GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 1 de março de 2017

Segmento da sociedade civil do CBH-LN será eleito dia 10 em Caraguatatuba

O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) realizará a eleição dos 12 representantes titulares e suplentes do segmento sociedade civil, que irão compor a Gestão 2017-2019, no dia 10 de março (sexta-feira).

A eleição será realizada na EMEF Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos, no bairro do Sumaré, a partir das 18h.

As instituições têm até 3 de março para se cadastrar. A ficha de inscrição cadastral está disponível em www.sigrh.sp.gov.br/cbhln/documentos.

A inscrição e a indicação ao processo eleitoral podem ser feitas pessoalmente na Secretaria Executiva do CBH-LN, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h, e das 14h às 17h, ou enviada por correio para o endereço: Rua Dr. Esteves da Silva, 510 – Centro - Ubatuba-SP - CEP: 11680-000. Mais informações no telefone (12) 3833-9702.

Formado por 36 membros titulares e seus respectivos suplentes, a composição do CBH-LN é tripartite (Governo do Estado, representantes dos quatro municípios e sociedade civil organizada). 

De acordo com o CBH-LN, os 12 representantes de entidades da sociedade civil organizada são compostos por:

a) universidades, institutos de ensino superior e entidades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico;

b) usuários das águas, representados por entidades associativas;

c) associações especializadas em recursos hídricos, entidades de classe e associações comunitárias, e outras associações não governamentais.

Serviço:
A EMEF Professora Adolfina Leonor funciona na Avenida Siqueira Campos, 1.257, no bairro do Sumaré.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Acácio Gomes (acacioegomes@gmail.com)
Jornalista

Cobrança zona azul volta a valer nesta quarta-feira

Depois de interromper nos dias 25 e 27 de fevereiro (sábado e segunda-feira de Carnaval) por conta do movimento de turistas, a cobrança do estacionamento rotativo zona azul será retomada a partir desta quarta-feira (1/3) em Caraguatatuba.

A cobrança é feita em ruas da região central da cidade e atende pelo menos 1.100 vagas. O usuário que utiliza carro paga R$ 2,40 e quem utiliza motos paga R$ 1,20 a hora.

O usuário pode comprar tickets nos estabelecimentos cadastrados da região central ou procurar os agentes de venda mais próximos.

O horário de cobrança da zona azul é de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h. O sistema não funciona aos domingos e feriados. 

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Acácio Gomes (acacioegomes@gmail.com)
Jornalista

Outdoor turístico de Caraguatatuba é instalado na Rodovia dos Tamoios

A Prefeitura de Caraguatatuba instalou na semana passada um outdoor na Rodovia dos Tamoios para divulgação turística da cidade. Além da Tamoios, a Rodovia Carvalho Pinto também receberá o aparelho de divulgação.

Esta é uma das ações do Contur, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, como forma de fomentar o turismo em outras cidades e regiões do Estado.

Outra medida já adotada para a divulgação da cidade foi a distribuição de folders turísticos de Caraguatatuba em uma das praças de pedágio da Rodovia dos Tamoios (SP-99), principal ligação do Vale do Paraíba com o Litoral Norte.

“São demandas apresentadas em reuniões do Conselho do Turismo. Conseguimos o apoio do prefeito Aguilar Junior e do secretário Cristian Bota para colocar em prática os pedidos feitos”, esclarece o presidente do Contur, Rodrigo Tavano.

Stands

Outras ações já foram feitas desde o início do ano, como a implantação de um stand turístico no Serramar Shopping. E também um stand no Caraguá Praia Shopping, que fica aberto no horário de funcionamento do estabelecimento.

Segundo o secretário de Turismo, Cristian Bota, toda e qualquer forma de divulgar a cidade e seus atrativos é válida.

“Por exemplo, vamos realizar pacotes promocionais para moradores de cidades que estejam comemorando feriados prolongados. Neste caso, os hotéis e pousadas entram no circuito e oferecem preços promocionais”, explicou.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Acácio Gomes (acacioegomes@gmail.com)
Jornalista

Parceria entre PM e Prefeitura garante Carnaval seguro em Caraguatatuba

O aumento do efetivo de policiais e o início da operação das câmeras de segurança inibiram a ação de bandidos durante os dias de Carnaval. A informação foi confirmada pelo comando 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior.

Em Caraguatatuba foram apenas dois flagrantes de porte ilegal de arma de fogo, um de furto de casa e um de veículo, além da captura de um procurado. Além disso, houve registros de embriaguez ao volante, porém os números ainda não foram divulgados.

De acordo com o Capitão PM Eliano “as câmeras são de grande utilidade para colaborar com o aumento da sensação de segurança nos locais em que estão instaladas”. 

Segundo ele, dados estatísticos confirmam que a redução de 60% nos indicadores criminais num raio de 1 km onde estão instaladas.


Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Jornalista

Movimento de turistas em Caraguatatuba em dias de folia supera expectativa

A estimativa inicial da Prefeitura de Caraguatatuba era entre 300 e 400 mil visitantes durantes o Carnaval. Porém, balanço feito pela Secretaria de Turismo aponta que pelo menos 500 mil turistas estiveram na cidade para acompanhar a programação.

Segundo o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, o tempo bom e a programação diversificada foram fatores fundamentais para que o movimento ficasse acima do esperado.

“Tivemos eventos para todos os gostos e muitas pessoas elogiaram. Além disso, tivemos sol em praticamente todos os dias, bem como praias com bandeira verde. Tudo isso, influencia e muito a escolha do turista”, explicou o prefeito.

Para o secretário de Turismo, Cristian Bota, o Carnaval em Caraguatatuba foi um sucesso:

“O Carnaval surpreendeu positivamente, atraindo mais turistas do que o esperado. E tudo isso deu certo por causa do grande planejamento realizado pela administração do prefeito Aguilar Junior. Quero agradecer a Polícia Militar, que nos ajudou a promover um Carnaval com alegria e segurança” afirmou.

A programação do Carnaval organizada pela Secretaria de Turismo e pela Fundacc contabilizou o desfile de 12 blocos de embalo (Amigos do Bem, das Piranhas, Gaiola das Loucas, Blocão, do Urso, do Esporte, dos Trouxas, Azedou o Pé do Frango, Família Cirrose Futebol e Samba, Tropa D’Litro, Devotos da Cheirosa e Maricota, de São Luiz do Paraitinga). Destaque para o Bloco das Piranhas que levou mais de 30 mil foliões, assim como o tradicional Bloco da Maricota de São Luiz do Paraitinga que levou uma multidão à Praça da Cultura ao som de marchinhas.

Ao longo do Carnaval, valorização também dos artistas locais. Se apresentaram sete bandas no Centro (Praça da Cultura e Cândido Motta), Massaguaçú, Travessão e Porto Novo: Banda Nova Era, Mara Amaral, Banda D2, Zirinho da Bahia, New Band, Banda Feira Livre e Banda Saca-Rolha.

A programação contou ainda com dois shows com artistas de renome nacional. A cantora baiana Gilmelândia agitou a galera na segunda-feira de Carnaval, enquanto o goiano Thiago Brava se apresentou na terça-feira.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Acácio Gomes (acacioegomes@gmail.com)
Jornalista

Setor hoteleiro de Caraguatatuba comemora melhor Carnaval com 97% de ocupação

O setor hoteleiro de Caraguatatuba quebrou recordes durante o Carnaval de 2017. Segundo avaliação do Conselho Municipal de Turismo, (Contur), a taxa de ocupação dos leitos em hotéis e pousadas foi de 97%, fazendo deste Carnaval, o de maior sucesso para o setor na história da cidade.

Para efeito de comparação, os números de 2017 superaram a estatística no Carnaval passado, em 2016, que teve 65% dos leitos ocupados.

O recorde ganha mais relevância, quando comparado com o nível de ocupação de hotéis e pousadas no período de Reveillon de 2017, quando foram obtidos 82% de leitos ocupados.

Para o presidente do Contur, Rodrigo Tavano, os resultados do Carnaval foram extremamente positivos. “Nunca tivemos um Carnaval como o de 2017. Os números de ocupação dos hotéis foram fantásticos e superou até mesmo a época de Reveillon. Este foi sem dúvidas o melhor Carnaval de todos os tempos para o setor hoteleiro em Caraguatatuba”.


Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Jornalista

Fiscalização apreende mais de 2 mil mercadorias durante o carnaval

Durante o Carnaval, foram lavrados mais de 30 autos de infração e apreendidas mais de duas mil mercadorias que estavam sendo irregularmente comercializadas, como: frutas, artigos de praia, brinquedos, pendrives, relógios, bijuterias, fones de ouvido, alimentos e principalmente, bebidas alcoólicas.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar disse que as apreensões referentes a alimentos foram imediatamente encaminhadas a instituições assistenciais da cidade. Cerca de 180 abacaxis foram para a Comunidade Divina Providência, no Rio do Ouro.

Sobre o trabalho dos fiscais, Samara explicou que os funcionários agiram com responsabilidade e profissionalismo, amparados pela legislação e contribuíram para que o comércio local fosse respeitado e as normas cumpridas.

De acordo com a Fiscalização do Comércio, para reaver materiais os infratores têm que pagar uma multa de 200 VRM’s (Valor de Referência do Município/ 1 VRM = R$ 3,29), equivalente a R$ 658, mais a taxa de apreensão de R$ 98,50 para cada unidade apreendida. O prazo para recorrer da penalidade é de 10 dias.

O setor de Fiscalização do Comércio da Secretaria da Fazenda está localizado na Rua Luiz Passos Júnior, 50 – Centro. As denúncias podem ser feitas nos telefones (12) 3897-8127 e 3897-8118. O horário de atendimento ao público é das 9h às 16h30. Os telefones de plantão nos finais de semana e feriados são (12) 7813-8906 e 7813-8894.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Carolina Cordeiro (carolinascordeiro@gmail.com)
Jornalista

Sumaré / CARAGUATATUBA SOS 100%

CARAGUATATUBA SOS 100%

Bom dia moradores e empresários do bairro Sumaré e Ipiranga, após inúmeros casos de dengue nos bairros do Sumaré e Ipiranga, que a Sociedade Amigos do Bairro Sumaré – SABS através da sua diretoria vem nas redes sócias pedir a colaboração quanto o descarte do lixo residencial e empresarial.

Após o surto que vivemos, sentimos o desejo que compartilhar com todos a chamar a responsabilidade para que todos os que moram dos bairros Sumaré e Ipiranga. Dezenas de pessoas foram infectadas pela DENGUE. Hoje a realidade é mais tranquila, e mesmo assim não podemos vacilar.
Vamos dá início a uma campanha para arrecadar móveis, colchões, roupas, calçados, geladeiras, fogões e etc. através do projeto bota fora com uma agenda programada.
Conto com a sua participação e solidariedade neste momento delicado.
Se você apoia essa ideia entre em contato (12) 997989179 e saiba de que a Sociedade Amigos do Bairro Sumaré - SABS é de todos os moradores (a) e empresários.
Atenciosamente;

Guilherme Araújo, presidente da Sociedade Amigos do Bairro Sumaré - SABS

Normalidade

Chegou o fim de mais um carnaval e sobrou alegria a diversão para os turistas e foliões que escolheram a cidade de Caraguatatuba para passar estes dias de folia.... 

Agora a realidade volta à normalidade e vamos retomar os trabalhos...

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Câmara discute proposta para criação de comissão disciplinar dos servidores

A 03ª sessão ordinária do ano acontece a partir das 19h30, desta terça-feira, na Câmara Municipal de Caraguatatuba. Após passar por duas audiências públicas, entrou na pauta para votação o projeto de lei complementar 02/17, do Executivo, que altera a redação do artigo 210, caput da lei complementar 25/07.
De acordo com a propositura, a modificação pretendida tem por objetivo instituir nova forma de composição da comissão disciplinar, nos casos de instauração de processo administrativo disciplinar para apurar faltas disciplinares dos servidores, considerando a inexistência de cargos de hierarquia superior à do acusado, com relação a alguns cargos ocupados por demais servidores do município, garantindo assim a imparcialidade no julgamento, nos moldes do que determina a constituição da república.
Os Parlamentares terão mais quatro projetos para discussão. Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar) defenderá o projeto de resolução 01/17, de sua autoria, que autoriza a inscrição do nome político ou apelido do Vereador em documentos oficiais, placas e congêneres e dá outras providências.
Elizeu Onofre da Silva, Vereador Ceará, apresentará o projeto de resolução 04/17, que dispõe sobre a criação da comissão de assuntos relevantes destinadas a acompanhar a revisão da lei complementar nº 42/11, que institui o Plano Diretor no município.
Se aprovada, a comissão terá um prazo de mandato de 180 dias, renovado por uma única vez por até 90 dias. Após os trabalhos, é apresentado um relatório detalhado apontando os problemas encontrados, assim como as soluções a serem dadas. A comissão poderá, no uso de suas atribuições, solicitar documentos, informações e a presença de funcionários públicos municipais.
O principal objetivo da propositura é oferecer subsídios ao poder público municipal a fim de propor medidas sobre os problemas que afetam a população. Segundo Ceará, a revisão do plano diretor se faz necessária, pois passados cinco anos, novas medidas devem ser adotadas, visando o bem estar da população.
O Vereador Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia) apresentará duas proposituras para discussão e votação. O primeiro é o projeto de lei nº 05/17, que dispõe sobre a obrigatoriedade de se fazer constar no carnê de IPTU, informações sobre proibição da cobrança de IPTU, ISSQN e ITBI, dos templos de qualquer culto. Para o Parlamentar, a proposta se faz necessária pois o fato é desconhecido por muitos que militam na área religiosa. A última proposta do dia é o projeto de decreto legislativo, 01/17, que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Caraguatatubense a Sra. Ilcimeiry de Souza Monteiro Licarião.


Vitor Miki

Defesa Civil passa a atender em novo local

A Defesa Civil de Caraguatatuba passa a atender junto a Secretaria de Trânsito e Segurança na Rua Irmã São Francisco nº 83, Caputera.

O horário de atendimento administrativo continua sendo de segunda à sexta-feira das 8h ás 17h40. O telefone para contato é (12) 3882-1055.

Para emergências relacionadas com alagamentos, deslizamentos de terra e enchentes, o atendimento é pelo 199 que funciona 24h.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Jornalista

Projeto dará maior infraestrutura às Feiras Livres em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou o processo de licitação para compra de banheiros químicos e bicicletários que serão utilizados nas feiras livres que funcionam na cidade.

O projeto visa dar maior infraestrutura aos feirantes e aos consumidores das feiras que funcionam de terça a domingo em diversos bairros. Atualmente as feiras não contem qualquer infraestrutura de suporte, como por exemplo, banheiros.

Segundo o feirante Mario Peixeira, “todas as feiras deveriam ter banheiros. Os comerciantes não tem nenhuma obrigação de disponibilizar espaços para os feirantes”. Ele conta que esse sempre foi um dos pedidos dos feirantes para poder atrair mais clientes.

Segundo a aposentada Antonia e Santos, a ideia é muito boa, já que sempre aparece alguém precisando usar os sanitários, e nem sempre os comerciantes ao redor estão dispostos a permitir.

Serviço

Confira o horário e os locais das feiras:

•          Massaguaçu – Terça-feira – Marginal Esquerda
•          Morro do algodão – Terça-feira – Rua Jose Lopes de Andrade
•          Centro – Quarta-feira – Av. Pernambuco
•          Tinga – Quinta-feira – Av. Santa Catarina
•          Capricórnio – Sexta-feira – Marginal Direita
•          Porto Novo – Sábado - Av. Cristovão de Barros
•          Travessão - Domingo – Rua Luiz Nicolau Fagundes Varela (antiga Rua Sebastião)
•          Feira da Barganha (Rolo) – Domingo – Av. Rio Grande do Norte

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Jornalista

Confira o que abre e fecha durante o Carnaval

De sexta-feira (24) a terça-feira de Carnaval (28), Caraguatatuba deverá receber aproximadamente 300 mil visitantes que vão curtir a programação preparada no centro e bairros da cidade.

Entre os dias 25 e 28 de fevereiro, não haverá expediente na Prefeitura de Caraguatatuba. Os trabalhos serão retomados no dia 1, quarta-feira de Cinzas, a partir das 12h.

Mas os serviços essenciais funcionam normalmente. A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e a empresa FortNort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, responsável pela coleta de lixo, destacarão 15 caminhões, que farão os serviços do dia 23 de fevereiro ao dia 3 de março, a partir das 5h até às 13h20 e das 15h às 23h20. 

Saúde – As Unidades Básicas de Saúde (UBS) seguirão o horário de funcionamento do Paço Municipal e dos prédios públicos, ou seja, reabrem a população na quarta-feira de Cinzas, a partir das 12h.

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) terá atendimento 24h. O mesmo vale para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). No Carnaval, de 24 a 28 de fevereiro, o Samu contará com reforço de mais uma viatura e quatro equipes de suporte básico de vida, devido ao maior fluxo de visitantes na cidade.

Trânsito e Segurança – Os agentes da Secretaria de Trânsito trabalham durante o feriado em sistema de escalas, na orientação de trânsito para motoristas, pedestres e ciclistas.

Além disso, pelo menos 170 policiais (homens e mulheres) estarão fiscalizando as ruas e avenidas de Caraguatatuba, inclusive nos bairros.

Iluminação Pública – Desde julho de 2015, a empresa Caraguá Luz é responsável pelo trabalho de manutenção da iluminação pública na cidade. Por isso, caso falte iluminação na sua rua, entre em contato no 0800-774-1777. É necessária a identificação e um ponto de referência para a manutenção.


Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Carol Cordeiro (carolinascordeiro@gmail.com)
Jornalista

Formação da Comissão Disciplinar dos servidores tem novas regras

Foi aprovada por unanimidade de votos na sessão da Câmara de Caraguatatuba na noite desta terça-feira (21/02) uma alteração da redação do artigo 210 da Lei Complementar Municipal, que trata da composição da Comissão Disciplinar que apura processos administrativos disciplinares de servidores públicos.

A partir dessa alteração, as Comissões Disciplinares serão formadas por três servidores efetivos, designados pela autoridade competente, que ocupam cargos de hierarquia superior ou igual ao do servidor que estará sendo avaliado. Antes, a comissão era formada sem considerar a hierarquia dos cargos.

A mudança na lei garante que qualquer processo administrativo aberto contra o servidor seja avaliado com imparcialidade no julgamento.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Jornalista