GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 18 de novembro de 2012

Igreja copta escolhe papa que rejeita papel político


Igreja copta escolhe papa que rejeita papel político

Uma criança de 6 anos com os olhos vendados estendeu a mão a um cálice de vidro no dia 4 de novembro para escolher o primeiro novo papa copta em mais de 40 anos, um patriarca que promete uma nova era de integração para a minoria cristã egípcia, enquanto luta com a onda de violência sectária, com a nova dominação islâmica, e com pressões internas por reformas.
Falando às câmeras de TV que o cercavam em seu mosteiro em uma cidade deserta, o papa designado, bispo Tawadros, indicou que planejava reverter o papel explicitamente político de seu predecessor, o Papa Shenouda III, que morreu em março. Por quatro décadas, Shenouda atuou como principal representante copta na vida pública, e conquistou favores especiais para o seu rebanho ao apoiar publicamente o presidente Hosni Mubarak, e no ano passado exortou em vão que os coptas se afastassem dos protestos que finalmente derrubaram o regime.
"É importante que a igreja volte e viva consistentemente dentro dos limites espirituais porque essa é a sua obra principal, a obra espiritual", o bispo afirmou; e prometeu dar início ao processo de "reorganizar a casa começando por dentro" e "de atrair sangue novo" após sua ordenação, no dia 18 de novembro, como Papa Tawadros II. Em uma entrevista à televisão copta recentemente, ele deu um novo tom ao incluir como suas prioridades "conviver com nossos irmãos, os muçulmanos" e "a responsabilidade de preservar nossa vida comum".
"Biblicamente, a integração na sociedade é uma característica cristã fundamental", Tawadros afirmou então. "Essa integração é fundamental – a integração construtiva moderada", acrescentou. "Todos nós, como egípcios, temos de participar."
Ativistas e intelectuais coptas disseram que o afastamento da política sinalizou uma transformação avassaladora no relacionamento da minoria cristã com o estado egípcio, mas também respondeu a uma demanda forte dos cristãos leigos de ter voz própria no Egito mais democrático.

Christians pray during the papal election ceremony at the Coptic Cathedral in Cairo, Nov. 4, 2012. Many Christians in Egypt are worried about political gains made by Islamists, and hope Bishop Tawadros, who was chosen as the new pope for Egypt's Coptic Orthodox church, will protect what is the Middle East's biggest Christian community. (© Tara Todras-Whitehill/The New York Times)

Nenhum comentário: