Todo o sistema da região foi monitorado em tempo real pelo Centro de Controle Operacional, instalado na Superintendência do Litoral Norte, no bairro do Porto Novo, em Caraguá. As ações desenvolvidas neste Carnaval no Litoral Norte fazem parte do Plano Verão 2011/2012.
O Blog do Guilherme Araújo é um canal de jornalismo especializado em politicas publicas e sociais, negócios, turismo e empreendedorismo, educação, cultura. Guilherme Araújo, CEO jornalismo investigativo - (MTB nº 79157/SP), ativista politico, palestrante, consultor de negócios e politicas publicas, mediador de conflitos de médio e alto risco, membro titular da ABI - Associação Brasileira de Imprensa.
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Sem chuva?
O esquema adotado pela Superintendência da Sabesp no Litoral Norte garantiu a normalidade do abastecimento de água durante Carnaval na região. A previsão do tempo (sem os famosos temporais típicos de verão), bem como a conscientização por parte dos moradores e turistas que estiveram nas cidades do Litoral Norte neste Carnaval foram fatores decisivos para o sucesso da operação.
Acertou
Vale ressaltar que as previsões do Cptec-Inpe para o Litoral Norte foram precisas nesse carnaval. O Sol predominou durante praticamente todo o feriado e a nebulosidade só aumentou nesta quarta-feira de cinzas. Para quem emendou a semana de Carnaval, as noticias não são tão animadoras. As nuvens devem continuar sobre a região e o Sol aparece esporadicamente, principalmente, no período da manhã.
Ciclopista?
Andam dizendo por aí que o prefeito sebastianense Ernane Primazzi pretende elaborar um projeto de ciclopista na cidade. Segundo informações, a ideia seria aproveitar a lei do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que afirma que é proibido estacionar em acostamento de rodovia estadual, e assim impedir que veículos estacionem na faixa de acostamento avenida Guarda Mor Lobo Viana (SP-55) no trecho entre a região Centro e o bairro de São Francisco.
A execução do projeto iria liberar o acostamento, para o trânsito livre de ciclistas. Com sinalização adequada que favorecesse o fluxo das bicicletas. De acordo com as pretensões da prefeitura, o intuito do projeto seria o de visar a segurança da grande quantidade de ciclistas que trafegam diariamente pelo município, bem como, incentivar este meio de transporte.
A execução do projeto iria liberar o acostamento, para o trânsito livre de ciclistas. Com sinalização adequada que favorecesse o fluxo das bicicletas. De acordo com as pretensões da prefeitura, o intuito do projeto seria o de visar a segurança da grande quantidade de ciclistas que trafegam diariamente pelo município, bem como, incentivar este meio de transporte.
Inauguração do Centro de Recuperação Renascer Feminino será sábado (25)
No próximo sábado (25/02/2012), às 10h, Caraguá inaugura o Centro de Recuperação Renascer Feminino, no bairro Porto Novo. O centro é destinado para o tratamento de mulheres com dependência química (álcool e drogas) de Caraguá e Litoral Norte. A iniciativa é uma parceria entre o Governo Municipal, por meio da secretaria de Assistência Social, e a Igreja Renascer.
A cerimônia de inauguração será iniciada na Colônia de Férias do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, com a palestra “Sou careta, drogas, bah!”, ministrada pelos jornalistas Reinaldo Gottino e Percival de Souza. Logo após, às 11h, acontece o descerramento da placa inaugural no centro de recuperação.
O Centro de Recuperação Renascer Feminino, pioneiro no litoral, tem um padrão internacional de terapia e deve atender, gratuitamente, mulheres a partir de 18 anos. O prédio tem 60 vagas, sendo 60% destinadas para pacientes de Caraguá e Litoral Norte e 40% para outras cidades. O tempo de internação é de seis meses
A cerimônia de inauguração será iniciada na Colônia de Férias do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, com a palestra “Sou careta, drogas, bah!”, ministrada pelos jornalistas Reinaldo Gottino e Percival de Souza. Logo após, às 11h, acontece o descerramento da placa inaugural no centro de recuperação.
O Centro de Recuperação Renascer Feminino, pioneiro no litoral, tem um padrão internacional de terapia e deve atender, gratuitamente, mulheres a partir de 18 anos. O prédio tem 60 vagas, sendo 60% destinadas para pacientes de Caraguá e Litoral Norte e 40% para outras cidades. O tempo de internação é de seis meses
Carnaval deste ano registrou mais carros e menos acidentes que período anterior nas estradas estaduais
Durante o Carnaval 2012, o bom tempo levou a um aumento de 30% no movimento de veículos nas rodovias paulistas, em relação ao ano passado. Entre os dias 18 e 22 de fevereiro, mais de 540 mil veículos utilizaram as rodovias Rio-Santos/ Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), Mogi Bertioga (SP-098), Tamoios SP-099, Oswaldo Cruz (SP-125), Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123) e Rodovia Raposo Tavares (SP-270). O número representa aumento de 24% no movimento, comparado ao Carnaval 2011, marcado por chuvas, quando 410 mil veículos seguiram às praias. Em 2010, durante o mesmo feriado, o DER registrou movimento de 511 mil carros nas estradas de São Paulo.
O índice de acidentes (IA) nas estradas paulistas caiu 29%, em relação a 2011, de 0,86 para 0,61. O índice de feridos (IF) apresentou redução de 8,3%, em 2012. Saindo de 37,78 para 34,65. Já o índice de mortes (IM) foi de 1,32 contra 1,31, em 2012, o que representa uma queda de 0,3%.
Para esclarecer melhor, os índices não são números absolutos de acidentes nas estradas. Eles são calculados levando-se em consideração, além dos dados quantitativos, a extensão das rodovias, o volume diário médio de veículos (VDM) nas estradas e o período analisado. Essa metodologia, que começou a ser discutida no Brasil na década de 1970, é necessária para que haja uma comparação tecnicamente correta, já que há vários fatores que determinam se o final de semana foi mais ou menos violento.
A Operação Carnaval 2012 também traz redução de 22,5% no número de acidentes, em relação a 2011. Em números absolutos, foram registrados 1.155 acidentes, frente a 1.491 (2011) e 1.315 (2010).
O número de vítimas fatais também foi 22% menor do que o registrado em 2010. Em números absolutos foram 31 mortes em 2012, frente as 41 vitimas fatais em 2010. Durante o carnaval de 2011, os dados do DER apontaram 24 mortes nas estradas paulistas.
De acordo com informações da Policia Militar Rodoviária, atos de imprudência ao volante foram responsáveis por 60% dos acidentes com vítimas. As ocorrências com maior incidência são atropelamento, colisão frontal e acidentes com motocicletas.
O índice de acidentes (IA) nas estradas paulistas caiu 29%, em relação a 2011, de 0,86 para 0,61. O índice de feridos (IF) apresentou redução de 8,3%, em 2012. Saindo de 37,78 para 34,65. Já o índice de mortes (IM) foi de 1,32 contra 1,31, em 2012, o que representa uma queda de 0,3%.
Para esclarecer melhor, os índices não são números absolutos de acidentes nas estradas. Eles são calculados levando-se em consideração, além dos dados quantitativos, a extensão das rodovias, o volume diário médio de veículos (VDM) nas estradas e o período analisado. Essa metodologia, que começou a ser discutida no Brasil na década de 1970, é necessária para que haja uma comparação tecnicamente correta, já que há vários fatores que determinam se o final de semana foi mais ou menos violento.
A Operação Carnaval 2012 também traz redução de 22,5% no número de acidentes, em relação a 2011. Em números absolutos, foram registrados 1.155 acidentes, frente a 1.491 (2011) e 1.315 (2010).
O número de vítimas fatais também foi 22% menor do que o registrado em 2010. Em números absolutos foram 31 mortes em 2012, frente as 41 vitimas fatais em 2010. Durante o carnaval de 2011, os dados do DER apontaram 24 mortes nas estradas paulistas.
De acordo com informações da Policia Militar Rodoviária, atos de imprudência ao volante foram responsáveis por 60% dos acidentes com vítimas. As ocorrências com maior incidência são atropelamento, colisão frontal e acidentes com motocicletas.
Presidente das Docas conta com R$ 715 mi até 2014 para ampliação do porto sebastianense
O engenheiro Casemiro Tércio Carvalho, presidente da Companhia das Docas de São Sebastião (órgãos vinculados à Secretaria Estadual de Logística e Transportes) expôs cronograma dos investimentos do porto a cargo da Cia. das Docas (que se somam a outros do governo do estado, da Petrobras e de parceiros privados) durante evento intitulado “A atividade Hidroviária no Tietê e no Porto de São Sebastião”, no início do mês, no Instituo de Engenharia.
Casemiro Tércio, que também é diretor do Departamento Hidroviário, foi o palestrante do evento, seguida de amplo diálogo do expositor com empresários e técnicos presentes.
O presidente das Docas de São Sebastião detalhou o cronograma de investimentos definido para as melhorias do Porto de São Sebastião. Ele diz contar com recursos totais de R$ 715 milhões até 2014, com a aplicação de R$ 89 milhões em 2012, de R$ 376 milhões em 2013, e de R$ 250 milhões no terceiro ano. A serem gastos em obras de pavimentação, no Pátio 3, em projetos básico e executivo de ampliação dos berços, no Sistema de Informação de Gerenciamento de Tráfego Marítimo (VTMIS), no Pátio 4 e em obras de um novo berço.
Os investimentos têm a pretensão de refletir ações para melhorias e aumento significativo da capacidade operacional do Porto de São Sebastião, por meio de terraplenagem, pavimentação, reforma e implantação nos pátios; construção e aumento da profundidade dos berços (de atracação de navios). De par com expressivo papel na execução dos projetos de ampliação dos acessos rodoviários ao porto (duplicação da Tamoios e contorno de Caraguatatuba a São Sebastião).
O vice-presidente da Apeop, Marcos Borsari, com a ampliação do Porto de São Sebastião e de seus acessos, cria-se um novo corredor de exportações que favorece uma logística mais consistente de comércio exterior.
O evento foi promovido conjuntamente por cinco entidades representativas de profissionais e de empresas da engenharia e da construção – Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Apeop), Sinaenco, Sinduscon e Sinicesp e o Instituto de Engenharia.
Casemiro Tércio, que também é diretor do Departamento Hidroviário, foi o palestrante do evento, seguida de amplo diálogo do expositor com empresários e técnicos presentes.
O presidente das Docas de São Sebastião detalhou o cronograma de investimentos definido para as melhorias do Porto de São Sebastião. Ele diz contar com recursos totais de R$ 715 milhões até 2014, com a aplicação de R$ 89 milhões em 2012, de R$ 376 milhões em 2013, e de R$ 250 milhões no terceiro ano. A serem gastos em obras de pavimentação, no Pátio 3, em projetos básico e executivo de ampliação dos berços, no Sistema de Informação de Gerenciamento de Tráfego Marítimo (VTMIS), no Pátio 4 e em obras de um novo berço.
Os investimentos têm a pretensão de refletir ações para melhorias e aumento significativo da capacidade operacional do Porto de São Sebastião, por meio de terraplenagem, pavimentação, reforma e implantação nos pátios; construção e aumento da profundidade dos berços (de atracação de navios). De par com expressivo papel na execução dos projetos de ampliação dos acessos rodoviários ao porto (duplicação da Tamoios e contorno de Caraguatatuba a São Sebastião).
O vice-presidente da Apeop, Marcos Borsari, com a ampliação do Porto de São Sebastião e de seus acessos, cria-se um novo corredor de exportações que favorece uma logística mais consistente de comércio exterior.
O evento foi promovido conjuntamente por cinco entidades representativas de profissionais e de empresas da engenharia e da construção – Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Apeop), Sinaenco, Sinduscon e Sinicesp e o Instituto de Engenharia.
Casa de Saúde realiza caminhada seguida de “Abraço no Hospital”
O Hospital Stella Maris convida todos os moradores da região para a “Caminhada por uma Saúde melhor em Caraguatatuba”, que culminará em um abraço coletivo e solidário no Hospital. O “Abrace o Hospital” será nesta sexta-feira, a partir das 16h, com saída da Praça Cândido Motta, em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio.
O evento faz parte das comemorações dos 60 anos de fundação do Hospital Stella Maris e integra a Campanha da Fraternidade deste ano que terá como tema central “Fraternidade e Saúde Pública”. O evento conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial e Diocese da Caraguatatuba.
Administrado pelo Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, o Hospital Stella Maris é uma instituição filantrópica que depende de verbas e repasses de órgãos públicos.
É referência no atendimento público em Caraguatatuba e Litoral Norte atendendo desde pequenos curativos a vítimas de trânsito e de violência no Litoral Norte. 85% dos pacientes são provenientes do SUS.
O evento faz parte das comemorações dos 60 anos de fundação do Hospital Stella Maris e integra a Campanha da Fraternidade deste ano que terá como tema central “Fraternidade e Saúde Pública”. O evento conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial e Diocese da Caraguatatuba.
Administrado pelo Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, o Hospital Stella Maris é uma instituição filantrópica que depende de verbas e repasses de órgãos públicos.
É referência no atendimento público em Caraguatatuba e Litoral Norte atendendo desde pequenos curativos a vítimas de trânsito e de violência no Litoral Norte. 85% dos pacientes são provenientes do SUS.
Secretaria de Administração Penitenciária nega atos de tortura dentro do CDP
Visitas aos detentos do CDP permanecerão suspensas até amanhã. Insubordinação realizada por detentos pode ser um dos motivos da tomada de decisão
Um dia após as denúncias de que presos do Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba (CDP), localizado no bairro do Porto Novo, estariam sendo torturados dentro da cadeia, a Secretaria de Administração Penitenciária se manifestou por meio de sua Assessoria de Imprensa e encaminhou uma nota rebatendo as informações e negando qualquer ato de tortura.
“As informações sobre supostos atos de tortura ou falta de atendimento médico no Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba são infundadas. Haja vista que esta pasta repudia qualquer violação aos direitos humanos em suas unidades prisionais”, declara a nota.
Ainda de acordo com a secretaria durante um procedimento de revista, realizado na sexta-feira passada foram encontrados produtos proibidos dentro do presídio. “No procedimento de revista realizado na sexta-feira, dia 17, foram localizados um invólucro de substância análoga à cocaína, 79 invólucros de substância análoga à maconha, dois celulares e uma bateria de celular avulsa”, diz o texto.
Diante disso, a direção da unidade decidiu suspender temporariamente o direito à visitação dos familiares e ao banho de sol. Segundo a pasta, a decisão contou com manifestação favorável do Promotor da Terceira Promotoria de Justiça da Comarca de Caraguatatuba e aquiescência do Meritíssimo Juiz Corregedor dos Presídios local.
Entenda o caso
Na última segunda-feira, um grupo de mulheres e mães de presos montaram guarda em um bar ao lado do prédio do CDP. Ao todo cerca de 20 mulheres permaneceram no local durante todo o dia na tentativa de conseguir informações precisas ou quem sabe entrar na penitenciária para visitar os familiares. Além da falta de visitas as mulheres denunciaram supostas ações de agressão ou maus tratos para os detentos.
Um dia após as denúncias de que presos do Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba (CDP), localizado no bairro do Porto Novo, estariam sendo torturados dentro da cadeia, a Secretaria de Administração Penitenciária se manifestou por meio de sua Assessoria de Imprensa e encaminhou uma nota rebatendo as informações e negando qualquer ato de tortura.
“As informações sobre supostos atos de tortura ou falta de atendimento médico no Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba são infundadas. Haja vista que esta pasta repudia qualquer violação aos direitos humanos em suas unidades prisionais”, declara a nota.
Ainda de acordo com a secretaria durante um procedimento de revista, realizado na sexta-feira passada foram encontrados produtos proibidos dentro do presídio. “No procedimento de revista realizado na sexta-feira, dia 17, foram localizados um invólucro de substância análoga à cocaína, 79 invólucros de substância análoga à maconha, dois celulares e uma bateria de celular avulsa”, diz o texto.
Diante disso, a direção da unidade decidiu suspender temporariamente o direito à visitação dos familiares e ao banho de sol. Segundo a pasta, a decisão contou com manifestação favorável do Promotor da Terceira Promotoria de Justiça da Comarca de Caraguatatuba e aquiescência do Meritíssimo Juiz Corregedor dos Presídios local.
Entenda o caso
Na última segunda-feira, um grupo de mulheres e mães de presos montaram guarda em um bar ao lado do prédio do CDP. Ao todo cerca de 20 mulheres permaneceram no local durante todo o dia na tentativa de conseguir informações precisas ou quem sabe entrar na penitenciária para visitar os familiares. Além da falta de visitas as mulheres denunciaram supostas ações de agressão ou maus tratos para os detentos.
Lei pune empresa que realizar operações em vias públicas, colocando em risco segurança das pessoas em São Sebastião
O projeto de lei de autoria do Poder Executivo foi aprovado por unanimidade de votos na primeira sessão ordinária do ano, e estabelece punição para as empresas que realizarem intervenções nas vias públicas do município, que coloquem em risco a segurança dos cidadãos.
A proposta dispõe sobre atuação, notificação e penalidades nos casos de infrações cometidas por pessoas físicas ou jurídicas sem a utilização de veículos, expressamente mencionadas no código de Trânsito Brasileiro – CTB, e estabelece as informações mínimas que deverão constar no auto de infração.
O prefeito Ernane Primazzi explica que de acordo com a Lei que institui o Código de Trânsito Brasileiro e resolução do Conselho Nacional de Trânsito, compete à autoridade municipal de trânsito fiscalizar e multar ocorrências que representem infrações de trânsito de pessoas físicas e jurídicas.
“O município de São Sebastião conta com um porto de carga e descarga de superdimensionados e as transportadoras responsáveis pela locomoção destas cargas têm causado diversos transtornos à cidade, tendo em vista que trafegam pelas vias do município sem autorização da autoridade de trânsito municipal, nem tampouco se importam com a autuação, pois a mesma torna-se irrisória se comparada com a carga embargada no porto”, explica o prefeito. Primazzi também menciona as intervenções nas vias efetuadas por pessoas físicas ou jurídicas que perturbam ou interrompem a livre circulação de pedestres e veículos.
“É nosso objetivo penalizar as empresas e também os particulares que conduzem esses veículos, obras ou executem outras intervenções na via de modo irresponsável colocando em risco a segurança das pessoas e bens de maneira a coibir este tipo de atitude, fazendo com que o responsável obedeça às leis presentes em nosso município e federais”, conclui. A proposta foi encaminhada ao Poder Executivo para ser sancionada.
A proposta dispõe sobre atuação, notificação e penalidades nos casos de infrações cometidas por pessoas físicas ou jurídicas sem a utilização de veículos, expressamente mencionadas no código de Trânsito Brasileiro – CTB, e estabelece as informações mínimas que deverão constar no auto de infração.
O prefeito Ernane Primazzi explica que de acordo com a Lei que institui o Código de Trânsito Brasileiro e resolução do Conselho Nacional de Trânsito, compete à autoridade municipal de trânsito fiscalizar e multar ocorrências que representem infrações de trânsito de pessoas físicas e jurídicas.
“O município de São Sebastião conta com um porto de carga e descarga de superdimensionados e as transportadoras responsáveis pela locomoção destas cargas têm causado diversos transtornos à cidade, tendo em vista que trafegam pelas vias do município sem autorização da autoridade de trânsito municipal, nem tampouco se importam com a autuação, pois a mesma torna-se irrisória se comparada com a carga embargada no porto”, explica o prefeito. Primazzi também menciona as intervenções nas vias efetuadas por pessoas físicas ou jurídicas que perturbam ou interrompem a livre circulação de pedestres e veículos.
“É nosso objetivo penalizar as empresas e também os particulares que conduzem esses veículos, obras ou executem outras intervenções na via de modo irresponsável colocando em risco a segurança das pessoas e bens de maneira a coibir este tipo de atitude, fazendo com que o responsável obedeça às leis presentes em nosso município e federais”, conclui. A proposta foi encaminhada ao Poder Executivo para ser sancionada.
Movimento cresce mais de 100% em um ano no Porto de São Sebastião
Já o Terminal da Petrobras registrou queda nas operações neste ano, comparando com anterior
A capacidade operacional do Porto de São Sebastião demonstra ascensão não apenas nos discursos dos trabalhadores portuários, mas também em números que refletem o potencial do porto sebastianense. Apenas considerando os números do início do ano, 90.690,877 toneladas em produtos passaram pelo Porto de São Sebastião.
O total de movimentação de carga de janeiro reflete um aumento de 109,6% se comparado o mesmo período em 2011, que encerrou com 43.278 toneladas movimentadas. Assim, em um ano, o Porto de São Sebastião conseguiu mais que dobrar seus trabalhos com movimentações de carga.
Os números favoráveis e crescentes não significam apenas uma política econômica estável do Brasil, mas também a afirmação do Porto de São Sebastião como uma das melhores opções de logística e business no que se atem a importação e exportação no país. O total de movimentação em carga de janeiro é superior ainda ao fim do ano. Em dezembro o único porto da região fechou o mês com 79.001 toneladas em produtos movimentados. Com o balanço de janeiro, o Porto de São Sebastião demonstrou fôlego para não apenas manter o ritmo, mas também elevar os números e demonstrar um crescimento de 14,7% se comparado o período natalino do porto.
Agora resta esperar o Porto de São Sebastião crescer ainda mais em suas operações para comparar com o ano passado que fechou em um total de movimentação de carga de 669.423 toneladas, com cerca de 80 navios atracados nos berços de São Sebastião. Além de deixar o quanto mais evidente a necessidade de ampliação estrutural do porto sebastianense a fim de consolidar o mesmo com um dos mais importantes do país.
Queda
Já pelo Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar) o início não foi tão bom assim. Isso porque a movimentação de graneis líquidos no terminal privado da Petrobras não conseguiu manter os trabalhos realizados no mesmo período em 2011 e registrou queda de 4,16% nas movimentações. Em janeiro, o Tebar registrou a movimentação de 4.566.610 de toneladas. Já no começo de 2011 a movimentação de granéis líquidos chegou a 4.765.273 de toneladas.
Contudo, os números se tornam otimistas se comparado com o fim do ano passado. No fim de 2011, o terminal privado fechou o ano com 4.358.679 de toneladas. Se comparar com janeiro deste ano, significa um aumento de 4,7%.
A capacidade operacional do Porto de São Sebastião demonstra ascensão não apenas nos discursos dos trabalhadores portuários, mas também em números que refletem o potencial do porto sebastianense. Apenas considerando os números do início do ano, 90.690,877 toneladas em produtos passaram pelo Porto de São Sebastião.
O total de movimentação de carga de janeiro reflete um aumento de 109,6% se comparado o mesmo período em 2011, que encerrou com 43.278 toneladas movimentadas. Assim, em um ano, o Porto de São Sebastião conseguiu mais que dobrar seus trabalhos com movimentações de carga.
Os números favoráveis e crescentes não significam apenas uma política econômica estável do Brasil, mas também a afirmação do Porto de São Sebastião como uma das melhores opções de logística e business no que se atem a importação e exportação no país. O total de movimentação em carga de janeiro é superior ainda ao fim do ano. Em dezembro o único porto da região fechou o mês com 79.001 toneladas em produtos movimentados. Com o balanço de janeiro, o Porto de São Sebastião demonstrou fôlego para não apenas manter o ritmo, mas também elevar os números e demonstrar um crescimento de 14,7% se comparado o período natalino do porto.
Agora resta esperar o Porto de São Sebastião crescer ainda mais em suas operações para comparar com o ano passado que fechou em um total de movimentação de carga de 669.423 toneladas, com cerca de 80 navios atracados nos berços de São Sebastião. Além de deixar o quanto mais evidente a necessidade de ampliação estrutural do porto sebastianense a fim de consolidar o mesmo com um dos mais importantes do país.
Queda
Já pelo Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar) o início não foi tão bom assim. Isso porque a movimentação de graneis líquidos no terminal privado da Petrobras não conseguiu manter os trabalhos realizados no mesmo período em 2011 e registrou queda de 4,16% nas movimentações. Em janeiro, o Tebar registrou a movimentação de 4.566.610 de toneladas. Já no começo de 2011 a movimentação de granéis líquidos chegou a 4.765.273 de toneladas.
Contudo, os números se tornam otimistas se comparado com o fim do ano passado. No fim de 2011, o terminal privado fechou o ano com 4.358.679 de toneladas. Se comparar com janeiro deste ano, significa um aumento de 4,7%.
Assinar:
Postagens (Atom)