GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Representantes do Executivo e Legislativo se reúnem com integrantes da Apedel

O presidente da Câmara de Caraguatatuba, Tato Aguilar, e a titular da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Giovana Pacelli, se reuniram nesta quarta (8/2), com o presidente da Associação das Pessoas com Deficiência do Litoral Norte (Apedel), Dario Garcia e associados, na sede da Sepedi, no Jardim Jaqueira.

Durante a reunião, o presidente da Apedel sinalizou aos representantes do poder público, a reforma em vários trechos de calçadas do município, que são de responsabilidade da Prefeitura de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão 13.146/15; empenho para empregar pessoas com deficiência que esperam por oportunidade; e agilidade no processo de aquisição de equipamentos entre cadeiras de rodas, de banho, órteses, próteses, meios auxiliares (andadores, bengalas, muletas) e adequações posturais.

Em reposta, Giovana Pacelli disse que ao assumir a Sepedi, em janeiro, fez um levantamento das pessoas com deficiência que aguardam por equipamento dentro do Programa de Tecnologia Assistiva.

“Em um mês, organizamos e atualizamos a lista de espera no programa, que hoje tem 170 pessoas. Para atender a todos, precisamos de um montante de R$ 300 mil. Já estamos nos mobilizando para captar esse valor junto aos convênios pertinentes. Visitamos a AACD – Associação de Assistência à Criança com Deficiência e também articulamos junto à Rede de Reabilitação Lucy Montoro, em São Paulo, a vinda de profissionais a Caraguatatuba para colherem os dados das pessoas que precisam de equipamentos ao invés da Prefeitura transportar os pacientes até São Paulo para medição, posteriormente prova e entrega dos equipamentos”, esclareceu a secretária da Sepedi.

Sobre a questão relativa à inserção das pessoas com deficiência, a secretária disse que foi feita reunião com funcionários do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá (PAT) com o objetivo de levantar as vagas oferecidas pelas empresas na cidade a este segmento da população.

“A articulação entre Sepedi, PAT e empresas não é simples. Precisamos saber quais vagas estão sendo oferecidas; se o local é adequado para receber a pessoa com deficiência; se esta possui o perfil para o cargo e qual capacitação oferecer para termos mais pessoas inseridas no mercado”, destacou.

O presidente da Câmara, Tato Aguilar, ressaltou a importância do diálogo entre o Executivo e o Legislativo junto a Apedel e que a atual gestão municipal bem como os trabalhos dos vereadores têm apenas um mês de atuação.

“Não há como resolver tudo imediatamente. No serviço público há um trâmite legal para o encaminhamento das obras, serviços, compras e dotações orçamentárias. Temos o compromisso de uma gestão humanizada e com canais abertos ao diálogo com todos os segmentos da comunidade. Estamos aqui para contribuirmos e aperfeiçoar os serviços prestados à pessoa com deficiência, idosos e a população em geral”.

Todos os pontos levantados pela Apedel durante a reunião foram respondidos pela secretária com a participação do presidente da Câmara Municipal.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Claudia Moysés (claudiagrega@gmail.com)
Jornalista

Nenhum comentário: