Moradores do Litoral Norte estão preocupados com a falta de espaço urbano para estacionar os veículos que circulam pela região, nas áreas centrais dos municípios. Segundo algumas reclamações apuradas, principalmente devido à alta temporada de verão, achar uma vaga para estacionar pelas ruas das cidades se tornou uma tarefa bastante árdua.
Moradores entrevistados reclamaram que, mesmo em tempos fora da temporada, está difícil estacionar. “As autoridades de todo Litoral Norte deveriam se atentar a real necessidade que se faz presente todos os dias, em relação à falta de espaço urbano para estacionamento de automóveis. O poder público poderia tentar buscar parcerias com empresas privadas a fim de elaborar um projeto de estacionamentos subterrâneos ou verticais (aéreos). Pois as cidades estão em seu limite máximo. A frota de carros também aumentou e a demanda de espaço público não tem como acompanhar esse crescimento. Por isso, deveríamos seguir o exemplo de algumas grandes cidades que já possuem esse sistema de garagens. Acredito que é a única solução para o problema”, declara o empresário ilhéu Jorge Maroum.
Maroum disse também que a situação se agrava dia a dia, e que a construção de garagens subterrâneas não comprometeria o Plano Diretor ou as leis de uso e ocupação do solo, que, restringem a construções de prédios, até certa altura, vigente em cidades do Litoral Norte.
O vendedor Marcelo Silva, de Caraguatatuba, contou que trabalha diariamente com seu veículo, e que circula pelas quatro cidades da região enfrentando as mesmas dificuldades na hora de procurar uma vaga para estacionar. “Eu tenho que me locomover de carro, mas na hora de parar é sempre uma novela. Tenho que ficar rodando até encontrar uma vaga. Muitas vezes tenho que parar longe de onde eu tenho que ir, pois é a única opção. Acredito que os estacionamentos subterrâneos ou verticais seriam a solução ideal para a falta de espaço”.
Silva relata que muitos shoppings espalhados pelo país já possuem este sistema de estacionamentos subterrâneos ou verticais, mas que só atendem a própria demanda, entretanto, o vendedor ressalta que este seria um bom exemplo a seguir.
Soluções
Em Caraguatatuba, de acordo com a secretaria de Trânsito, está em estudo a implantação de Zona Azul. Já quanto à implantação de estacionamentos subterrâneos ou verticais, o secretário de Trânsito, João Batista Amandes, explica que a realização de um empreendimento como este dependerá da iniciativa privada.
Segundo o secretário, no centro da cidade, não há possibilidade de expansão do sistema viário. E a Zona Azul possibilitará a rotatividade dos veículos nas áreas disponíveis para estacionar.
Para o chefe de departamento de trânsito de Ubatuba, tenente Franco, a implantação de um sistema subterrâneo ou vertical de estacionamentos é uma excelente alternativa para solucionar os problemas que a região enfrenta com a falta de espaço urbano. Porém, ressalta que não existe qualquer discussão neste sentido para o município. “Acho mais viável a construção de estacionamentos verticais, devido à geografia de nosso solo em virtude do mar. Mas, infelizmente, ainda não temos nenhum projeto como este no momento”.
O chefe do departamento esclareceu também que atualmente estão sendo estudadas medidas para criação de novas vagas no centro da cidade. E que as mudanças estão previstas para acontecer no final da temporada. “Pretendemos ampliar as vagas através dos estacionamentos em 45º. A rua Conceição já está confirmada para receber a mudança. Outras ruas também serão incluídas no projeto”.
Já a prefeitura de São Sebastião informou, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), que estão sendo feitos estudos com relação ao aumento da demanda de veículos na cidade.
De acordo com a Segur, uma das medidas que melhorarão a expansão do espaço urbano destinado ao estacionamento de veículos é a revitalização do Centro Histórico, que entre outras mudanças, recebe alterações na área do trânsito como o alargamento de vias e justamente o aumento de algumas vagas na rua do Paço Municipal, por exemplo.
Outro exemplo citado pelo Poder Executivo é a reurbanização da Rua da Praia, na qual está previsto, além de quiosques de artesãos, bares e restaurantes, concha acústica, observatório, entre outros, um estacionamento com mais 190 vagas.
Entretanto, a prefeitura ressaltou que em relação aos estacionamentos não convencionais, diferentemente dos grandes centros, São Sebastião não permite a construção de prédios com mais de nove metros. Já os subterrâneos deveriam passar por análises rigorosas para que não esbarrem em questões ambientais.
Em Ilhabela, a prefeitura informou que tem tomado medidas alternativas para combater a falta de estacionamentos em regiões centrais, como a duplicação da avenida Princesa Isabel, na Barra Velha. Segundo a prefeitura, o melhor uso do espaço público para construção de calçadas e estacionamentos; a manutenção da zona verde e azul durante todos os dias da temporada, na Vila, no centro histórico da cidade, que conta com grande concentração comercial; a implantação de novos trechos de ciclovia e mais qualidade no transporte público, são tidas como ações alternativas saudáveis de locomoção, já que o município conta com mais de 85% de Mata Atlântica preservada e vive da atividade turística.
A prefeitura ressaltou que ainda não iniciou estudos sobre a possibilidade de criação de novas alternativas a exemplo de grandes centros urbanos.
Moradores entrevistados reclamaram que, mesmo em tempos fora da temporada, está difícil estacionar. “As autoridades de todo Litoral Norte deveriam se atentar a real necessidade que se faz presente todos os dias, em relação à falta de espaço urbano para estacionamento de automóveis. O poder público poderia tentar buscar parcerias com empresas privadas a fim de elaborar um projeto de estacionamentos subterrâneos ou verticais (aéreos). Pois as cidades estão em seu limite máximo. A frota de carros também aumentou e a demanda de espaço público não tem como acompanhar esse crescimento. Por isso, deveríamos seguir o exemplo de algumas grandes cidades que já possuem esse sistema de garagens. Acredito que é a única solução para o problema”, declara o empresário ilhéu Jorge Maroum.
Maroum disse também que a situação se agrava dia a dia, e que a construção de garagens subterrâneas não comprometeria o Plano Diretor ou as leis de uso e ocupação do solo, que, restringem a construções de prédios, até certa altura, vigente em cidades do Litoral Norte.
O vendedor Marcelo Silva, de Caraguatatuba, contou que trabalha diariamente com seu veículo, e que circula pelas quatro cidades da região enfrentando as mesmas dificuldades na hora de procurar uma vaga para estacionar. “Eu tenho que me locomover de carro, mas na hora de parar é sempre uma novela. Tenho que ficar rodando até encontrar uma vaga. Muitas vezes tenho que parar longe de onde eu tenho que ir, pois é a única opção. Acredito que os estacionamentos subterrâneos ou verticais seriam a solução ideal para a falta de espaço”.
Silva relata que muitos shoppings espalhados pelo país já possuem este sistema de estacionamentos subterrâneos ou verticais, mas que só atendem a própria demanda, entretanto, o vendedor ressalta que este seria um bom exemplo a seguir.
Soluções
Em Caraguatatuba, de acordo com a secretaria de Trânsito, está em estudo a implantação de Zona Azul. Já quanto à implantação de estacionamentos subterrâneos ou verticais, o secretário de Trânsito, João Batista Amandes, explica que a realização de um empreendimento como este dependerá da iniciativa privada.
Segundo o secretário, no centro da cidade, não há possibilidade de expansão do sistema viário. E a Zona Azul possibilitará a rotatividade dos veículos nas áreas disponíveis para estacionar.
Para o chefe de departamento de trânsito de Ubatuba, tenente Franco, a implantação de um sistema subterrâneo ou vertical de estacionamentos é uma excelente alternativa para solucionar os problemas que a região enfrenta com a falta de espaço urbano. Porém, ressalta que não existe qualquer discussão neste sentido para o município. “Acho mais viável a construção de estacionamentos verticais, devido à geografia de nosso solo em virtude do mar. Mas, infelizmente, ainda não temos nenhum projeto como este no momento”.
O chefe do departamento esclareceu também que atualmente estão sendo estudadas medidas para criação de novas vagas no centro da cidade. E que as mudanças estão previstas para acontecer no final da temporada. “Pretendemos ampliar as vagas através dos estacionamentos em 45º. A rua Conceição já está confirmada para receber a mudança. Outras ruas também serão incluídas no projeto”.
Já a prefeitura de São Sebastião informou, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), que estão sendo feitos estudos com relação ao aumento da demanda de veículos na cidade.
De acordo com a Segur, uma das medidas que melhorarão a expansão do espaço urbano destinado ao estacionamento de veículos é a revitalização do Centro Histórico, que entre outras mudanças, recebe alterações na área do trânsito como o alargamento de vias e justamente o aumento de algumas vagas na rua do Paço Municipal, por exemplo.
Outro exemplo citado pelo Poder Executivo é a reurbanização da Rua da Praia, na qual está previsto, além de quiosques de artesãos, bares e restaurantes, concha acústica, observatório, entre outros, um estacionamento com mais 190 vagas.
Entretanto, a prefeitura ressaltou que em relação aos estacionamentos não convencionais, diferentemente dos grandes centros, São Sebastião não permite a construção de prédios com mais de nove metros. Já os subterrâneos deveriam passar por análises rigorosas para que não esbarrem em questões ambientais.
Em Ilhabela, a prefeitura informou que tem tomado medidas alternativas para combater a falta de estacionamentos em regiões centrais, como a duplicação da avenida Princesa Isabel, na Barra Velha. Segundo a prefeitura, o melhor uso do espaço público para construção de calçadas e estacionamentos; a manutenção da zona verde e azul durante todos os dias da temporada, na Vila, no centro histórico da cidade, que conta com grande concentração comercial; a implantação de novos trechos de ciclovia e mais qualidade no transporte público, são tidas como ações alternativas saudáveis de locomoção, já que o município conta com mais de 85% de Mata Atlântica preservada e vive da atividade turística.
A prefeitura ressaltou que ainda não iniciou estudos sobre a possibilidade de criação de novas alternativas a exemplo de grandes centros urbanos.
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