GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Manto de Santo Antonio tem bordado coletivo em exposição de Carlo Cury

Uma exposição com a participação dos visitantes. Esta é a proposta do artista plástico Carlo Cury que inaugura sua mostra ‘Testemunho de Religiosidade, Anjos, Santos e Cruzes’ no dia 13 de maio, às 17h, no saguão da Secretaria Municipal de Turismo.
A exposição é composta por 16 imagens de santos e cruzes que foram vestidas por bordadeiras, artistas plásticos de várias cidades e estados a convite de Cury. Mas o ápice será a participação dos visitantes no enfeito do manto do Santo Antonio, Padroeiro de Caraguatatuba, feito pelo artista especialmente para essa exposição.
“A ideia do tema surgiu quando estive em Cusco (Peru) e conheci a Festa das Cruzes. Percebi que santos e cruzes eram todos vestidos por mantos lindamente confeccionados pela própria comunidade”.

Esses mantos eram uma referência a Pachamama - Mãe Terra, divindade máxima dos Andes, Bolivianos e Peruanos, relacionada também à terra, fertilidade, mãe e principalmente Aquela que representa uma grandiosa divindade feminina.
“É algo sagrado e eles trazem as imagens vestidas em formato de montanha e isso me encantou, tamanha a beleza e religiosidade. Por isso, quando cheguei aqui, comentei com amigos e eles aceitaram participar do projeto, cada um confeccionado os mantos que vestem as imagens”.
Uma das vestimentas foi feita pela ceramista Cláudia Canova, de Caraguá, que bordou para a cruz em madeira ofertada pela família Lodi. “Foi com grande alegria que aceitei bordar e vestir a cruz. Nos riscos de bordados de minha avó me inspirei, isso me levou a um passado onde tudo era feito com amor e devoção”.
O professor Newton Magno Amorim Santos, de Santarém (PA) disse ter se sentido honrado em confeccionar o manto para Nossa Senhora do Carmo. “Me fazia lembrar do meu pai sentado pedalando na máquina de costura e de minha mãe fazendo os acabamentos das peças”.
Para o Santo Antonio, o manto será deixado em um cavalete e haverá linhas, fitas, pedrarias onde as pessoas poderão colocar suas intenções e formar uma peça única.
Serviço
Exposição Testemunho da Religiosidade, Anjos, Santos e Cruzes – de Carlo Cury
Abertura: 13 de maio
Horário: 17h
Período: 13 de maio a 13 de junho
Local: Saguão Secretaria Municipal de Turismo

Nenhum comentário: