
A XYZ é uma empresa de médio porte que atua no setor de educação à distância. Como estagiário da área de comunicação, cuidei da diagramação e da revisão de newsletters enviadas à base de contatos da empresa. Obtivemos 10% de aumento nas vendas graças a esforços de e-mail marketing.
Atividades extracurriculares
Trabalho voluntário / Empresa júnior / Iniciação científica - Nome da instituição - (Mês/ano de início) - (Mês/ano de término)
(Descrição do projeto ou citar realização relevante, de 1 a 3 itens)
Competição de cases - Nome da instituição organizadora – Mês/ano
(Descrição da construção de um plano a curto, médio e longo prazo para atingir um determinado objetivo. Escreva também quais foram os resultados alcançados, se a sua equipe passou para a 2ª fase e em qual lugar terminou na competição)
Concursos relevantes - Nome da instituição organizadora – Mês/ano
(Artes, esportes ou hobbies que tiveram relevância para sua vida e um bom resultado alcançado. Exemplo: 1º lugar em concurso estadual de piano).
Cursos complementares (Podem ser cursos online também)
  • Nome do curso - Carga horária - Instituição – Ano (Incluir novos cursos, mesmo em andamento)
  • Nome do curso - Carga horária - Instituição – Ano (Do mais recente para o mais antigo)

Idiomas e informática
  • Língua - grau de domínio (básico, intermediário ou avançado. Citar certificação (carga horária/instituição/ ano de realização). Se você tiver um certificado de proficiência – TOEFL ou IELTS, por exemplo, mencione nível/nota e ano de realização.)
  • Conhecimentos em programas de informática - nível de proficiência (básico, intermediário ou avançado)
 Sucesso e sorte

quarta-feira, 22 de março de 2017

Trabalhos da Ouvidoria Municipal são esclarecidos na Integração FM

Na manhã de ontem (21/03) a Ouvidora Municipal, Cilce Fabretti, concedeu uma entrevista na Rádio Integração FM, para esclarecer à população os trabalhos e serviços que a Ouvidoria da Prefeitura de Caraguatatuba realiza.

A Ouvidoria é um setor onde a população pode ser ouvida diretamente, e não para resolver problemas. “A Ouvidoria é o caminho mais curto entre o munícipe e a Secretaria a qual o serviço está sendo solicitado. Uma vez que a reclamação, a sugestão, a denúncia ou até mesmo um elogio é feito aqui. Temos um prazo de 20 a 30 dias para encaminharmos a solicitação a Secretaria em questão e cobrarmos uma posição para passarmos ao munícipe”, esclareceu a ouvidora.

“É muito fácil entrar em contato. No próprio site da Prefeitura, onde estão publicadas as notícias, no lado esquerdo da página, fica o nosso ‘Canal Direto’, Ouvidoria Geral. Atendemos pelo telefone: 0800-770-0678, pelo link ou pelo e-mail: ouvidoria@caraguatatuba.sp.gov.br”, explicou.

Pela internet ou pelo 0800, o munícipe irá preencher um formulário que será encaminhado a Secretaria solicitada e num prazo de até 30 dias. A resposta chegará à Ouvidoria, que imediatamente entra em contato com o munícipe e repassa o que foi apurado.

“Aproveito para ressaltar que a Secretaria de Saúde tem uma Ouvidoria própria e atende pelo 0800-779-4545”, informou Cilce Fabretti.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Claudia Ottini (clauttini@hotmail.com)
Jornalista

UBS Tinga passa por melhorias na informatização

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba informa que a UBS Tinga passará por trabalhos no cabeamento da Rede de Internet de 22 a 24/3 para informatizar a unidade com o objetivo de melhor atender ao usuário. Devido a este trabalho, podem ocorrer alguns ruídos no local durante o dia, mas o fluxo de atendimento seguirá normalmente.


Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Talita Fernanda (tali.fernandasl2@gmail.com)
Jornalista

Caraguatatuba terá sala de educação ambiental e gincana ecológica

No Dia Mundial da Água, Caraguatatuba inaugura sala para Educação Ambiental. O espaço, criada como exigência para o selo de Município Verde Azul, estava instalado na Secretaria de Educação e ganha, a partir de amanhã (22), um ambiente alfabetizador, na biblioteca Municipal Afonso Schmidt, Centro.

“Os alunos e população poderão realizar visitas, participar de vivências, oficinas retirar e emprestar materiais sobre Meio Ambiente”, ressaltou a responsável pela área de Educação Ambiental, do setor de projetos, Telma Guadagnini França.

Na oportunidade será lançado o projeto “Escola+Sustentável”, com várias ações nas escolas e parcerias com Sabesp, EDP/Bandeirantes e a Empresa Vital Reciclagem. “Durante seis meses as escolas terão como metas reduzir, em pelo menos 10%, o gasto de água e luz e arrecadar óleo usado”, explicou Telma. Ao todo 49 escolas vão participar do projeto.

A inauguração da nova sala será às 10h, no prédio da Fundacc, na rua Santa Cruz, 396, no Centro.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Jornalista

CBH-LN realizará posse da gestão 2017-2019 Evento será realizado dia 24, a partir das 9h30, em Ubatuba

O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) realizará cerimônia de posse dos representantes da nova gestão 2017-2019, no próximo dia 24, sexta-feira, a partir das 9h30, no Ubatuba Iate Clube, na Avenida Plínio de França, 378, bairro Saco da Ribeira.

Na ocasião serão empossados representantes da sociedade civil organizada, assim como do Estado, dos quatros municípios do Litoral Norte, além da presidência do CBH-LN, vice-presidente, secretário executivo e secretário adjunto.

Formados por 36 membros titulares e seus respectivos suplentes, a composição do CBH-LN é tripartite.

No dia 10 deste mês, em Caraguatatuba as instituições da sociedade civil do Litoral Norte se apresentaram para participar da reunião de eleição das 12 entidades titulares e 12 suplentes que irão representar este segmento no CBH-LN.

Já as indicações do segmento Estado foram feitas pelos titulares de cada pasta e dos municípios pelos quatro prefeitos municipais.

Demandas de trabalho
Entre as principais demandas do CBH-LN, ao longo deste ano, estão elaboração da revisão (prognóstico) do Plano de Bacias Hidrográficas, a implementação da Cobrança pelo Uso da Água, proposta a ser remetida ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos, além do segundo ano do projeto Vertente Litorânea Paulista, que abrange CBH-LN, CBH-BS (Baixada Santista) e CBH-RB (Ribeira de Iguape).

Prefeitura faz o desassoreamento dos rios da Paca e Guaxinduba

O desassoreamento do rio Guaxinduba é um dos trabalhos mais importantes que a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) está realizando atualmente. Uma escavadeira PC de grande porte faz a retirada da areia, no trecho da avenida Fioravante Paschoalim, entroncamento com a rua Ingá, bairro Martim de Sá, nas proximidades da praia. O secretário da Sesep, Roberti Costa, acredita que os trabalhos devem ser encerrados em 10 dias.

Ele explica que a limpeza do Guaxinduba é essencial para o escoamento das chuvas. “Com esse rio desassoreado, a drenagem dos bairros Cantagalo, Serraria, Cidade Jardim e Martim de Sá aumenta, evitando transbordamentos”.

Outros dois rios que estão em processo de dragagam são o rio da Paca, na região do bairro do Tinga, e o Juqueriquerê, no Porto Novo. Escavadeiras hidráulicas trabalham nas margens fazendo a limpeza para evitar novas enchentes.

Limpeza geral em diversos bairros
Diversos bairros da cidade passam por uma limpeza geral, com serviços de capina, roçada, varrição e retirada de detritos. Nas ruas do bairro Indaiá,  equipes da Sesep se concentram hoje (21) nas avenidas Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraná e rua Aristides Anísio.  

Ruas dos bairros Morro do Algodão, Martim de Sá, Olaria e Casa Branca  também recebem serviços de limpeza. Na praia do Centro, um caminhão pipa, desde ontem, faz a limpeza da ciclovia, atingida pela lama trazida pelas chuvas.

No bairro Cidade Jardim, próximo ao Cantagalo, a Praça da Avenida José Abel Galvão, esquina com Alameda das Seringueiras, foi totalmente roçada e as guias da avenida estão sendo pintadas.

Roberti Costa explica que a Secretaria está trabalhando de forma acelerada não só na recuperação dos bairros atingidos pelas chuvas, como também fazendo um trabalho geral de prevenção. “Pouco a pouco, retomamos nossa rotina de trabalho, fazendo o melhor por nossa cidade”.      

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Marcia de Paula (clamorena@hotmail.com)
Jornalista

Caraguatatuba permanece situação de emergência devido às chuvas

A Defesa Civil de Caraguatatuba continua em estado de alerta em relação aos escorregamentos de terra, inundações e quedas de árvores, conforme determina o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC).

Equipes da Defesa Civil seguem com as vistorias em diversas áreas de risco para identificação dos imóveis com problemas e remoção de pessoas. O prefeito Aguilar Júnior decretou situação de emergência em decorrência dos estragos provocados pelas as chuvas, entre os dias 15 e 19 de março, no município. 

De acordo com a Defesa Civil, os pontos mais são Jaraguazinho, Benfica, Cantagalo, Jardim Francis, Rio do Ouro, Casablanca, Olaria, Tinga e Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate). 

Dados atualizados apontam que 47 pessoas foram removidas de suas casas após as chuvas que atingiram a cidade de Caraguatatuba e estão em um abrigo da Prefeitura no bairro do Porto Novo. Além disso, mais 50 pessoas foram para casa de amigos e parentes.
O telefone da Defesa Civil de Caraguatatuba é o (12) 3882-1055. O atendimento é das 7h às 19h. O número do plantão 24 horas é 199.  

PPDC – O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) continua até o dia 31 de março.

O Plano inclui monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica, vistorias em encostas, bem como pela redução de riscos com a remoção das pessoas residentes nessas áreas para abrigos da Prefeitura.

São 19 áreas com risco de escorregamentos, além de pontos de inundação nos bairros Morro do Algodão, Barranco Alto, Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão, Pontal Santa Marina, Golfinho, Jetuba, Capricórnio, Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate). 

Previsão do Tempo 
Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), em Caraguatatuba, a quarta-feira (22/03) será parcialmente nublada, com o predomínio do sol. A temperatura mínima será de 20ºC e a máxima de 29ºC.  Na quinta-feira (23), o dia segue estável com 20ºC e 29ºC, com apenas 5% de probabilidade de chuva.

A sexta-feira (24) começa ensolarada com possibilidade de chuva à tarde. A temperatura varia entre 22ºC e 28ºC. 

O mar subirá um pouco, segundo a tábua de marés da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha do Brasil. Na quarta-feira (22/03), a maré deve atingir 1 m 23h56. A partir de quinta-feira (23/3), o mar subirá 1 m às 12h09 do volume normal. Durante a sexta-feira (24), a maré mais alta registrada será 1,1 m às 0h36 e às 12h51. 

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Jornalista

Aguilar Junior se reúne com chefe da Casa Civil e relata problema das chuvas na cidade

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, se reuniu na tarde desta segunda-feira (20/3) com o chefe da Casa Civil, Samuel Moreira, e o deputado estadual Jorge Caruso (PMDB), para apresentar um balanço das chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. No encontro, o prefeito levou o decreto de situação de emergência.

Obras emergenciais serão necessárias em bairros que foram atingidos, como pontes, passarelas e vias públicas. Além disso, serão necessários projetos de drenagem para vários bairros que sofrem com alagamentos.

Por conta das chuvas, a ajuda humanitária da Defesa Civil do Estado enviou mantimentos e materiais para as vítimas.

“As chuvas deram uma trégua e temos que ter preocupações com as encostas. Mas também não podemos fazer vista grossa para o problema antigo de alagamento nos bairros. Não vamos medir esforços para solucionar esse problema o quanto antes. Quero agradecer toda a receptividade do chefe da Casa Civil, Samuel Moreira, em ouvir nossos anseios”, destacou o prefeito.

Por meio do deputado Jorge Caruso (PMDB), o governo federal também deverá enviar ajuda a Caraguatatuba. As tratativas serão feitas pelo deputado federal Baleia Rossi (PMDB).

Pedido conjunto
Outro pedido feito ao chefe da Casa Civil foi em relação à estrada principal de acesso ao Pouso Alto.

Sobre este assunto, a solicitação foi feita por três prefeitos: Maria de Lourdes de Oliveira Carvalho (Natividade da Serra), Victor de Cássio Miranda (Paraibuna) e Aguilar Junior (Caraguatatuba).

A via de acesso ao Pouso Alto, não recebe qualquer tipo de manutenção há anos e parte do trecho está na cidade de Caraguatatuba, outra em Paraibuna e o terceiro, em Natividade da Serra.

“Muitas pessoas reclamam desta importante estrada que corta os três municípios. Precisamos dar um retorno para a população”, salientou.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Acácio Gomes (acacioegomes@gmail.com)
Jornalista