GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Município abre inscrições para a eleição da Corte Momesca 2012

A Associação das Entidades Carnavalescas de São Sebastião (Asec) e a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) dão o pontapé inicial para o Carnaval 2012. Já estão abertas as inscrições para a eleição da Corte Momesca deste ano, a qual tomará conta da cidade durante os cinco dias da festa mais esperada do país. De acordo com o presidente a Asec, Eli Roberto Santana, a seleção do novo Rei Momo, rainha e princesas será nesta quinta-feira, às 21h, na Praça de Eventos da Rua da Praia, região central da cidade.
Ainda no mesmo dia, as escolas de samba X-9 do Canto do Mar, Mocidade Independente da Topolândia, Ki-Fogo, do Pontal da Cruz, e Acadêmicos de São Francisco apresentarão os seus sambas-enredo que prometem agitar a avenida neste Carnaval.
Inscrições e regulamento - Os interessados em participar do concurso devem procurar uma das escolas de samba da cidade e fazer sua inscrição. É necessário que todos os candidatos tenham no mínimo 16 anos e, no caso dos menores de idade, é imprescindível a autorização dos pais por escrito. Após o devido preenchimento da ficha de inscrição, os presidentes das escolas devem encaminhá-las à Sectur, até amanhã.
Cada escola precisa ter no mínimo dois representantes, caso contrário ela será penalizada com a perda de 5% da verba municipal destinada às entidades carnavalescas.
Os homens serão avaliados nos quesitos simpatia, animação e samba no pé. Já as mulheres, além destes três citados, ainda serão avaliadas pela beleza e plasticidade. A escolha da corte será realizada por um júri técnico selecionado pela Sectur.
Como prêmio, o rei e a rainha receberão R$ 1 mil. Já as princesas da festa recebem R$ 800 cada. A corte percorrerá vários bairros da cidade durante os dias de Carnaval, garantindo a animação dos foliões.

Moradores pedem solução ao Poder Público com a falta de espaço urbano para veículos

Moradores do Litoral Norte estão preocupados com a falta de espaço urbano para estacionar os veículos que circulam pela região, nas áreas centrais dos municípios. Segundo algumas reclamações apuradas, principalmente devido à alta temporada de verão, achar uma vaga para estacionar pelas ruas das cidades se tornou uma tarefa bastante árdua.
Moradores entrevistados reclamaram que, mesmo em tempos fora da temporada, está difícil estacionar. “As autoridades de todo Litoral Norte deveriam se atentar a real necessidade que se faz presente todos os dias, em relação à falta de espaço urbano para estacionamento de automóveis. O poder público poderia tentar buscar parcerias com empresas privadas a fim de elaborar um projeto de estacionamentos subterrâneos ou verticais (aéreos). Pois as cidades estão em seu limite máximo. A frota de carros também aumentou e a demanda de espaço público não tem como acompanhar esse crescimento. Por isso, deveríamos seguir o exemplo de algumas grandes cidades que já possuem esse sistema de garagens. Acredito que é a única solução para o problema”, declara o empresário ilhéu Jorge Maroum.
Maroum disse também que a situação se agrava dia a dia, e que a construção de garagens subterrâneas não comprometeria o Plano Diretor ou as leis de uso e ocupação do solo, que, restringem a construções de prédios, até certa altura, vigente em cidades do Litoral Norte.
O vendedor Marcelo Silva, de Caraguatatuba, contou que trabalha diariamente com seu veículo, e que circula pelas quatro cidades da região enfrentando as mesmas dificuldades na hora de procurar uma vaga para estacionar. “Eu tenho que me locomover de carro, mas na hora de parar é sempre uma novela. Tenho que ficar rodando até encontrar uma vaga. Muitas vezes tenho que parar longe de onde eu tenho que ir, pois é a única opção. Acredito que os estacionamentos subterrâneos ou verticais seriam a solução ideal para a falta de espaço”.
Silva relata que muitos shoppings espalhados pelo país já possuem este sistema de estacionamentos subterrâneos ou verticais, mas que só atendem a própria demanda, entretanto, o vendedor ressalta que este seria um bom exemplo a seguir.

Soluções


Em Caraguatatuba, de acordo com a secretaria de Trânsito, está em estudo a implantação de Zona Azul. Já quanto à implantação de estacionamentos subterrâneos ou verticais, o secretário de Trânsito, João Batista Amandes, explica que a realização de um empreendimento como este dependerá da iniciativa privada.

Segundo o secretário, no centro da cidade, não há possibilidade de expansão do sistema viário. E a Zona Azul possibilitará a rotatividade dos veículos nas áreas disponíveis para estacionar.
Para o chefe de departamento de trânsito de Ubatuba, tenente Franco, a implantação de um sistema subterrâneo ou vertical de estacionamentos é uma excelente alternativa para solucionar os problemas que a região enfrenta com a falta de espaço urbano. Porém, ressalta que não existe qualquer discussão neste sentido para o município. “Acho mais viável a construção de estacionamentos verticais, devido à geografia de nosso solo em virtude do mar. Mas, infelizmente, ainda não temos nenhum projeto como este no momento”.
O chefe do departamento esclareceu também que atualmente estão sendo estudadas medidas para criação de novas vagas no centro da cidade. E que as mudanças estão previstas para acontecer no final da temporada. “Pretendemos ampliar as vagas através dos estacionamentos em 45º. A rua Conceição já está confirmada para receber a mudança. Outras ruas também serão incluídas no projeto”.
Já a prefeitura de São Sebastião informou, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), que estão sendo feitos estudos com relação ao aumento da demanda de veículos na cidade.
De acordo com a Segur, uma das medidas que melhorarão a expansão do espaço urbano destinado ao estacionamento de veículos é a revitalização do Centro Histórico, que entre outras mudanças, recebe alterações na área do trânsito como o alargamento de vias e justamente o aumento de algumas vagas na rua do Paço Municipal, por exemplo.
Outro exemplo citado pelo Poder Executivo é a reurbanização da Rua da Praia, na qual está previsto, além de quiosques de artesãos, bares e restaurantes, concha acústica, observatório, entre outros, um estacionamento com mais 190 vagas.
Entretanto, a prefeitura ressaltou que em relação aos estacionamentos não convencionais, diferentemente dos grandes centros, São Sebastião não permite a construção de prédios com mais de nove metros. Já os subterrâneos deveriam passar por análises rigorosas para que não esbarrem em questões ambientais.
Em Ilhabela, a prefeitura informou que tem tomado medidas alternativas para combater a falta de estacionamentos em regiões centrais, como a duplicação da avenida Princesa Isabel, na Barra Velha. Segundo a prefeitura, o melhor uso do espaço público para construção de calçadas e estacionamentos; a manutenção da zona verde e azul durante todos os dias da temporada, na Vila, no centro histórico da cidade, que conta com grande concentração comercial; a implantação de novos trechos de ciclovia e mais qualidade no transporte público, são tidas como ações alternativas saudáveis de locomoção, já que o município conta com mais de 85% de Mata Atlântica preservada e vive da atividade turística.
A prefeitura ressaltou que ainda não iniciou estudos sobre a possibilidade de criação de novas alternativas a exemplo de grandes centros urbanos.

Boa nova.

A Defesa Civil de Campos dos Goytacazes informou que o nível do Rio Paraíba do Sul, que corta a cidade, desceu consideravelmente nos últimos dias. Dos 11 metros registrados no dia do rompimento do dique, que inundou a localidade de Três Vendas, o nível da água do rio está a 7,93 metros de altura, considerado normal para esta época do ano.

A Secretaria de Defesa Civil de Campos está alertando os moradores da localidade de Três Vendas para que voltem às suas casas só depois da conclusão do trabalho de limpeza e desinfecção na área. A secretaria quer evitar que as pessoas se contaminem com a água que está imprópria para uso.

Música do verão

Gostem ou desgostem, a música “Ai se eu te pego” é realmente o hit desse verão. O sucesso do cantor Michel Teló toca nos lugares mais diversos, desde os barzinhos da periferia, até a balada mais cara da região. É praticamente impossível alguém andar mais de uma hora nas ruas do Litoral Norte e não ouvir o famoso “assim você me mata”.

Mendigos

Junto com a boa presença de turistas, vem a não tão agradável presença de pedintes. Os chamados mendigos do verão estão lotando as quatro cidades da região. O tema já foi pauta de reportagem do Imprensa Livre, mas a solução do problema por parte das prefeituras esbarra em impedimento legal.
 
Esse papo de direito de ir e vir é muito bonito, mas os trabalhadores e turistas da região também deveriam ter o direito de ir e vir dos locais sem serem abordados por pedintes. Do jeito que tá, o grilo feito de folha será o animal mais conhecido da região.

Obras

O Dnit está realizando reparos em diversos pontos do trecho federal da Rio/Santos em Ubatuba. Os trabalhos são realizados principalmente nas encostas e nos trechos onde a pista apresenta algum risco de ceder.

Os próximos passos serão o recapeamento de alguns pontos da estrada. Após todos os reparos estruturais, o Dnit deverá ainda implantar radares de velocidade, principalmente, nos trechos urbanos, onde a estrada cruza o centro da cidade de Ubatuba.

Sem shows

Diferentemente de Caraguá e São Sebastião, Ubatuba nessa temporada não contou com os shows típicos de verão. A ausência de atrações musicais divide opiniões na cidade. Os mais jovens reclamam que as opções se restringem aos bares e casas noturnas particulares, já os mais velhos aprovaram a virada “mais tranquila”.

Com som

Mesmo sem shows na avenida principal, as reclamações contra o som alto foi grande em toda Ubatuba. A polícia registrou uma média de 10 boletins de ocorrência por dia com relação à perturbação do sossego. Isso sem contar os atendimentos que não resultaram em B.O., e ainda aqueles que não conseguiram ser atendidos pelas viaturas no município.

Caraguá também

Apesar dos shows em Caraguatatuba, o excesso de barulho em residências e carros também foi grande na cidade. Só no intervalo de sábado para domingo do último final de semana, foram apreendidos oito veículos com som alto na avenida da praia.

Carnamar


Está circulando pelas redes sociais de que o Carnamar, tradicional evento carnavalesco no mar, que acontece há vários anos na praia do Arrastão, em São Sebastião, com a participação e premiação de embarcações, terá novo endereço neste ano de 2012.

O ex-vereador Cardim comentou em sua página pessoal na internet, que em reunião com o prefeito Ernane Primazzi, na última sexta, ficou acordado que em virtude do trânsito, estacionamento, comodidade, e espaço, a melhor opção para o evento seria a praia de São Francisco.
 
Cardim disse ainda que a reivindicação já vem desde o ano passado, porém o pedido ao prefeito foi feito muito em cima da hora. Por isso, este ano, antecipadamente o grupo de Cardim conversou com Ernane, que garantiu que a festividade vai para o Bairro.

O vereador e pré-candidato a prefeito Paulo Henrique, o PH, (PDT) contou que a reivindicação pelo Carnamar no bairro de São Francisco já foi tema de requerimento ao prefeito no ano passado. Porém, segundo ele, foi rejeitado, pois Ernane disse, na época, que não havia interesse no momento.

Questionado pela reportagem sobre o assunto, PH afirmou que só ficou sabendo da possível realização do Carnamar no Bairro através das redes sociais. Pois, desde que lançou sua pré-candidatura à prefeitura de São Sebastião não foi mais convidado a participar de reuniões com o Executivo. 

Contudo, antecipou que caso o evento venha a se confirmar no novo endereço, faria questão de parabenizar o prefeito Ernane Primazzi pela sábia decisão.

Município realiza em fevereiro a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social

A Conferência acontece nos dias 2 e 3 de fevereiro, a partir das 18h, na Escola Anchieta

A prefeitura de Ubatuba vai realizar nos dias 2 e 3 de fevereiro a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social. O evento marca o início de um grande trabalho da atual administração no sentido de oferecer ao cidadão ainda mais informações sobre os atos públicos. O objetivo é promover a transparência e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.
Toda a população está convidada a participar da Conferência, que será dividida em duas etapas: no dia 2 de fevereiro haverá um ciclo de palestras para que os participantes nivelem seus conhecimentos sobre os quatro eixos a serem discutidos no dia 3 será realizado o trabalho em grupos para propor e deliberar as prioridades finalizando com a votação em plenária das proposta de cada eixo.
Os quatro eixos que serão discutidos durante a Conferência serão: I – promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; II – mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para controle da gestão pública; III – a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e IV – diretrizes para prevenção e combate à corrupção. As prioridades eleitas serão encaminhadas ao Governo do Estado, em abril e posteriormente ao Governo Federal para discussão.
De acordo com o chefe de gabinete da prefeitura, Délcio Sato, “Ubatuba continua aprimorando a participação da população no governo municipal. Com a realização deste evento, a transparência e a capacitação do cidadão para exercer melhor a sua cidadania serão intensificadas. Acredito ser de total importância que o cidadão acompanhe onde está sendo gasto o dinheiro público”.
A 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social acontece a partir das 19h, na Escola Municipal Padre Anchieta. O cadastramento das pessoas interessadas em participar da votação que vai eleger as prioridades do município a serem encaminhadas ao Estado acontecerá no dia 2 de fevereiro das 18h às 20h

Novo setor de pediatria do Hospital Stella Maris,

Na manhã de ontem, aconteceu a inauguração oficial do novo setor de pediatria do Hospital Stella Maris, onde aproximadamente 90 funcionários se fizeram presentes e participaram da missa realizada em virtude do novo espaço. A ala, que já está em funcionamento desde dezembro de 2011, conta com 15 leitos, sendo 13 destinados ao SUS. A obra faz parte do processo de reestruturação e reforma do Hospital e contou com recursos de empréstimos e da Campanha da Nota Fiscal Paulista.

Nova empresa de transporte coletivo realiza operação com tarifa zero

A nova empresa de transporte coletivo de Ilhabela iniciou, no último sábado, a operacionalização do sistema de transporte coletivo de passageiros do município com tarifa zero aos usuários. A medida adotada recebeu elogios da comunidade e também dos turistas que puderam trafegar gratuitamente pelo município numa frota composta por ônibus e micro-ônibus modernos e seguros. A tarifa zero também foi aplicada no domingo conforme política adotada pela empresa em benefício dos usuários.
No primeiro dia, a empresa iniciou suas operações às 24h conforme cronograma da prefeitura de Ilhabela e das planilhas elaboradas por técnicos da empresa. Este cronograma foi executado a partir de um levantamento que apontou as principais dificuldades observadas no antigo sistema de transporte coletivo de passageiros e, principalmente, das sugestões que resultaram nas reformulações das linhas e dos horários que eram anteriormente praticados em nível municipal.
“Por isso, implantamos a Tarifa Zero no fim de semana (sábado e domingo) para que o usuário pudesse conhecer, de graça, todas as reformulações que passaram a vigorar no sistema com o início das atividades da empresa. Para a comunidade, esta também foi uma oportunidade de conhecer nossa frota de veículos, moderna e com paisagens do próprio município. Para os turistas, foi um jeito agradável e econômico de visitar Ilhabela”, disse o diretor assistente da empresa, Victor Hugo Chedid.
Na ocasião, ele destacou que a economia tem sido fato bastante debatido pela Expresso Fênix desde a sua implantação. Como exemplo, também citou o valor da tarifa que será cobrada – de R$ 2,20 –, uma das menores praticadas no país. “Esta é a maior conquista da comunidade, que terá uma redução de 12% sobre o valor da tarifa se comparada a da antiga concessionária do município. Para o usuário que pagava duas tarifas para trafegar de norte a sul, a economia hoje é de 56%”, completou.
A economia de 56% será concedida a partir da utilização do Bilhete Único, que foi elaborado com a finalidade de inviabilizar as fraudes no sistema de transporte, visto que a tecnologia dos chips impede clonagens e falsificações dos cartões. A primeira via do cartão será distribuída gratuitamente ao usuário mediante um cadastro, que deve ser feito na unidade administrativa da empresa, que fica na Av. Tiradentes, 124, na Barra Velha (Balsa), de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Para mais informações, a Expresso Fênix disponibilizou um portal à comunidade com todas as informações necessárias para o cadastramento e os documentos exigidos para as três categorias especiais de usuários (os estudantes, os idosos e os portadores de necessidades especiais). O usuário comum deve apenas apresentar o CIC, RG e o comprovante de residência. O portal também traz as informações às empresas sobre o procedimento para o cadastro de seus funcionários.
Para acessar, clique: www.bilheteunicoilhabela.com.br.

Construção do hospital em Boiçucanga deve abrir cerca de 100 vagas para mão-de-obra local

Com salários em torno de R$ 900 mais vales transporte e refeição, previsão da conclusão de obra é janeiro de 2013

Em atendimento a solicitação do prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, a empresa CDG Construtora Ltda, responsável pela construção do hospital em Boiçucanga, na Costa Sul do município, contratará operários locais para trabalhar na obra.
No total, segundo o engenheiro Aylton Assumpção, serão criadas aproximadamente 100 vagas diretas nas mais variadas funções, como ajudante geral, armador, pedreiro, eletricista, carpinteiro, dentre outras.
Indiretamente, a construção deve envolver centenas de pessoas que atuam com algum tipo de fornecimento voltado à construção civil, como, por exemplo, o setor de alimentação e o de materiais de construção.
O engenheiro conta que os contratados deverão realizar exame médico, a ser feito por uma instituição sebastianense. “É necessário uma avaliação para saber se o trabalhador está apto à vaga e também para evitar acidente de trabalho”, frisa Assumpção.
De acordo com ele, o vencimento é estipulado pelo sindicato da categoria. O salário base de um ajudante geral gira em torno de R$ 900,00, além de vale transporte (caso exista necessidade) e vale refeição. A contratação será feita de acordo com o andamento da obra e deve começar em fevereiro. Segundo o engenheiro, o prazo de conclusão dos serviços é o final do mês de janeiro de 2013.
A medida tem total apoio dos profissionais que atuam no ramo da construção civil. O pedreiro Vanderlei Cardoso da Silva, 30, fala que encontrar uma colocação em Boiçucanga, bairro onde reside, está muito difícil. “A gente só consegue alguma coisa em Juquehy ou Baleia. O bom é trabalhar onde moramos”, declara.
Para o serralheiro Edimir Pereira da Silva, 33, a contratação da mão-de-obra local é positiva. “É uma maneira de valorizar o trabalhador da região e isso faz com que o dinheiro de quem conseguir o emprego, ou for um fornecedor, circule na própria cidade”, avalia.
Em 22 de dezembro de 2011, durante lançamento da pedra fundamental do hospital, o prefeito Ernane reafirmou que a construção do equipamento hospitalar é prioridade desde o começo da atual gestão e que só não aconteceu devido a problemas criados pela oposição. “O hospital é uma necessidade aos moradores da Costa Sul”, disse. “Com ele será mais fácil fixar médicos na região e melhorar o atendimento da população”, enfatizou.
Interessados em conseguir uma colocação junto à construtora devem se dirigir ao canteiro de obras, que fica na esquina da rua Joaquim Francisco de Oliveira (antiga Itaberaba) com a avenida Walkir Vergani.

Estatuto do Sindserv será tema de Assembleia Geral para adequação ao Código Civil

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião (Sindserv) realizará Assembleia Geral Extraordinária amanhã às 17h30 (primeira chamada) e 18h30 (segunda chamada), em sua sede na Rua José David do Valle, número 33, Centro. A pauta é destinada a adequações do Estatuto do Sindserv, conforme determina artigo 2.031 da lei 10.406/2002 que trata do Código Civil. Associações, sociedades, fundações, e empresas deverão se adaptar às disposições do Código Civil.
O presidente do Sindserv, Ivan Moreira Silva, frisa que somente por meio de assembleia geral o Estatuto sindical pode ser adequado. Ele explica que nesta assembleia será apresentada minuta com propostas de adequações linguísticas, sem comprometer as normas atuais do Estatuto. Em outros momentos, outras assembleias serão realizadas para discutir e deliberar alterações normativas no Estatuto, e, posteriormente, no Regimento Eleitoral, conforme proposta da atual diretoria. O objetivo é acabar com exigências que comprometeram a eleição sindical, em 26 de outubro de 2011, provocadas pelo quorum eleitoral de 2/3 dos servidores sindicalizados aptos a votar, em primeiro escrutínio. Naquela ocasião, cédulas foram queimadas e recursos humanos e financeiros desperdiçados por falta de quorum. Somente no segundo escrutínio, a com todos os esforços retomados, a eleição foi legitimada, com maioria simples (50% + 1) de votantes – quorum permitido em segundo escrutínio.
“Durante as eleições, nossa nova diretoria se comprometeu em atualizar o Estatuto e o Regimento Eleitoral, é o que começaremos a fazer na próxima assembleia do dia 17”, afirma Ivan Moreira, “adequando o Estatuto ao Código Civil poderemos adequar, depois, as normas do Regimento Eleitoral”, reforçou. “Neste momento, é muito importante que o máximo de servidores compareça à assembleia para dar sua contribuição ou seu voto. Em caso de dúvidas, os servidores também podem fazer contato com o Sindserv pelo telefone 3892-1545.