“Você é solteiro? Sua vida está uma bagunça? Você não precisa de uma esposa, precisa de mim”. Anúncios desse tipo pipocam aos montes na internet, de Norte a Sul do país. E, embora possam sugerir, não estão oferecendo serviços amorosos. As “esposas de aluguel”, “governantas por um dia”, “consultoras do lar” ou “personal organizers”, como preferir, estão dispostas a organizar a casa, o escritório e a vida de quem não dispõe de tempo, não tem jeito para a coisa ou, simplesmente, tem preguiça e prefere pagar para que alguém faça.
— Poderia dizer que sou o contrário da Pereirão (personagem de Lilia Cabral em “Fina estampa”), mas nem é o que acontece. Faço todo o trabalho de dona de casa e ainda quebro uns galhos, trocando chuveiro, botijão de gás e lâmpada queimada — diverte-se Simone Alvim Gonçalves, de 42 anos.
Se Simone é a típica faz-tudo, com direito a faxina, pagamento de contas e compras no mercado, há profissionais que restringem sua área de atuação: somente organizam armários e documentos, ou fazem treinamento de empregados.
— Limpeza não é comigo! — avisa Samantha Costa Stofel, de 39 anos, personal organizer há pouco mais de seis meses.
Da classe A à C, a procura por esse tipo de profissional tem crescido tanto, que já existem cursos ensinando técnicas essenciais.
— As interessadas são mulheres que buscam uma nova opção profissional, tem como hobby cuidar da casa ou que são encaminhadas por suas patroas — conta Juliana Campos, gerente da área de moda do Senac-RJ, que já formou 250 alunas em 12 turmas este ano no curso “Organizer: organização de espaços residenciais”.
"Não tenho formação superior, mas fiz cursos de decoração. Para seguir essa profissão, é preciso ter um mínimo de bom gosto. Eu, por exemplo, não era uma pessoa organizada, e aprendi a ser. Tenho cliente de todos os tipos: casais sem filhos, com filhos, artistas, gays... Os homens eram os que mais se sentiam invadidos, por eu precisar mexer em cuecas e contracheques, mas já se acostumaram com a ideia".
Patricia Cirilo, de 38 anos, diz que uma organizer pode lucrar de R$ 5 mil a R$ 25 mil mensais
"Comecei a trabalhar como especialista em organização durante umas férias nos Estados Unidos, em 1996. Deu certo, e montei o negócio no Brasil. O serviço mais estranho que já fiz foi para uma mulher, que me chamou só para colocar os 80 quadros dela na parede. Sou organizada até demais, e a melhor descoberta foi perceber que o mundo não é".
Verônica Cavalcanti, de 41 anos, cobra de R$ 800 a R$ 2 mil por um dia de trabalho
"Sou formada em Biblioteconomia, e sempre gostei de ajudar a organizar as coisas de amigos e familiares. A verdade é que tenho horror a bagunça e um prazer imenso em desfazer caixas de mudanças em cômodos vazios. Planejamento é tudo na vida, ganha-se em espaço e praticidade! Muita gente me liga desesperada atrás do serviço, mas desiste por não ter condições financeiras de bancar. E não é questão de ser desorganizado, muitas vezes, mas de preguiça".
Olga Abibe, de 51 anos, é representante da Help Personal Assistant no Rio e cobra de R$ 50 a R$ 75 por hora de trabalho
"Por causa do anúncio de esposa de aluguel, recebo muitas ligações de homens interessados numa acompanhante de luxo para festas e viagens, e tenho que explicar que meu trabalho é só cuidar da casa. O engraçado é que sou mãe de três filhos e solteira, e faço as vezes de esposa dos outros... Tem um casal que me contratou separadamente: ele, para eu fazer o almoço três vezes por semana; ela, para eu fazer a faxina aos sábados".
Simone Alvim Gonçalves, de 42 anos, cobra R$ 120 por seu dia de trabalho, das 8h às 17h
"É fato: as pessoas só costumam usar 20% das roupas e acessórios que têm no armário. Por isso, é necessário fazer uma triagem, separando o que pode ser doado e o que vai para o lixo. O que tem valor sentimental se deixa para resolver depois. Se você não usa algo há mais de dois anos, pode ter certeza, não vai usar mais. Sou formada em Direito, mas hoje uso e abuso da criatividade para proporcionar bem-estar às pessoas. Isso é gratificante! Enquanto organizo a casa alheia, meus filhos de 8 e 10 anos tentam manter a nossa em ordem. Os eduquei para isso, senão não dou conta, não tenho empregada".
Samantha Costa Stofel, de 39 anos, cobra de R$ 200 a R$ 250 por quatro horas de trabalho
Dicas
Sala: separe diferentes tipos de iluminação por diversos interruptores para que possam ser acionados separadamente, conforme a necessidade.
Dormitório infantil: tenha diferentes caixas para diferentes tipos de brinquedos. Cestos também são úteis para roupas sujas. Mantenha livre um espaço para brincadeiras e tenha uma coberta para esticar no chão.
Armários: na hora de organizar, evite tirar tudo de uma vez e “jogar sobre a cama”. Vá aos poucos, gaveta por gaveta, prateleira por prateleira, uma porta de armário por vez. Separe tudo o que não foi usado nos últimos dois anos e doe. Portas de correr são recomendáveis para espaços pequenos.
Banheiro: sabonetes líquidos têm uma aparência melhor do que saboneteiras encharcadas ou sabonetes que podem rachar pelo pouco uso.
Cursos
· Senac-RJ O curso “Organizer: organização de espaços residenciais” custa R$ 447 por seis aulas, cada uma com 4h de duração. Tels: 3214-1717 (unidade Niterói) e 2536-3942 (unidade Botafogo).
· Oz! O pacote Home Organizer é composto por três dias de curso, cada um com 8h de duração. Acontece nos dias 29/10, 05/11 e 12/11, no Hotel Atlântico Copacabana, e custa R$ 1380. Tel.: (11) 2842-7100.
· Ateliê Ordenar Aulas de organização de armários, home office, cozinha e área de serviço, nos dias 22/10 e 29/10: R$ 280 (cada sábado). Tels.: 2226-6067.
— Poderia dizer que sou o contrário da Pereirão (personagem de Lilia Cabral em “Fina estampa”), mas nem é o que acontece. Faço todo o trabalho de dona de casa e ainda quebro uns galhos, trocando chuveiro, botijão de gás e lâmpada queimada — diverte-se Simone Alvim Gonçalves, de 42 anos.
Se Simone é a típica faz-tudo, com direito a faxina, pagamento de contas e compras no mercado, há profissionais que restringem sua área de atuação: somente organizam armários e documentos, ou fazem treinamento de empregados.
— Limpeza não é comigo! — avisa Samantha Costa Stofel, de 39 anos, personal organizer há pouco mais de seis meses.
Da classe A à C, a procura por esse tipo de profissional tem crescido tanto, que já existem cursos ensinando técnicas essenciais.
— As interessadas são mulheres que buscam uma nova opção profissional, tem como hobby cuidar da casa ou que são encaminhadas por suas patroas — conta Juliana Campos, gerente da área de moda do Senac-RJ, que já formou 250 alunas em 12 turmas este ano no curso “Organizer: organização de espaços residenciais”.
"Não tenho formação superior, mas fiz cursos de decoração. Para seguir essa profissão, é preciso ter um mínimo de bom gosto. Eu, por exemplo, não era uma pessoa organizada, e aprendi a ser. Tenho cliente de todos os tipos: casais sem filhos, com filhos, artistas, gays... Os homens eram os que mais se sentiam invadidos, por eu precisar mexer em cuecas e contracheques, mas já se acostumaram com a ideia".
Patricia Cirilo, de 38 anos, diz que uma organizer pode lucrar de R$ 5 mil a R$ 25 mil mensais
"Comecei a trabalhar como especialista em organização durante umas férias nos Estados Unidos, em 1996. Deu certo, e montei o negócio no Brasil. O serviço mais estranho que já fiz foi para uma mulher, que me chamou só para colocar os 80 quadros dela na parede. Sou organizada até demais, e a melhor descoberta foi perceber que o mundo não é".
Verônica Cavalcanti, de 41 anos, cobra de R$ 800 a R$ 2 mil por um dia de trabalho
"Sou formada em Biblioteconomia, e sempre gostei de ajudar a organizar as coisas de amigos e familiares. A verdade é que tenho horror a bagunça e um prazer imenso em desfazer caixas de mudanças em cômodos vazios. Planejamento é tudo na vida, ganha-se em espaço e praticidade! Muita gente me liga desesperada atrás do serviço, mas desiste por não ter condições financeiras de bancar. E não é questão de ser desorganizado, muitas vezes, mas de preguiça".
Olga Abibe, de 51 anos, é representante da Help Personal Assistant no Rio e cobra de R$ 50 a R$ 75 por hora de trabalho
"Por causa do anúncio de esposa de aluguel, recebo muitas ligações de homens interessados numa acompanhante de luxo para festas e viagens, e tenho que explicar que meu trabalho é só cuidar da casa. O engraçado é que sou mãe de três filhos e solteira, e faço as vezes de esposa dos outros... Tem um casal que me contratou separadamente: ele, para eu fazer o almoço três vezes por semana; ela, para eu fazer a faxina aos sábados".
Simone Alvim Gonçalves, de 42 anos, cobra R$ 120 por seu dia de trabalho, das 8h às 17h
"É fato: as pessoas só costumam usar 20% das roupas e acessórios que têm no armário. Por isso, é necessário fazer uma triagem, separando o que pode ser doado e o que vai para o lixo. O que tem valor sentimental se deixa para resolver depois. Se você não usa algo há mais de dois anos, pode ter certeza, não vai usar mais. Sou formada em Direito, mas hoje uso e abuso da criatividade para proporcionar bem-estar às pessoas. Isso é gratificante! Enquanto organizo a casa alheia, meus filhos de 8 e 10 anos tentam manter a nossa em ordem. Os eduquei para isso, senão não dou conta, não tenho empregada".
Samantha Costa Stofel, de 39 anos, cobra de R$ 200 a R$ 250 por quatro horas de trabalho
Dicas
Sala: separe diferentes tipos de iluminação por diversos interruptores para que possam ser acionados separadamente, conforme a necessidade.
Dormitório infantil: tenha diferentes caixas para diferentes tipos de brinquedos. Cestos também são úteis para roupas sujas. Mantenha livre um espaço para brincadeiras e tenha uma coberta para esticar no chão.
Armários: na hora de organizar, evite tirar tudo de uma vez e “jogar sobre a cama”. Vá aos poucos, gaveta por gaveta, prateleira por prateleira, uma porta de armário por vez. Separe tudo o que não foi usado nos últimos dois anos e doe. Portas de correr são recomendáveis para espaços pequenos.
Banheiro: sabonetes líquidos têm uma aparência melhor do que saboneteiras encharcadas ou sabonetes que podem rachar pelo pouco uso.
Cursos
· Senac-RJ O curso “Organizer: organização de espaços residenciais” custa R$ 447 por seis aulas, cada uma com 4h de duração. Tels: 3214-1717 (unidade Niterói) e 2536-3942 (unidade Botafogo).
· Oz! O pacote Home Organizer é composto por três dias de curso, cada um com 8h de duração. Acontece nos dias 29/10, 05/11 e 12/11, no Hotel Atlântico Copacabana, e custa R$ 1380. Tel.: (11) 2842-7100.
· Ateliê Ordenar Aulas de organização de armários, home office, cozinha e área de serviço, nos dias 22/10 e 29/10: R$ 280 (cada sábado). Tels.: 2226-6067.