GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Projeto Tamar tem programação especial para as férias de julho

O Tamar Ubatuba preparou uma programação especial para as férias de julho. Além do trabalho rotineiro da sede, o projeto contará nesse mês com o apoio da Galera da Praia - cinco tartaruguinhas que vão divulgar a mensagem do Tamar de forma leve e atraente, com uma exposição voltada ao público infantil.

Durante a programação, as crianças estão convidadas a brincar com a Galera da Praia, em jogos, dobradura, pintura facial e dinâmicas. Além disso, haverá atividades especiais: Caça ao Tesouro; o Teatro de fantoche ‘Florestamar’, em parceria com o Grupo Pró-Fauna; e a Gincana da Galera da Praia.
Todos podem participar da ‘Alimentação Interativa’– quando os visitantes podem alimentar as tartarugas marinhas do Centro de Visitantes. Além disso, os visitantes estão convidados a saber mais sobre as Tartarugas Marinhas, em palestras com a equipe técnica do Tamar Ubatuba.
Cine Club - Durante o mês de julho, também haverá uma programação de cinema para a família toda – o Cine Club de férias, que acontecerá no espaço cultural. As tirinhas divertidas sobre o comportamento animal do cartunista premiado Fernando Gonsales estarão na exposição ‘A bicharada se esparra’.

A Galera da Praia vai agitar as férias também na internet. Além de integrar campanhas, programas e peças gráficas do projeto, os cinco personagens vão compor histórias em quadrinhos, publicadas pelo site do Tamar. 
Segundo a oceanógrafa Neca Marcovaldi, coordenadora técnica nacional do Tamar, a ideia é levar para as pessoas, de uma forma lúdica, informações e curiosidades sobre as tartarugas marinhas e o ciclo de vida desses animais. “É uma tentativa divertida de aproximar as pessoas das tartarugas marinhas”, completa. 
Durante as férias escolares, o Tamar Ubatuba funciona todos os dias das 10h às 20h. Mais informações pelos telefones  (12) 38326202 e 38327014. 

Vamos que vamos!!!!

Eu não sei o que Deus preparou pra mim... Mas eu sei, que eu entreguei nas mãos dele as minhas necessidades, mesmo sabendo que eu sou falho e cheio de erros e pecados...

Vamos que vamos

"Se alguém disser : Amo a DEUS , e odiar a seu irmão , é mentiroso ; pois aquele que não ama a seu irmão , a quem vê , não pode amar a DEUS , a quem não vê."

Vazamento de água prejudica moradores do bairro Morro do Abrigo

Moradores do bairro Morro do abrigo estão indignados com vazamento de água que brota do chão. Eles relatam que a Sabesp foi acionada há 11 dias e nada foi feito. A moradora Patrícia Telles reside com sua mãe à Rua José Luis de Aguiar e reclama que é água potável que vaza. “Há 11 dias estou ligando na Sabesp, tenho protocolo da ouvidoria e nada. A água está entrando na casa da minha mãe e já fez até um buraco na parede”.

Diante da situação, ela aponta que, além do problema público, quer saber quem vai consertar a casa. “Se a gente atrasa na hora de pagar a conta temos problemas, mas quando são eles, ficamos reféns”.
Em nota, a Sabesp informou, por meio de sua Assessoria de Imprensa, que a referida rua é um declive acentuado e que em vistoria ao local, os técnicos observaram a água aflorando, porém não perceptível para conserto imediato. Com isso, os técnicos decidiram por utilizar a técnica de geofonamento (sistema que permite detectar a existência de vazamentos não aparentes, através de um geofone eletrônico e uma haste de escuta). 
Identificado o problema, a Sabesp esclarece que o conserto do vazamento e a recomposição asfáltica foram realizadas. 

Georges Henry Grego é presidente do Instituto Ilhabela Sustentável, uma das Oscip mais atuantes de Ilhabela

“É necessário comprometer os gestores públicos a administrar baseados em metas e indicadores”

Nosso entrevistado de hoje é Georges Henry Grego, 61 anos (também conhecido como Georgy), presidente do Instituto Ilhabela Sustentável (IS). Nascido em São Paulo, ele é formado como engenheiro de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) na turma de 1973. Há muitos anos frequenta a ilha, onde mora desde 2006, ano em que se aposentou como diretor superintendente de uma indústria de papéis e papelões especiais em Osasco, onde trabalhou por mais de 30 anos.
Veio para o arquipélago com sua esposa e filho. Quase junto com sua vinda, nasceu o Instituto Ilhabela Sustentável, criado em 2007 como uma Organização Não Governamental (ONG) para ser o promotor e animador do Movimento Nossa Ilha Mais Bela, inspirado em outras iniciativas na América Latina, especialmente o “Bogotá como Vamos”, na Colômbia, e o “Nossa São Paulo”, na capital paulista.
Junto com uma dezena de pessoas – a maioria de Ilhabela – Georgy participou da fundação tanto do movimento quanto do Instituto Ilhabela Sustentável (IIS), que foi batizado com esse nome inspirado no Instituto São Paulo Sustentável, ONG que promove a Rede Nossa São Paulo. Conheça mais sobre o IIS conferindo a entrevista com Georgy nesta semana:

Imprensa Livre - Quem participa do Instituto e quem pode participar?
Georges Grego
 – Participam do IIS pessoas, sejam moradores ou veranistas, que se identificam com nossa visão, missão e valores. Podem participar quaisquer entidades ou pessoas que tenham essa identificação. É importante dizer que valorizamos o acesso universal a serviços públicos de qualidade, o emprego e a renda, a cidadania responsável e a transparência do governo. E não podemos aceitar as agressões ao meio ambiente, o desrespeito aos direitos fundamentais do homem, a informalidade, a corrupção e a impunidade. O IIS é hoje uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que não recebe recursos do poder público e é completamente apartidária. 

I.L.: O trabalho é voluntário?
G.G.:
 O instituto possui uma pequena estrutura profissional remunerada, composta de um executivo, uma coordenadora de projetos, um assessor de comunicação e uma secretária. Todos os outros colaboradores, onde me incluo, além de cerca de 50 voluntários, desenvolvem seu trabalho sem qualquer remuneração.

I.L.: Qual o papel do IIS?
G.G.:
 O IIS nasceu da ideia de que é necessário melhorar a qualidade da gestão pública. Para isso é necessária colaboração e cobrança da sociedade civil. E para cobrar e colaborar, esta sociedade civil deve sentir que tem poder de, unida, fazer esse trabalho. O instituto tem o papel de ser a organização que cataliza as ações de sociedade civil nessa direção. Mais especificamente, é necessário comprometer os gestores públicos a administrar baseados em metas e indicadores, como faz qualquer organização, e não apenas com discursos. 

I.L.: O que já foi feito pelo IIS?
G.G.:
 O Instituto desenvolveu, desde sua criação, a formação de grupos de trabalho em diversas áreas, como saneamento, educação cidadã, acompanhamento da câmara, orçamento participativo e indicadores, entre outros. Foram eles responsáveis por promover pesquisas de percepção cidadã; realizar a campanha do Voto Consciente em 2008 e novamente agora em 2012; e promover a aprovação, na Câmara Municipal, do artigo na Lei Orgânica que obriga o prefeito eleito a apresentar, em 90 dias após sua eleição, um programa de governo coerente com seu programa de candidato, baseado em metas e indicadores. Fomos a segunda cidade brasileira a aprovar tal lei - atrás apenas da Capital do Estado. Esse artigo perdeu sua eficácia, pois foi derrubado por uma ação direta de inconstitucionalidade.
O instituto foi responsável ainda por promover o Dia Mundial sem Carro (que se transformou em lei municipal); promover o diálogo da Sabesp com a sociedade civil; participar da criação da Rede Latino Americana e Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, que conta hoje com mais de 100 cidades; participar ativamente da articulação de importantes conselhos municipais, como o Conselho sobre Drogas (Comsod) e o Conselho de Segurança (Conseg); produzir, desde 2009, vários documentos endereçados ao poder público, executivo e legislativo, propondo princípios para políticas públicas e focando principalmente na necessidade de se realizar estudos (e destinar recursos para esse fim) de planejamento de médio e longo prazo para o município;

I.L.: O que mais o ISS fez?
G.G.:
 O IIS foi responsável, também, por articular, junto com o colegiado RealNorte de entidades socioambientais do Litoral Norte, a criação e organização do Movimento “Porto Sim, mas sem Contêineres”, que não concorda com o projeto de Ampliação do Porto de São Sebastião com um terminal de contêineres; criar o informativo “O farol da Ilha”, destinado a levar à população - principalmente escolas - notícias e artigos de interesse em linguagem simples, informando sobre ações, não só do IIS, mas de outras entidades da sociedade civil; articular com outras 15 entidades de Ilhabela - Associação Comercial, Associação de Hotéis, OAB, Associações de Bairros e outras - a criação do Observatório Social de Ilhabela, cuja principal função é o acompanhamento de orçamento, de licitações e a realização de ações de educação fiscal. 
O IIS, que hoje é um dos mantenedores do OSIlhabela, também já realizou ações como a criação e realização de campanhas de educação cidadã, como o “Minha ilha Nossa Ilha” que fala de pertencimento e protagonismo e o “Cuidando bem do nosso lixo” sobre resíduos sólidos; a apresentação de indicadores de qualidade de vida, de diversas áreas da vida do município, levantados em séries históricas com dados coletados em organismos oficiais da município e do estado; a realização de um programa de educação sobre orçamento público, capacitando os membros do IIS e lideranças de associações de bairros para o entendimento do funcionamento do sistema orçamentário do município e para a participação nas audiências do orçamento participativo: LDO, LOA e PPA; a produção de relatório de avaliação do desempenho da Câmara de Vereadores e seus membros do ano de 2011. 
O instituto é também responsável pela apresentação aos partidos políticos e candidatos às eleições municipais de 2012 da Plataforma Ilhabela Sustentável, documento que propõe várias políticas públicas e ações sustentáveis, acompanhadas de sugestões de indicadores para medi-las, e que se baseou no Programa Cidades Sustentáveis da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, além da participação, através de vários de seus voluntários, da maioria dos Conselhos Municipais de políticas públicas.

I.L.: Ao longo desses anos foram desenvolvidas várias pesquisas pelo IIS. Quando e por que deixaram de ser realizadas? Acredita que as pesquisas ajudam os representantes dos poderes públicos?
G.G.:
 Não deixamos de realizá-las, apenas decidimos em 2010 (após tê-las apresentado em 2007, 2008, 2009 e 2010) que as pesquisas de percepção seriam apresentadas bi-anualmente e não mais anualmente. Assim, em 31 de agosto de 2012 faremos a apresentação da 5ª Pesquisa de Percepção do IIS, realizada novamente em parceria com o Ibope. Quanto aos indicadores, continuamos a coletá-los e apresentá-los anualmente.

I.L.: Como você traduz o período eleitoral atual? Qual análise faz hoje do panorama político? Neste ano eleitoral, de que forma o ISS pretende atuar?
G.G.:
 Infelizmente em todo o Brasil vivemos um período terrivelmente negativo para a atividade político-partidária, com escândalos de corrupção aparecendo diariamente em todo o país. Isto acaba provocando um julgamento por parte da sociedade civil - justificado, diga-se de passagem - de que tudo é podre e de que não vale à pena participar. A atividade política deveria ser a mais nobre de todas, pois deve trabalhar pelo bem público e não pelo individual e é por esta causa que lutamos.
Neste ano eleitoral, onde a maioria dos candidatos apenas se preocupa com sua eleição ou reeleição, em detrimento de estabelecer políticas públicas duradouras, queremos continuar com as campanhas de educação cidadã. Vamos também levar aos candidatos a prefeito a sugestão de compromisso, agora formal, com a Plataforma Ilhabela Sustentável.
Estamos elaborando um questionário voltado aos candidatos a vereador, com perguntas sobre questões cruciais para o município, como ocupação desordenada, turismo, saúde educação, segurança e outros. Queremos com isso levar ao eleitor informações de como pensam seus candidatos. 
Por fim, estamos comprometidos com a finalização de um projeto de indicadores do Litoral Norte, que poderá servir de instrumento para acompanhamento da gestão dos municípios da região.

I.L.: Como vê a ligação entre os poderes públicos e a comunidade? O que precisa ser feito para melhorias?
G.G.:
 Esta relação é hoje muito antagônica e incompleta. Do lado do poder público é necessária muito maior transparência e consultas à comunidade sobre suas ações e políticas públicas. Estas consultas devem ser sempre prévias e não apenas “para cumprir tabela” em respeito às leis. 
Por outro lado, a sociedade civil deve se organizar em associações de bairro, nos conselhos municipais e outras entidades e exercer de fato seu poder, não só de participação, mas de colaboração e cobrança. Essa participação não se esgota com o voto: ela continua durante toda a administração que se instala.
Somente assim teremos estabelecidas as condições para termos políticas públicas duradouras, consistentes e apoiadas democraticamente pela maioria. 

Clientes e garçons serão premiados na 7ª edição do concurso gastronômico Caraguá a Gosto

Os preparativos da 7ª edição do Caraguá a Gosto, que será realizado entre os dias 3 de agosto e 9 de setembro, continuam. O evento contará com 34 estabelecimentos e será apresentado à imprensa no próximo dia 31 de julho.
Nesta edição a novidade é o sorteio de quatro máquinas fotográficas digitais entre as categorias, entre os garçons, por categoria. Serão sorteados 34 jantares e quatro notebooks para os clientes que consumirem os pratos concorrentes.
Como na edição anterior, os participantes serão avaliados nas categorias: Restaurantes À La Carte, Pizzarias, Bares e Quiosques de Praia. Também será premiado um estabelecimento por categoria, somando a melhor média obtida nos seguintes quesitos: atendimento, ambiente, apresentação e sabor do prato.

Estão inscritos para participar do evento: Pizzaria Lunamar, Restaurante e Pizzaria Recanto Amigo, Índias das Ostras, Restaurante Ostra & Ouriço, Restaurante e Pizzaria Asa Delta, Ice Café, Gergelim Pizzas, Khalifa Restaurante, Guaruça Frutos do Mar, Restaurante Akebono, Água Doce Cachaçaria, Osteria Officina das Pizzas (Avenida da Praia), Al Malik, Toca da Garoupa, Restaurante e Pizzaria do Neno, Nori Sushi, Empório do Frei, Don Quixote, Bacharel Bar, Alex Sushi Bar, Garage Bar, Restaurante Valentin, Bar do Hélio, Bar do Japonês, Antiquário Parodi Pizza Bar, Quiosque Canto Bravo, Kiskonofre, Quiosque Baleia Branca, Estação D’Massa, Restaurante Golfinho Azul, Officina das Pizzas (Capricórnio), Restaurante Imperial, Restaurante Golfinho e Restaurante Baleares.
O festival tem o objetivo de fortalecer o turismo regional. A última edição contou com 32 restaurantes e cerca de 37 mil clientes. A expectativa agora é superar esse número. 

Via Rápida Emprego abre mais de 37 mil vagas em cursos gratuitos de capacitação profissional

O governador Geraldo Alckmin, e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Luiz Carlos Quadrelli, anunciaram a abertura de 37.152 mil novas vagas em cursos gratuitos de capacitação profissional do programa Via Rápida Emprego. 
A iniciativa que completa um ano em julho já atendeu 40 mil pessoas em todo o Estado. Foram 33 mil capacitações realizadas em 2011, e outras 7 mil ofertadas no primeiro semestre de 2012. A ação é destinada aos cidadãos que buscam aprimorar suas habilidades profissionais e aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho. O Governo do Estado já investiu mais de R$ 149 milhões em ações do Programa que incluem a contratação de vagas e as unidades fixas e móveis.

De acordo com Luiz Carlos Quadrelli, nenhum país se torna uma grande potência sem eleger a educação e qualificação profissional como premissas de uma sociedade. ”O Governo do Estado de São Paulo trabalha com esse propósito. O Via Rápida, além de preparar os trabalhadores para uma melhor colocação profissional, também oferece oportunidade para que pequenos empreendedores abram o seu próprio negócio e contribuam para a geração de emprego e renda”, completa.
As mais de 37 mil vagas estão distribuídas em 491 municípios, o que correspondente a 76% das cidades paulistas. São 2.880 na Capital, 5.930 na Região Metropolitana de São Paulo e 28.342 vagas no interior e litoral. Há mais de 150 opções de cursos nas áreas da construção civil, comércio, indústria, transporte, agricultura e prestação de serviços. Entre as modalidades ofertadas estão “Assistente Administrativo”, “Operador de Telemarketing”, “Gastronomia”, “Agente de turismo”, “Técnicas de Vendas”, “Garçom”, “Pedreiro”, “Encanador”, “Soldagem”, “Operador de Empilhadeira”, “Logística básica”, “Jardinagem” e “Construtor de Móveis”. A lista completa já está disponível e pode ser consultada no site www.viarapida.sp.gov.br.

As aulas terão duração de no máximo três meses e serão ministradas em Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de SP e em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e da Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva). As inscrições para os cursos já estão disponíveis e podem ser realizadas pelo site www.viarapida.sp.gov.br Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. Os documentos necessários são RG e CPF. Os participantes recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio me nsal de R$ 210 durante o período do curso. 

Salão de Artes Plásticas “Waldemar Belisário” está com inscrições abertas

Estão abertas até o dia 10 de agosto as inscrições para o XXXV Salão de Artes Plásticas “Waldemar Belisário” em Ilhabela, que podem ser feitas em horário comercial na Secretaria de Cultura, na Vila, onde também se encontra o regulamento. A taxa de inscrição de R$ 15 por obra e um mesmo artista pode se inscrever em mais de uma categoria, com no máximo um trabalho por categoria. O Salão de Artes Plásticas “Waldemar Belisário” tem como objetivo reunir e valorizar o trabalho de artistas nas mais variadas formas e categorias, em suas mais significativas manifestações, bem como promover a educação artística na coletividade e o desenvolvimento das Belas Artes.
Este salão de artes tradicional em Ilhabela acontece há 35 anos, já revelou muitos talentos e colocou muitos trabalhos no circuito contemporâneo das artes.
A exposição acontecerá entre 30 de agosto e 30 de setembro, dentro das comemorações do aniversário da cidade, e terá trabalhos em pintura, escultura, técnica mista, instalação, desenho, fotografia e gravura. 
O prédio da Secretaria Municipal de Cultura fica na Rua Dr. Carvalho, nº 80, na Vila. 

Salão de Artes Plásticas “Waldemar Belisário” está com inscrições abertas

Estão abertas até o dia 10 de agosto as inscrições para o XXXV Salão de Artes Plásticas “Waldemar Belisário” em Ilhabela, que podem ser feitas em horário comercial na Secretaria de Cultura, na Vila, onde também se encontra o regulamento. A taxa de inscrição de R$ 15 por obra e um mesmo artista pode se inscrever em mais de uma categoria, com no máximo um trabalho por categoria. O Salão de Artes Plásticas “Waldemar Belisário” tem como objetivo reunir e valorizar o trabalho de artistas nas mais variadas formas e categorias, em suas mais significativas manifestações, bem como promover a educação artística na coletividade e o desenvolvimento das Belas Artes.
Este salão de artes tradicional em Ilhabela acontece há 35 anos, já revelou muitos talentos e colocou muitos trabalhos no circuito contemporâneo das artes.
A exposição acontecerá entre 30 de agosto e 30 de setembro, dentro das comemorações do aniversário da cidade, e terá trabalhos em pintura, escultura, técnica mista, instalação, desenho, fotografia e gravura. 
O prédio da Secretaria Municipal de Cultura fica na Rua Dr. Carvalho, nº 80, na Vila. 

Artistas plásticos podem se inscrever até dia 27 para “Exposição de Pintura Figurativa”

Uma parceria da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela com a prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), promoverá, durante o Festival do Camarão, a ser realizado de 18 de agosto a 16 de setembro, a “Exposição de Pintura Figurativa” 
Durante o festival haverá uma tenda na Vila destinada exclusivamente às obras de arte relacionadas ao universo do pescador de Ilhabela. As obras devem ter às dimensões máximas de 1 x 1 metro, e cada artista poderá se inscrever com duas obras, que devem ser entregues na Secretaria da Cultura até o dia 27 deste mês, com nome, valor em reais e título indicado em etiqueta adesiva na parte de trás da obra. As obras poderão ser comercializadas no local caso o artista autorize. Mais informações:  (12) 3896-1747 ou 3896-1571, com Edinir Cézar.

Festival

Durante o Festival do Camarão, os restaurantes participantes oferecerão pratos elaborados à base de camarões e frutos do mar, além do “Boteco do Camarão”, onde serão servidos petiscos, comidas de boteco e drinques. A atração acontece em dois finais de semana seguidos de agosto: 17, 18 e 19 e 24, 25 e 26 (sextas, sábados e domingos, respectivamente), a partir das 19h. A grande praça gastronômica montada ao ar livre contará ainda com música ao vivo e atrações culturais. 

Investimentos antecipam a contratação na Ford em Taubaté

O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região anunciou aos trabalhadores da Ford a antecipação da contratação de mais 79 funcionários para a unidade de Taubaté. O anuncio foi feito na terça-feira passada.
Segundo o presidente em exercício do Sindicato, Claudemir Monteiro (Mil) os 79 funcionários serão integrados na empresa até o próximo dia 17 de julho. 
Estão sendo chamados para as vagas, candidatos que participaram do último processo seletivo e que estavam cadastrados no banco de dados da empresa.
Estas contratações estavam previstas para o final do ano, mas foram antecipadas devido aos investimentos que estão sendo realizados na planta 
No inicio deste ano foram integrados 430 trabalhadores na Ford Taubaté e com as novas contratações chega a 509 o número de contratações viabilizadas pelo acordo negociado pelo Sindicato.
O acordo tem como objetivo aumentar a capacidade de produção da planta para 500 mil motores por ano da linha Sigma e aumenta também a capacidade de produção da fábrica de Transmissões para 520 mil unidades por ano. “Essas contratações mostram a importância do acordo que foi aprovado pelos trabalhadores, pois, estamos vendo a realização dos investimentos na fábrica de Taubaté, e a geração dos empregos para a nossa comunidade”, disse o presidente em exercício, Claudemir Monteiro.

Homem, branco, solteiro, com 2º grau e turista é o que mais morre afogado no Litoral Norte

Levantamento feito pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) do Guarujá entre os anos de 2008 e 2011 traçou o perfil das vítimas de afogamento no Litoral Norte

O estudante universitário Gustavo, de 20 anos, aproveitou o feriado prolongado para sair de São Caetano do Sul, onde mora, e aproveitar o sol com amigos na praia. Na manhã de um domingo ensolarado, Gustavo posicionou sua cadeira de praia e guarda-sol por volta das 9h e decidiu refrescar-se no mar, sem reparar, entretanto, na bandeira amarela fincada na areia, que alertava contra os possíveis riscos do mergulho. Mesmo não sabendo nadar, o estudante não se sentiu intimidado enquanto avançava no aparente tranquilo mar, afinal de contas, nem havia consumido bebidas alcoólicas. 
Em determinado momento, o jovem percebeu que não conseguia voltar à faixa de areia. Mesmo com todo o esforço realizado, a forte correnteza continuava puxando Gustavo para longe da terra firme. 
Os guarda-vidas, com auxílio de motos aquáticas, cortaram em alta velocidade as violentas ondas que se formavam na tentativa de resgatar a vítima mas, ao chegar perto de Gustavo, perceberam que nada mais poderia ser feito. 

A história acima é fictícia, ma foi retratada pela equipe de comunicação do Corpo de Bombeiros para retratar o perfil da vítima de afogamentos nas praias paulistas conforme estatísticas levantadas pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) do Guarujá que avaliou o período entre 2008 e 2011.
No Litoral Norte, o perfil difere e muito do que acontece na Baixada Santista e, quando é feita a comparação entre as cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba, as características também são bem distintas.
Os principais pontos em comum entre elas é que os homens responderam pela maioria dos casos de afogamento, sendo 83% em Caraguá, 95% em São Sebastião e 88% em Ubatuba, grande parte é branca, havia estudado até o 2º grau (Ensino Médio), era solteiro e turista. 

Quando a análise é com relação à idade, em Caraguá, a faixa etária envolvida em óbitos no mar foi de 43 a 50 anos, São Sebastião de 19 a 22 anos e Ubatuba de 31 a 42 anos e acima de 50 anos. 
As características com relação à permanência na cidade aposta que em Caraguá a maioria foi ignorada, em São Sebastião era turista de um dia e Ubatuba a vítima estava na casa de amigos ou parentes. 
Quanto ao dia de maior incidência de ocorrência fatal, em Caraguá foi apontado o domingo, São Sebastião o sábado e o domingo e Ubatuba o sábado foi o dia mais crítico identificado pela pesquisa. A vítima, geralmente nadava em local não sinalizado e sem a presença de guarda-vidas e na maioria dos casos não houve confirmação se sabia ou não nadar. O Litoral Norte tem uma outra característica que preocupa as autoridades que são as pessoas que vão pescar nas costeiras e acabam ficando ‘presos’ com as mudanças e maré e de vento. Recentemente um pescador de 58 anos morreu após cair de uma costeira no lado sul da Ilha e seu corpo só foi localizado dias depois na região norte.
Outro detalhe interessante desse levantamento, válido para todo o litoral paulista, é que 82% das pessoas vieram do interior do Estado ou da Grande São Paulo. 

Dos 426 afogamentos registrados no período nas praias dos 15 municípios que compõem o litoral paulista, 279 vítimas eram da Grande São Paulo (66%) e 62 de cidades do interior (16%). Os moradores do litoral representaram 11% dos casos (47). 
Segundo o capitão Ricardo Pelliccione, responsável pelo curso de formação dos guarda vidas do GBMar, o fato de grande parte dos afogados serem de outros locais dificulta as campanhas de conscientização. “Fazemos campanhas preventivas nas rodoviárias, nas praças de pedágio que dão acesso ao litoral e balsas, entregando panfletos com dicas de segurança. Temos também campanha na mídia do litoral. Propagandas nas rádios, jornais e emissoras de TV, além de algumas campanhas educativas em escolas. Mas encontramos dificuldade, pois o público que morre afogado não é o público do litoral, é o de fora. São pessoas do interior ou da Grande São Paulo, um público difícil de atingir”, disse. 

De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, todas as informações obtidas pelos guarda- vidas são utilizadas não apenas para compor os dados estatísticos do grupamento, mas também para auxiliar na apuração e investigação das causas do acidente. A partir desse levantamento feito pelo GBMar e do esforço realizado na prevenção de acidentes, é que os turistas estarão mais instruídos e sentirão mais seguros para aproveitar os finais de semana e feriados de sol no litoral do Estado. 

Ata da reunião do dia 14/07 dos professores municipais de Caraguatatuba‏


REUNIÃO 14/7

        ABERTURA
        LEITURA DA PAUTA
        INSCRIÇÃO PARA FALA:

* RODOLFO:
        Debater o método: como elaborar uma proposta mantendo a independência frente a SME;
        Manter os espaços de reunião, assembleia para decidirmos enquanto categoria;
        Na EMEF Edna Ferraz os professores já elaboraram uma proposta;
        É fundamental garantir a hora aula de 50 min.;

* NORALDINO:
        A importância de relatos sobre a situação das planilhas nas escolas;
        Apresentação de propostas;
        Críticas à SME;

         * VIRGINIA
         A nossa proposta é simplesmente a aplicação da LEI;
         Montar uma comissão que trabalhe no recesso na divulgação da assembleia;
         A carta enviada pela SME...
         Divulgação da carta aberta à comunidade.

*HUGO
         A importância de elaborar uma proposta única dos/as professores/as;
         A SME está tentando confundir os docentes;

* LUCIA HELENA
         Foi pedido que os professores assinassem a carta enviada pela SME às escolas ontem em um papel em branco. A Carta não tinha timbre e nem data. Assinamos no próprio papel...
         Carga horária de 40 horas:

* BRUNO
         Discutir a possibilidade de mais de 1/3 fora da sala de aula;

* PATRÍCIA

         A notícia de que a aplicação da LEI terá impacto orçamentário está sensibilizando vários docentes. O que não é verdade, mesmo porque a União pode ajudar o município;
         Reforçar a ideia de uma única proposta;

*DOUGLAS (APEOESP)

         Contextualizou as lutas regionais e estaduais;
         Discutiu as manobras do governo estadual para a adequação aritmética das horas aulas;
         Explanou sobre as lutas jurídicas existentes;
         Não ampliar a jornada;
         Enfatizou q esse 1/3 é fora da sala de aula;
         Pegar como modelo as propostas da APEOESP e de outras regiões;
         CONVITE para REUNIÃO do dia 25/8;
         Unir forças com movimentos regionais;
         A subsede da APEOESP está disponível para as reuniões do movimento;
         VOTAR se vai manter o logo do Sindserv no informativo da APEOESP.

* RAFAEL (Sindserv de São Sebastião)

         A Lei do Piso implica no orçamento do município;
         A briga é para que a lei, em São Sebastião, seja aplicada o ano que vem;
         Não concorda com 1/3 fora da escola: temos muito o que fazer dentro da escola ...o professor tem muito que contribuir;
         Só a briga judicial não ganha a guerra, é importante esse movimento;
         Importante elaborar propostas.

* EDILENE

         Os gestores já estão considerando aula de 55 min.;
         O movimento já está causando impacto na SME;
         Está sendo divulgado que o nosso movimento é contra a ampliação de jornada;
         A “pesquisa” não é pra prever impacto orçamentário, é para selecionar 100 docentes que terão direito a ampliação. Estão delimitando critérios tal ampliação;

*MARIANA

         Nas três escolas a planilha não chegou;
         A SME está ampliando a discussão sobre a LEI até setembro;
         As professoras de PEB I têm uma preocupação com as 5horas que os alunos ficarão com outra professora;

* SOLANGE

         Planilhas dos gestores: diferentes formas de encaminhamento das rasuras.
         Questão das horas dentro das escolas: falta de estrutura, tempo de estudo. Já existem horas de HTPC e não há opções para formação.
         É inviável hoje cumprir os horários nas escolas por conta da falta de estrutura física.

* VINICIUS

         Decidir se vamos aceitar a ampliação de jornada;
         Propormos também uma ampliação de jornada já com a proposta de aumento salarial;
         o aumento mínimo para ampliação deve ser de 75%

* REGINA

         1/3 para o professor deve ser livre para decidir o que fazer...
         É contra os cursos oferecidos pela SME
         Enfatizar que não propomos a redução da carga horária do aluno na escola
         Ressaltar que queremos professores de arte, música, ed. Física, informática... Para o período que o professor não estará em sala (PEB I)

*NORALDINO

         Proposta de encaminhamento: sair com uma comissão para elaborar uma proposta fortalecida (questão jurídica)

* VIRGINIA

         HTPL não diz se é fora da escola. Precisamos adequar isso a nossa realidade;
         O professor tem q ter LIBERDADE para preparar suas aulas;
         O custo para a prefeitura será apenas com mais professores;
         A prefeitura não quer provar o impacto;
         Qualquer aula a mais tem direito a 1/3, mesmo a carga complementar.

* RODOLFO

         Além da HTPC, a SME propôs a HPE;
         Reunião do dia 25/8 para unificar a categoria;
         Proposta: tirar o logo do Sindserv e colocar “Comissão de Trabalho dos Professores de Caraguatatuba;
         O mais importante é a nossa união;
         Manter a unidade da categoria para lutarmos por outras questões: abonada, licenças...

* HUGO

Resumo:
          Está evidente que queremos 1/3 fora da sala de aula;
         Proposta principal: aplicação da lei 2/3 em sala e 1/3 fora...
         Não somos contra a ampliação... Pensarmos sobre isso...
         A nossa força é o movimento: precisamos nos comunicar, nos reunir e estudar...e voltarmos mais fortes.

* RAFAEL

         Nossa luta é a valorização do magistério;
         Pensar em 1/3 dentro da escola é porque a escola tem demandas importantíssimas: indisciplina, reunião de conselho, gestão democrática...
         É importante que o professor participe das decisões...

VOTAÇÃO

1a - aplicar a lei sem alterar carga horária
       APROVADA POR UNANIMIDADE

2a -  proposta de ser 60% dentro da sala de aula e 40% fora da sala de aula
        REPROVADA
    2b – não colocar a proposta de ampliação além de 1/3
            APROVADA

    3– propor a opção de manter ou mudar a jornada de trabalho, fazendo a inclusão da gratificação no salário base (incluir os professores adjuntos I e II)
          APROVADA POR UNANIMIDADE

   4 – substituir o logo do Sindserv por COMISSÃO DE TRABALHO DOS PROFESSORES DE CARAGUÁ
           APROVADA POR UNANIMIDADE

6- Convite à SME e a comunidade para um seminário sobre a LEI DO PISO em momento posterior à Assembleia
          APROVADA POR UNANIMIDADE


   5- COMISSÃO DE TRABALHO
        Atual:
1.      Rodolfo (PEB II)
2.      Patrícia (PEB II)
3.      Newton (PEB II)
4.      Edilene (PEB I e Ed. Infantil)
5.      Gilceli (PEB I)
6.      Celina (Adjunto)
7.      Virgínia (PEB II)
        Inscrição:
1.      Lúcia Helena (Adjunto I)
2.      Bruno (PEB II)
3.      Edgar (PEB II- Matemática)


PRÓXIMA REUNIÃO:

27/7 (noite –18h - na APEOESP) - APROVADO
28/7 - REPROVADO

PRÓXIMA REUNIÃO DA COMISSÃO:

18/7  (quarta-feira) – às 14h na subsede da APEOESP

Nesta reunião tem que ser discutido:

         formas de divulgação ampla da assembleia: CÂMARA MUNICIPAL; CARRO DE SOM; IMPRENSA...
         preparar listas para os/as professores/as assinarem...
         redigir requerimento para a SME e sindicato...
          

Oração

Que nessa semana que se inicia, que eu possa ter fé e forças

para superar tudo aquilo que me aflige, que eu possa ignorar

todos aqueles que me julgam sem saber quem sou e o que eu

quero, que eu consiga vencer meus medos e conquistar meus

sonhos e objetivos, que eu possa ter minhas forças renovadas

sempre que pensar que elas estão esgotadas!! Amém!! :

PARABÉNS aos homens de minha família e a todos os amigos.

O Dia do Homem tem igual importância ao Dia da Mulher, pois ambos têm o seu espaço na sociedade e buscam objetivos semelhantes como a promoção da vida e o bem-estar da família. 
Homens machistas são desprezíveis. 
No entanto os honestos amorosos, românticos, honestos e principalmente tementes ao Senhor Jesus, devem ser lembrados e reconhecidos. 
As mulheres anseiam serem lembradas e presenteadas em seu dia por nós homens. 
O que é correto e devemos lembrar mesmo. 
Mas pouquíssimas lembram e retribuem aos homens. 
Deus, em Cristo Jesus, abençoe a todos os homens, independente de raça, nível social, político, religioso ou ainda se solteiros ou não. 
PARABÉNS aos homens de minha família e a todos os amigos.