Nesse período de festas, é muito importante o consumidor redobrar os cuidados na hora de comprar carne bovina, pois são muitos os casos recentes de produtos irregulares apreendidos por todo o País. A nutricionista da Vigilância Sanitária da cidade de São Paulo, Martha Machado, dá alguns conselhos de como evitar e como reconhecer a carne imprópria para o consumo.
“O primeiro cuidado na compra da carne é verificar a procedência e, nesse caso, basta a dona de casa verificar se há carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), a melhor garantia de que a carne é resultante de bois inspecionados e vacinados” – comenta. Outra vantagem do carimbo SIF, acentua Martha Machado, é que ele significa abates bovinos acompanhados desde o curral até o fim do processo de refrigeração, congelamento e transporte do produto.
De acordo com a técnica da Vigilância, cuidados adicionais devem ser tomados na ponta final do consumo. “Não compre carne exposta a temperatura ambiente e verifique se ela apresenta aspecto saudável, isto é: cor vermelho-claro, quase cereja e consistência firme” – aconselha a nutricionista, recomendando evitar carnes de cor escura ou com manchas cinzas e verdes.
Numa entrevista à Agência Radioweb que pode ser ouvida na íntegra no blog Carne Saudável, Martha Machado lembrou ainda que carnes resfriadas devem ser consumidas em até três dias. Já as carnes congeladas podem ser conservadas de três meses a um ano antes de serem consumidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário