Em continuidade ao plano de combate a perdas de água, geralmente caracterizadas por vazamentos, fraudes e outras situações, a Sabesp está utilizando uma nova tecnologia em Caraguatatuba. O diferencial das operações agora é que as equipes estão executando o serviço sem a necessidade de abrir longas valas.
O trabalho vem sendo realizado com um equipamento diferenciado, capaz de passar a tubulação por baixo da via pública com apenas dois recortes no pavimento.
Entre os principais benefícios na utilização dessa tecnologia estão a redução da área de reposição do pavimento e consequentemente os gastos com matéria-prima (asfalto), agilidade na execução do trabalho e menor impacto no que se refere ao tráfego de veículos.
É importante ressaltar que uma das situações que mais contribui para o aumento nos índices de perda de água está relacionada ao vazamento no ramal domiciliar – a tubulação responsável pela interligação entre o imóvel e a rede de abastecimento na rua.
Quando ocorre um vazamento no ramal domiciliar, imediatamente a Companhia aciona técnicos para realização do reparo, já que esta é a forma mais rápida de conter a perda de água. Porém, essa intervenção na tubulação cria uma emenda no tubo, tornando-o passível de uma nova ocorrência de vazamento.
Agindo de forma proativa, a Sabesp está com duas frentes de atuação nesse sentido. A primeira delas é a troca preventiva que consiste no estudo para identificação de ramais que possam tornar-se possíveis pontos de vazamento – geralmente aqueles que registram mais de cinco ocorrências de reparos, tubulações antigas ou ruas que passarão por intervenções relacionadas à pavimentação. Outra frente é a de troca corretiva, que representa a substituição total do ramal ao invés da execução de um reparo, evitando assim a criação de uma emenda no tubo.
Conforme explica o superintendente da Sabesp no litoral norte, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro, nessa fase inicial do trabalho a troca de ramal tem ocorrido em 50% dos casos de vazamento. “Estamos trabalhando para que no futuro esse índice atinja 100%, ou seja, todas as reclamações registradas na Central de Atendimento, lembrando que, com essas ações de combate às perdas, a Sabesp busca a redução do número de vazamentos e conscientização no uso racional de água”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário