GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 18 de novembro de 2012

Emoções primitivas ganham destaque no jogo político


Basta ver o olhar de abatimento no rosto dos eleitores de Romney e de júbilo no rosto dos de Obama após o resultado das eleições para afirmar que as eleições são um acontecimento principalmente emocional.
Ann Romney estava chorando enquanto o marido realizava o conciso discurso de concessão, não porque a maioria dos americanos votou contra sua política econômica, mas por causa da rejeição pessoal – e extremamente pública – de Mitt Romney como o próximo presidente.
Os eleitores de Barack Obama também não ficaram extasiados porque a política de saúde do presidente continuaria a existir. Ao invés disso, ambos os lados foram animados por poderosas emoções parecidas com a paixão dos torcedores em eventos esportivos.
É verdade, os democratas falarão apaixonadamente sobre a justiça social e a desigualdade de renda, ao passo que os republicanos farão questão de lembrar da natureza perniciosa de um grande governo e das virtudes das conquistas pessoais.
Entretanto, a afiliação política não é motivada apenas por ideias. A maioria das pessoas não escolhe o partido político com base na análise cuidadosa de suas abordagens, ou de seu histórico de competência. Na verdade, alguns cientistas sociais argumentam que as pessoas escolhem os partidos políticos no início da idade adulta pelas mesmas razões que escolhem amigos e grupos sociais: vão para o partido das pessoas parecidas com elas próprias.
Depois de escolhido o partido, as pessoas geralmente readaptam as próprias crenças e filosofias para se alinharem. Sob esse aspecto, partidos políticos são como tribos; ser membro da tribo determina valores e influencia a fidelidade de cada membro ao grupo.
Os laços sociais e emocionais são tão fortes entre os membros de uma tribo política que provavelmente continuarão leais ao partido até quando o desempenho ficar aquém do desejado. Os torcedores dos Yankees não abandonam a equipe quando o time está perdendo, assim como republicanos não trocam de partido quando perdem a eleição.

Nenhum comentário: