Anna Karenina é puro luxo.
Dois milhões de dólares em diamantes Chanel e vestidos inspirados em peças vintage de Balenciaga são só alguns dos toques que Jacqueline Durran organizou/criou para a personagem de Keira Knightley no filme de Joe Wright, a nova adaptação do clássico de 1877 de Tolstói.
Talvez mais conhecida pelo vestido verde-esmeralda de "Desejo e Reparação", Jacqueline fez da moda o ponto central dessa nova produção, que foi lançada no Reino Unido em setembro e chegará aos cinemas do resto do mundo nos próximos meses. Em vez de vesti-la com roupas da Rússia de 1870, o diretor sugeriu que a figurinista fizesse as peças inspiradas nos anos 50 para criar um espírito "mais contemporâneo". Depois de analisar fotos e pinturas do fim do século XIX, ela estudou as criações de Christian Dior, Balenciaga, Jacques Fath e Lanvin da década de 50 ‒ e o resultado é que traços desses looks ficam evidentes nos chapéus da atriz, assim como nos corpetes assimétricos, botões e outros detalhes mais sutis. Através do Costume Institute do Museu Metropolitano de Arte, Jacqueline pôde estudar os primeiros vestidos de Charles Frederick Worth, que também lhe serviram de inspiração. O resultado final foi uma combinação pouco provável de saias dos idos de 1870 com corpetes dos anos 50, incluindo um vestido azul de brim.
Por telefone de seu escritório em Londres, Jacqueline descreveu o método de criação de cada detalhe. "Os chefes de cinco departamentos se reuniram para resolver a cor do quimono que Keira devia usar, por exemplo. Acho legal poder dizer isso, mostra como a estética é importante nos filmes de Wright", conta ela.
A própria protagonista se envolveu no processo, avaliando as opções de cor e tecido, mas nunca em nome da vaidade. "Keira nunca disse: 'Não gosto desse vestido.' Tudo foi bem estabelecido nesse trabalho", explicou ela, acrescentando que a atriz começava o dia de filmagens escolhendo as peças de Chanel espalhadas numa mesa à sua frente. "Nunca na minha vida profissional vi alguém com tantas opções de diamantes e pérolas, mas a verdade é que foi muito útil essa disponibilidade porque era exatamente assim que a coisa funcionava com a personagem. Era a aura de Anna Karenina que estávamos reproduzindo", afirmou.
Credit: Laurie Sparham/Focus Features
Nenhum comentário:
Postar um comentário