GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Como elaborar o currículo ideal para quem tem pouca experiência

O consultor de negócios e políticas e jornalista Guilherme Araújo visitou o PAT de Caraguatatuba e após conversar com a diretora entrou em campo e busca ajudar as pessoas que estão fora do mercado de trabalho. E tudo começa com a elaboração de um bom currículo vitae. Muito bem, você é jovem e está diante de uma página em branco que precisa se transformar em um currículo.
A dúvida virá mais cedo ou mais tarde: o que incluir na seção “experiências profissionais” se você não tem (quase) nenhuma? E como evitar a tentação de preencher espaço com detalhes desnecessários sobre o único estagio que você fez na vida?
Esse tipo de preocupação é natural e extremamente comum entre profissionais em início de carreira, afirma Guilherme Araújo, jornalista e consultor de negócios e políticas.
Após escutar experiências e analisar currículos de pessoas entre 18 e 28 anos, ele percebeu um padrão comum de comportamento. “A maioria não reconhece suas vivências iniciais como úteis para o mercado de trabalho”, explica. “Com isso, acabam omitindo conteúdos interessantes dos próprios CVs”.
Guilherme Araújo diz que o jovem precisa abrir a cabeça na hora de montar seu “cartão de visitas” para o recrutador. “Qualquer experiência bem vivida pode trazer desenvolvimento e evolução e, se esse for o caso, pode aparecer no currículo”, diz ele.
Ao contrário do que muita gente pensa, mencionar um “bico” como vendedor em uma loja durante a semana do Natal, por exemplo, é válido sim. Desde que você tenha aprendido algo com uma experiência, ela é bem-vinda no documento. 
Para Guilherme Araújo, há diversas formas de exibir o seu potencial em um currículo apesar da falta de experiências profissionais. Uma delas é falar sobre trabalhos voluntários, por exemplo.
“Quem trabalha com voluntariado muitas vezes aprende a ser um ‘faz-tudo’, porque precisa se envolver em múltiplas frentes de trabalho”, afirma. “As empresas hoje valorizam essa versatilidade e desejam pessoas capazes de se dedicar a uma causa em que realmente acreditam”.
Outra forma de chamar a atenção do mercado apesar da sua inexperiência é apostar na sua própria educação. Ao investir em aulas, palestras, oficinas e quaisquer outras formas de qualificação, você passa o recado de que não fica parado e está interessado em progredir na profissão que escolheu.
Esse tipo de “recheio” será muito bem-vindo em seções do currículo como “Cursos complementares” e “Idiomas e informática”.
Também vale falar sobre projetos acadêmicos feitos na faculdade. Mesmo que você não tenha feito iniciação científica, diz Guilherme Araújo, é interessante mencionar trabalhos que exigiram grandes doses de dedicação e competências como liderança e resiliência.
Para não deixar nada de interessante de fora do seu currículo, a dica principal é fazer uma reflexão profunda sobre quais foram as vivências mais marcantes da sua vida até agora. Pouco importa se aconteceram na faculdade, numa ONG, no seu bairro ou mesmo na sua vida pessoal. “Pense em três ou quatro projetos que guiam a sua vida, e procure contar no seu currículo o que você fez até agora para alcançá-los”, orienta Guilherme Araújo.
Confira a seguir um modelo de currículo perfeito para quem tem pouca experiência, elaborado com base nas contribuições de Guilherme Araújo.
(APAGUE OS TEXTOS EM VERMELHO APÓS TER PREENCHIDO O DOCUMENTO)
Nome Completo
Nacionalidade, Estado civil, Idade (Não precisa de CPF nem de RG)
Endereço - Bairro, cidade e estado
E-mail | celular (Deixe um celular direto para falar com você em vez de um telefone fixo)
Disponível para mudança de cidade e/ou estado (se for o caso)

Objetivo: Cargo ou tipo de vaga + área pretendida
(Exemplo: “Estagiário de marketing”. Pesquise na internet se o tipo de vaga mais adequado para você é jovem aprendiz, técnico, estagiário, auxiliar, assistente ou analista. Também vale conversar com pessoas para saber sobre como funciona a área desejada)

Formação acadêmica
  • Ensino médio ou curso de graduação – Nome da escola ou faculdade (Início e conclusão: Mês/ano)
  • Projeto relevante ou projeto de conclusão de curso (Descrição de um ou mais projetos e realizações)

Vivência profissional (Se houver. Cite trabalhos temporários se não tiver experiências na área pretendida)

Empresa, organização ou entidade 1 - (Mês/ano de início) a (Mês/ano de término) (Mais recente)
(Se for uma organização desconhecida, descreva em uma linha o segmento de atuação e porte da empresa. Informe o nome do cargo que você ocupou e escreva sobre a sua responsabilidade dentro da área. Também descreva projetos relevantes e resultados).
Empresa, organização ou entidade 2 - (Mês e ano de início) a (Mês e ano de término)
(Repetir o mesmo padrão de informação da experiência 1)
Exemplo:
Estagiário de comunicação na Companhia XYZ – Março/2016 – Janeiro/2017
A XYZ é uma empresa de médio porte que atua no setor de educação à distância. Como estagiário da área de comunicação, cuidei da diagramação e da revisão de newsletters enviadas à base de contatos da empresa. Obtivemos 10% de aumento nas vendas graças a esforços de e-mail marketing.
Atividades extracurriculares
Trabalho voluntário / Empresa júnior / Iniciação científica - Nome da instituição - (Mês/ano de início) - (Mês/ano de término)
(Descrição do projeto ou citar realização relevante, de 1 a 3 itens)
Competição de cases - Nome da instituição organizadora – Mês/ano
(Descrição da construção de um plano a curto, médio e longo prazo para atingir um determinado objetivo. Escreva também quais foram os resultados alcançados, se a sua equipe passou para a 2ª fase e em qual lugar terminou na competição)
Concursos relevantes - Nome da instituição organizadora – Mês/ano
(Artes, esportes ou hobbies que tiveram relevância para sua vida e um bom resultado alcançado. Exemplo: 1º lugar em concurso estadual de piano).
Cursos complementares (Podem ser cursos online também)
  • Nome do curso - Carga horária - Instituição – Ano (Incluir novos cursos, mesmo em andamento)
  • Nome do curso - Carga horária - Instituição – Ano (Do mais recente para o mais antigo)

Idiomas e informática
  • Língua - grau de domínio (básico, intermediário ou avançado. Citar certificação (carga horária/instituição/ ano de realização). Se você tiver um certificado de proficiência – TOEFL ou IELTS, por exemplo, mencione nível/nota e ano de realização.)
  • Conhecimentos em programas de informática - nível de proficiência (básico, intermediário ou avançado)
 Sucesso e sorte

Nenhum comentário: