GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Desconfie das dietas que prometem perda rápida de peso e seja paciente Para emagrecer com saúde e fugir do "efeito rebote", tenha alimentação balanceada e aumente a queima de calorias com exercícios. Saiba os números para cada atividade

Após as festas de fim de ano muitas pessoas começam um programa de emagrecimento por conta própria. Nesse processo, surgem dúvidas e dificuldades, sendo que o principal objetivo é emagrecer o mais rápido possível. Para esclarecer dúvidas que induzem a erros clássicos (como cortar um determinado nutriente, por exemplo) e evitar o insucesso da dieta, seguem informações para você construir uma dieta saudável e eficaz.

Homem gordo euatleta (Foto: Getty Images) 

Para garantir um corpo em forma é necessário adotar hábitos de vida saudáveis, incluindo uma alimentação balanceada, que vai fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários para garantir o seu perfeito funcionamento.

A falta ou excesso de um certo tipo de nutriente provoca um desequilíbrio alimentar, podendo causar danos à saúde. Por isso desconfie de dietas que prometem perda de peso muito rápida, orientam o consumo de um único tipo de nutriente ou que ainda proíbam o consumo de outro, porque elas podem levar a um ganho de peso posterior, muitas vezes maior do que o perdido durante a dieta (o chamado "efeito rebote").

American Dietetic Association sugere uma redução da ingestão de energia entre 500 e 750 quilocalorias por dia, sendo ainda a ingestão dividida em: 50-60% de carboidratos, 10-15% de proteínas e 20-30% de gorduras. A restrição da ingestão calórica associada ao aumento do gasto de calorias através da prática de atividades físicas acelera a perda de peso. Isso torna possível atingir uma queda de 0,5 à 1kg por semana ou dez dias de forma tranquila e saudável.

Por exemplo, uma pessoa que gaste, em média, 1800 Kcal por dia, pode montar uma dieta de 1500 Kcal e aumentar o gasto calórico em 400 Kcal a fim de perder pelo menos 1kg de peso a cada 10 dias. Nesse caso, ela deixaria de consumir 700 kcal por dia ao final deste processo. 

Isso porque para perder 1kg de gordura, você precisa eliminar ou deixar de consumir 7 mil kcal (em média, esse é o cálculo, mas o número pode variar porque o peso da balança não mede só a nossa gordura: inclui também a água que nosso corpo armazena e o peso dos músculos).

Para aumentar o gasto calórico, pode-se lançar pode-se fazer inúmeras atividades física, conforme os exemplos abaixo:

Andar (4km/h) = 5 Kcal/min
Correr (10km/h) = 12 Kcal/min
Pedalar (moderado) = 4 Kcal/min
Pedalar (intenso) =  10 Kcal/min
Nadar (moderado) = 7 Kcal/min
Nadar (intenso) = 14 Kcal/min
Ginástica aeróbica = 6 Kcal/min
Musculação = 5 Kcal/min
Futebol (recreativo) = 7 Kcal/min
Basquete (recreativo) = 6 Kcal/min
Subir escada (um andar) = 5 Kcal
Descer escada (1andar) = 2,5 Kcal
Lavar o carro = 4 Kcal/min
Varrer a casa = 4 Kcal/min
Lavar louça = 3 Kcal/min
Carregar pacotes = 6 Kcal/min
Relação sexual = 3 a 10 Kcal/min

Estas informações são extraídas de dois livros de nossa autoria: "O programa das Dez Semanas" e "A Balança dos Pontos", este último de coautoria com a nutricionista Patricia Bertolucci. Colaborou com o texto: Dra Gerseli Angeli
*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com

Nenhum comentário: